sábado, 30 de julho de 2022

OLHÃO: QUE INSTITUIÇÕES SÃO ESTAS?

 

Ontem fomos brindados com o email que reproduzimos na imagem acima e que demonstra bem do péssimo funcionamento das instituições deste País quando se trata de questionar entidades cujas responsabilidades são aligeiradas para não dizer ignoradas.
Em texto da nossa responsabilidade publicado em Maio de 2020, faziamos a denuncia publica de um aterro e dragagem de lamas junto ao Cais T, tanto mais que aquelas lamas estavam, segundo documentos com contaminação vetigiarias. Ver texto em http://olhaolivre.blogspot.com/2020/05/toneladas-de-entulho-em-aterro-ilegal.html.
Depois de terem procedido ao aterro das lamas no local onde hoje está construído a nova area comercial do Porto de Recreio, foi apresentada uma queixa na Inspecção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território que a endossou, com data de 03/07/2020 para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Por razões, as invocadas, da pandemia, não fosse o virus transmitir-se por oficio ou email, só agora foi possivel remeter a denuncia ao SEPNA, a brigada do ambiente da GNR. Instruções dadas pelo vice-presidente da CCDR que à época era presidente da ARH serviços desconcentrados da APA.
É evidente que já sabemos qual vai ser o resultado da queixa apresentada e que será remetida para o artigo cesto dos papeis! Quem vai acreditar que mais de dois anos depois e depois de construído um edificio em cima da vala aberta para guardar as lamas, que seja encontrada alguma coisa.
As nossas entidades estavam tão preocupadas com o Covid que servia, e serve, para justificar a ausência de funcionamento das instituições.
As lamas com contaminação vestigiaria teriam de ser largadas a pelo menos seis milhas da costa, mas isso representaria um encargo adicional para quem tinha de fazer o trabalho.
Claro que era do interesse de todas as instituições que teriam de intervir no momento, já que individualidades com responsabilidades governativas, em apoio ao Pina, tinham dado o aval para a transformação do porto de abrigo para a pequena pesca artesanal na nova marina.
Quem não se lembra da presença da Ana Paula Vitorino ou do Apolinário no acto de assinatura do contrato de concessão do Porto de Recreio? Quem não se lembra da presença da Vitorino na inauguração do novo espaço comercial?
Mas está tudo bem! É a modernização a qualquer custo nem que seja feita à margem das regras. Depois quando alguem se quiser queixar das entidades publicas não se admire que as queixas vaiam em saco roto!
Quer merda de instituições temos?

Sem comentários: