sábado, 15 de março de 2008

"INSCRIÇÃO MARÍTIMA", MAIS UMA TEMA PARA DEBATE NA EXPOMAR...

A EXPOMAR, para além da feira das vaidades que é no dia de abertura, tem aspectos positivos e as sessões de debate até que são interessantes, embora que, por vezes, não vão ao encontro daquilo que as pessoas querem ouvir.
A "inscrição marítima" não é um processo tão simples como o iniciar a maioria das profissões. Obriga a frequentar um curso de formação profissional, obriga a uma série de exigências burocráticas, que custam tempo e dinheiro. Algumas coisas até que se compreendem, outras já não. Mas, se o indivíduo, por exemplo, estiver mais de dois anos sem se matricular numa embarcação de pesca, dá direito à suspensão da dita inscrição. Assim o diz o R.I.M. Mas, suponhamos que o indivíduo pretende voltar à pesca após esses dois anos. Que acontece? Não pode sem primeiro se sujeitar a um exame de aptidão profissional, exame esse que só é possível em Lisboa ou lá de tempos a tempos e com um juri que vem de Lisboa.
Em nenhuma outra profissão isto acontece. Os armadores queixam-se da falta de pessoal e a legislação só complica as coisas. Em quanto fica esse exame se o homem tiver que ir a Lisboa? Como se quantifica os custos de estar sem poder exercer a profissão?
Esta situação só tem cabimento numa lógica de acabar com a pesca como tem sido apanágio dos sucessivos governos. O ano passado, o Secretário de Estado afirmou que iria haver alterações nas estruturas de formação. Houve? Parece que não e se houve foi para pior.
Os armadores e os pescadores devem aproveitar a Expomar para denunciar esta situação.

2 comentários:

costa disse...

Pergunto eu não existe em Olhão um sindicato dos pescadores?Penso que existe,não seria este orgão que devia ser para defesa de um classe ,que devia denunciar esta lei, e fazer para que ela seja alterada é que francamente dois anos sem actividade,e ter de fazer um exame para provar que é pescador?Um pescador não tem de provar nada um pescador é um HOMEM que nasceu para pescar e andar no mar,não nasceu para andar metido em salas de exame ,e ainda por cima em Lisboa.Fala-se na descentralização,mas no fundo o que eles pretendem é uma centralização ,quantos antigos oficiais da marinha não irao benefeciar com esta lei?Como o autor deste post diz, é na realidade um excelente tema,para ser discutido na Expomar tal como o tema da segurança no mar,que eu referi no post anterior,ou será que só vão discutir os milhões que há para ir buscar ao turismo?

Anónimo disse...

vi este blog anuciado, na porta da junta de freguesia de olhao,o que acho bem ,pois e um blog de olhao ,e e bom as pessoas dscutem os prebolmas da terra.na feira o que eles querm e ir de fatinho e mostrarem-se as tvs.agora gostava e de perguntar ao josue que e o presidente do sindicato se ele por nao andar ao mar a um carrada danos se tambem vai perder a cedula.e que ja o tirsavo dele era pescador o avo era pescador o pai pescador era os irmaos pescadores sao ou foram entao se o sindicato for a falencia por falta de pescadores a pagar cotas sera que ele se quiser votar a ser pescador podera se-lo?a a a a por esssa pergunta nao esperava o josue.vai mas e tirar a cedula a lisboa.