quarta-feira, 2 de abril de 2008

IMPOSTOS...

Com a subida do preço do petróleo para um valor médio de 100 euros, o Estado ganhará mais 190 milhões de euros, este ano, do que o previsto no orçamento de estado de 2008 em que o valor estimado para o petróleo era de 81 euros.


A redução do IVA em 1%, este ano custa ao Estado 250 milhões de euros, ou seja, esta redução fica quase paga com o petróleo aos preços actuais. Significa que não nos estão a dar nada que não nos tivessem tirado já e que essa redução não passa de mais uma acção de propaganda do governo, já em campanha eleitoral.


Por outro lado, os resultados liquídos dos bancos, em 2007, subiram 9% enquanto que os impostos pagos caíram cerca de 29%. Significa, isto, que à medida que aumentaram os lucros, diminuíram a carga fiscal. É assim que os ricos vão ficando cada vez mais ricos e os pobre cada vez mais pobre. Não é por acaso que os ex-governantes conseguem lugares de topo nas empresas privadas, quando saem do governo. E o contribuinte? O cidadão anónimo que cada vez se vê mais asfixiado para pagar a sua casa e o seu carro?

Sem comentários: