domingo, 10 de junho de 2018

OLHÃO: ZERO NO ZERO À POLUIÇÃO!

Desta vez, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, não mandou para a comunicação social regional a congratulação da classificação da Praia da Armona Ria como sendo de zero poluição.
Não o fez, porque a Fuzeta faz parte do concelho e perdeu essa classificação, mal se percebendo os porquês.
A Zero que trata destas distinções, parece não valer mais que zero, porque não fez analises algumas, limitando-se a recolha de informações junto da APA, para registar "valores zero ou inferior ao limite de detecção em todas as analises efectuadas aos dois parametros microbiológicos e previstos na legislação".
Ficamos assim a saber que o que dita a poluição não é a qualidade da agua mas o que esteja em conformidade com a Lei. Mas tambem já percebemos, que raramente as entidades publicas cumprem com a Lei e depois branqueiam os resultados analiticos. Basta consultar a pagina na internet da Aguas do Algarve para o confirmar.
A Ilha da Armona tem cerca de novecentas fossas que drenam para a Ria Formosa pelo que as analises ou foram feitas numa altura do ano em que poucas pessoas estão em cima da Ilha ou então estão marteladas.
Aliás, logo a seguir à ultima casa do lado nascente do nucleo habitacional daquela ilha, começa a zona de produção de bivalves Olhão 1, classificada em classe C por contaminação microbiológica, mal se percebendo que na maré vazante e tendo as aguas que passar junto à Armona Ria não se sinta os efeitos dessa contaminação. Ele há coisas dificeis de entender.
Há dois anos atrás, na zona de produção de bivalves  na Fuzeta, foi interditada a apanha de bivalves por contaminação microbiológica, o que não impediu que na Praia da Fuzeta Ria fosse içada a Bandeira Azul.  
Se antes a Fuzeta tinha uma ETAR, à qual se poderia apontar o dedo pela contaminação  das suas descargas, agora já não a tem. Mas continua com um colector de esgoto mesmo dentro da zona de sapal, uma area que está protegida por convenções internacionais que não são respeitadas, porque há que alimentar a ganancia dos especuladores imobiliarios.
Ainda que não possamos afirmar que seja a causa, a verdade é que tivemos a sorte de estarmos no sitio certo, no momento certo, para registarmos o video abaixo, da possivel fonte de contaminação microbiológica das aguas da Fuzeta Ria. É certo que já se passaram uns anos sobre o registo mas continua tão actual como na altura, já que é com frequencia que as estações elevatorias entram em colapso e descarregam na Ria, por falta de solução alternativa.

E sobre isto, o nosso presidente de Câmara fica mais calado que um rato, o que não acontece por acaso, já que a sua autarquia, a par das ETAR, é a principal poluidora desta zona da Ria Formosa.
Dizer Zero poluição depois disto é mesmo de quem vale Zero. 

Sem comentários: