terça-feira, 11 de julho de 2017

PECHÃO: AGUA A CONTA-A-GOTAS!

Leitor de Pechão, denunciou a situação do depósito e do estado das infraestruturas na sua zona, o que nos leva a trazer o assunto mais uma vez para a luz do dia.
A cuba do depósito de agua apresenta manchas amarelas a denotar infiltrações que no futuro próximo poderão pôr em causa o funcionamento e abastecimento de agua à zona, se a cuba não for objecto de uma intervenção.
E como um mal nunca vem só, a rede de abastecimento de agua encontra-se de tal forma degradada que se aumentarem a pressão, há roturas por todo o lado e se a reduzirem a agua não chega a certos pontos como o Vale da Mó e outros.
Quando foi criada a Ambiolhão foi apresentado um Plano de Investimentos de 26 milhões de euros para colmatar estas lacunas, mas dessa verba apenas foram gastos dois milhões. Isto para não falar no desinvestimento de décadas nas infraestruturas do concelho.
A rede de aguas, tem na sua maior extensão, mais de cinquenta anos, predominando as tubagens de amianto, que para alem de obsoletas, sofreram a erosão dos tempos. A política autárquica sobre as infraestruturas tem sido a de aplicar remendos quando surge uma rotura, mas nuca uma aposta forte na remodelação da rede, o que deveria ser, talvez, a primeira prioridade dos eleitos locais.
Ninguém pede que a rede seja remodelada num ano ou num mandato, porque seria um acto insensato, mas torna-se imperioso tomar-se uma decisão, que tem faltado, e calendarizar-se as diversas etapas daquela remodelação. Não podemos é continuar a ignorar a realidade e levarmos outros tantos anos fingindo que não sabemos o que está em causa.
Estabelecer prioridades com base no efeito visual das propostas autárquicas em detrimento do que é essencial tem sido o acento tónico dos nossos autarcas, e os Povos das freguesias devem começar a contestar nas decisões dos eleitos, embora estes até agora tenham remetido a participação democrática das pessoas ao acto de votar. E se isto se passa com a rede de agua, outro tanto se passa com a rede de saneamento.
A rede de saneamento é constituída por duas redes, a de aguas pluviais e a de esgotos domésticos, devendo estar separadas. O que aconteceu durante os últimos trinta anos, é que os serviços camarários autorizaram a ligação de esgotos domésticos  à rede de aguas pluviais, e isto um pouco por toda a cidade.
A razão de tal ter acontecido, resulta da promiscuidade do poder autárquico e certos construtores, a quem foi permitido que fossem eles a estabelecer essas ligações para desonerar a autarquia, e estes faziam a ligação ao primeiro cano que encontrasse.
Hoje temos a Ria Formosa completamente poluída, fruto do deixa andar dos autarcas, mas não se pense que acaba aqui.
A Câmara Municipal de Olhão encomendou uma monitorização à rede de esgotos e ninguém sabe o que dela resultou, com o presidente a dizer que o principal problema é na Zona Histórica, o que é completamente errado. Trata-se apenas de mais uma das muitas habilidades do presidente para levantar e remodelar a calçada da Zona Histórica. E se duvidas houvessem, como se explica que os largos históricos fossem betonizados, e bem betonizados, não permitindo uma intervenção futura porque as infraestruturas ficar debaixo do betão?
O actual executivo precisa de uma profunda remodelação, o despedimento, por forma a dar oportunidade a que se estabeleçam as prioridades necessárias, de serviços essenciais como a agua e saneamento seja em Olhão, Fuzeta, Moncarapacho, Quelfes ou Pechão.
Para isso precisamos de derrotar o partido socialista, o único no Poder desde o inicio da era democrática, nas próximas eleições autárquicas.
FORA COM O PS!


4 comentários:

Anónimo disse...

Eça sempre actual:Os políticos são como as fraldas, senão não são mudadas o cheiro fétido aparece. O pior cego é o que não quer ver. Estamos tramados em democracia se continuar a existir uma maioria dos piores cegos.

Atento disse...

IPSS ou coito de arrecadar fortunas?

Anónimo disse...

O deposito de agua de Pechão não só apresenta manchas amarelas na parte exterior da cuba, como parte do reboco da mesma já caiu, sendo visível para quem o quiser constatar e a anos que se encontra naquele estado. Alias o deposito mais parece uma central de telecomunicações do que um deposito de agua, tal a quantidade de antenas que por lá proliferam. Venham ver e confirmem.

Anónimo disse...

Que Deus proteja o nosso Grande Líder ANTÓNIO PINA.