sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

OLHÃO: CÂMARA DESTRÓI PATRIMÓNIO MUNICIPAL?

Chegou ao nosso conhecimento de que a Câmara Municipal se prepara, no segredo dos deuses, para demolir o antigo edifício do Matadouro Municipal, cuja construção remonta ao século XIX, quase duzentos anos.do qual deixamos aqui umafoto retirada do site dos alunos da Escola Secundária de Olhão Drº Francisco Fernades Lopes
 Resultado de imagem para fotos do matadouro de Olhão
Tal como noutras situações, a autarquia deixa degradar para levar os olhanenses a aceitarem de ânimo leve, a destruição de património municipal. Basta atentar no que se passa com a Vivenda Vitória ou o antigo infantário na Quinta do Repouso, há anos sem outra finalidade que não seja a da criação de ratos.
Cada vez mais são as vozes de quem defende a criação de um Museu da Pesca e da Conserva como forma de manter viva a memória dos nossos antepassados.
Para a Câmara Municipal encontrou essa forma ao mandar executar uma pintura mural nas paredes de uma antiga fabrica, dando-lhe uma imagem nova, recuperando um edificado que se apresentava degradado, mas propriedade privada. Já o mesmo não soube fazer em relação ao antigo edifício do Matadouro Municipal, onde não só permitiu, como pagou para que fosse grafittado.
A vereadora da "coltura" já se pronunciou como sendo desfavorável contra os grafittis, mas nunca se pronunciou contra a degradação de edifícios históricos, nos quais se inclui o ex-Matadouro Municipal, de tal forma que não promoveu qualquer acção para a classificação daqueles edifícios.
E porque a nossa memória não é assim tão curta e temos registos do que vamos escrevendo, há seis anos e meio, que nos pronunciàmos sobre o hipotético Museu do Mar, em http://olhaolivre.blogspot.pt/2011/03/qual-museu-do-mar.html. Como se pode ver naquele texto, havia de facto um projecto, que foi submetido e mereceu o visto do Tribunal de Contas, para uma obra de dois milhões de euros com vista à criação do enguiçado Museu do Mar, obra que a Câmara Municipal de Olhão continua a não querer fazer.
Entretanto, uma parte do espólio  da industria conserveira, ofertado, continua votado ao abandono nas instalações do antigo Matadouro Municipal, sendo que a outra parte foi desencaminhada para outras paragens. e por sinal para quem soube dar uma utilidade bem mais condizente e que arregala os olhos de quem os vê.
Creio que já todos têm consciência de como funciona o nosso sistema político, pagando favores com outros favores, à boa maneira da máfia (política). Será que as negociatas em torno do antigo edifício do Matadouro Municipal estão envolvidas nesse tipo de pagamentos? Vamos aguardar bem atentos às peripécias que decerto vão envolver aquele edifício.


1 comentário:

Anónimo disse...

Uma terra de fábricas de conservas não têm um Museu? O dinheiro é só para as habilidades pinanço e amigos. É a cáca que temos em olhão pirulitos cagão e companhia. E é isto já toda a Mérda manda.