quinta-feira, 28 de julho de 2022

INFLAÇÃO ESPECULATIVA COM INTRUJICE POLITICA

 1 - São já conhecidos alguns resultados das empresas cotadas na bolsa. Curiosamente e apesar de o consumo ter diminuido, os lucros aumentaram, como foi o caso da GALP com um aumento de 153% em comparação com igual periodo do ano anterior, da EDP Renovaveis com mais 87%, da REPSOL também com um aumento superior aos 100% ou no sector alimentar onde o Pingo Doce com mais 40%.

Está bom de ver que a subida de preços dos bens de consumo tira capacidade de consumo às pessoas, diminuindo a procura, razão pela qual os preços deveriam ter caído. Alegam com o aumento do preço das matérias primas, já compradas no ano anterior. 

2 - As guerras têm como principal causa os bens materiais, embora nalguns casos, disputas fronteiriças ou numa forma de pensar a sociedade de forma diferente do pensamento dominante, neste caso o dos USA.

Aliás, foram já varios os responsaveis americanos que o disseram abertamente, confirmando que se achavam no direito de intervir em qualquer lugar onde não lhes fosse prestada vassalagem.

Alguns países tentam formar um bloco para a instituição de uma moeda com garantia ouro para as transacções internacionais, o que ditaria o fim da supremacia do dolar norte americano.

E como é sabido, é com dinheiro que se compram os melões no mercado, da mesma forma que é com dinheiro que se fabrica ou compra o armamento militar, razão pela qual os USA não querem ver aquela moeda. Sadam Hussein foi o primeiro lider de um país a levantar a lebre, e essa era a tal "arma de destruição maciça" que determinou a invasão do Iraque.

3 - Por mais que digam que é a guerra que nos está a oprimir e criar tanta pressão e empobrecimento dos povos, é completamente errado.

A verdade é que as sanções impostas pelo ocidente, em obediência cega aos americanos, não têm qualquer eficácia na guerra e não ajudam a encontrar a paz.

É natural que a parte sancionada reaja e faça aplicar as suas contra-medidas que têm mais efeitos na Europa Ocidental que as desta na Russia.

Os Povos da Europa são empobrecidos escandalosamente, com recurso a uma retórica de intrujice, fazendo crer que é por causa da guerra e não como consequência das sanções. Já o Povo ucraniano é um Povo martir, vendido pelo seu governo aos interesses americanos.

4 - A China é já a maior potência económica mundial que nem a guerra biológica lançada com o SARCOV 2, conseguiu destronar apesar de o seu crescimento ter baixado. Tal como dissemos acima, o enriquecimento da China permite-lhes a produção de armas de dissuassão  e em ultima analise a compra de tal material. Essa é a razão pela qual a China é agora declarada a principal ameaça. Poder económico, poder militar e muitos combatentes, leia-se carne para canhão.

5 - Como se vê a crise da "guerra" é uma forma de enriquecer ainda mais as grandes fortunas, à conta do empobrecimento generalizado dos Povos.

Não será de estranhar que a manter-se esta participação indirecta na guerra, leve os Povos europeus a levantarem-se contra os seus governos porque ninguem lhes deu um mandato para tomarem este tipo de decisões. A Europa comunitária não tem qualquer guerra mas entende imiscuir-se nos assuntos de outros Países. Porque não o fez na ocupação dos Montes Golan na Siria, na Palestina, na Somalia ou noutros pontos do planeta?

Temos um Europa de cócoras perante um dos imperialismos, supostamente combatendo  outro. Até quando? 

Sem comentários: