domingo, 10 de julho de 2022

OLHÃO: SUBIDA DO IMI?

 Se durante o programa de assistência financeira de 2011, o Fundo Monetário Internacional (FMI) impunha as condições, agora vem proceder a recomendações que se aplicada vão ter quase o mesmo efeito que as medidas da Troika.

Com a desculpa de querer Portugal a crescer, as recomendações do FMI vão afectar de alguma forma as já péssimas condições de vida das pessoas, como se pode ver em https://www.msn.com/pt-pt/financas/casas/subir-imi-e-limitar-cr%C3%A9dito-habita%C3%A7%C3%A3o-fmi-quer-por-portugal-a-crescer/ar-AAZl9CA#:~:text=No%20que%20diz%20respeito%20ao%20mercado%20imobili%C3%A1rio%2C%20o,forma%20a%20limitar%20%28ainda%20mais%29%20os%20cr%C3%A9ditos%20habita%C3%A7%C3%A3o..

A subida do IMI, um imposto autárquico sobre os imoveis, que não destrinça entre os imoveis de 1º ou de 2ª habitação, ou aqueles que não se destinam ao uso residencial permanente ou a actividades económicas.

A limitação no acesso ao credito há habitação, já dificultada e que vai criar dificuldades acrescidas a quem procura um buraco para meter as orelhas.

O corte no IVA reduzido, um imposto que afecta mais quem menos recursos tem, já que ele incide sobre alguns bens essenciais e indispensaveis à vida das pessoas.

Por outro lado, aliviar os custos dos contratos de trabalho de tipo permanente, obviamente que vai mexer com o presente e futuro daqueles que não sabem fazer mais nada que não seja trabalhar. Nesse sentido vão a redução de impostos, taxas  ou contribuições que incidam sobre os rendimentos de trabalho por parte do patrão, de que é exemplo a redução da taxa social unica, que a concretizar-se porá em causa o factor de sustentabilidade da segurança social.

Mesmo depois de acabado o programa de assistencia financeira, o FMI continua a "mandar" no governo português, uma forma de impor o imperialismo americano, que é a dominação económica/financeira.

Porque estes são os "valores ocidentais" com que nos brindam todos os dias!


Sem comentários: