quinta-feira, 14 de julho de 2022

OLHÃO: PARA QUANDO A CONCLUSÃO DAS OBRAS DO CANIL?

Os sem vergonha da câmara municipal de Olhão, e neste caso o vereador Ricardo Calé, detentor do pelouro da saúde publica, vieram desculpar-se com a guerra para justificar o atraso na conclusão da obra, como se pode ler em https://www.algarveprimeiro.com/d/crise-provocada-pela-guerra-na-ucrania-atrasa-obras-do-centro-de-recolha-oficial-de-animais-de-olhao/45220-1?fbclid=IwAR3E2UkmlfPkeoezfxtiTqURoTIzv7QxknZUu37HQwTqYSs50HNaYeODnxY.

As declarações do vereador são pouco claras, havendo pessoas a confundir o aumento da capacidade para a recolha de animais em cerca de 300% com o aumento de custos da obra, que neste momento ninguem sabe em quanto ficará.
A obra foi posta a concurso publico e depois do visto do Tribunal de Contas, foi assinado um contrato a 16 de Abril de 2021. Claro que esse contrato só entraria em vigor a partir do momento da consignação da obra. Apesar de já ter o projecto pronto, a consignação veio a fazer-se muito mais tarde, numa altura em que ninguem sonhava que estávamos a caminho de uma guerra. 
Bem podiamos aceitar a explicação do vereador que na altura ainda não o era, uma vez que só foi eleito em Setembro daquele ano.
Alegou o empreiteiro o aumento do preço do ferro para justificar o atraso na obra, mas não disse até que ponto ela estava associada ao aumento da capacidade, uma alteração ao projecto que vai determinar o alargamento do prazo e permitir uma "derrapagem" nas contas.
Alteração essa que dispensou o visto do Tribunal de Contas, apesar do aumento significativo da capacidade de acolhimento. Da mesma forma que não foi objecto de concurso, e esta é uma forma inteligente de entregar a obra a alguem em concreto por um valor baixo, mas que com as alterações vai permitir ganhos extraordinários e a dilatação dos prazos.
Mas mesmo que tudo isto esteja certo, a verdade é que o contrato ainda não foi alterado, mantendo-se tal como foi celebrado em Abril de 2021.
E se a conclusão das obras é importante, não menos importante é saber quais os custos previstos para os finais da obra, porque somos todos nós a pagar a fatura!
















Sem comentários: