sexta-feira, 25 de abril de 2008

Que 25 de Abril temos hoje?

Há 34 anos, no 25 de Abril iniciou-se um levantamento militar que pretendia para o nosso país, mudar a cara do antigo regime e deixar tudo o resto como estava. Sistematicamente foi então apelado nos órgãos de comunicação social, principalmente na rádio, que a população não saísse de casa e não participasse neste acontecimento. Ao contrário do que era pedido, as pessoas saíram à rua e o levantamento popular que se seguiu contrariou as primeiras intenções deste levantamento militar, transformando um golpe de estado numa revolução.

Como estamos hoje de 25 de Abril? Terá esta luta chegado a bom termo? As mudanças não se fazem de um dia para o outro, mas a rota mudou e a maior parte das conquistas alcançadas nos primeiros anos após o 25 de Abril perderam-se ou estão em vias de se perder.

A quem devemos pedir responsabilidades? A todos os partidos políticos com assento parlamentar, mas também a toda a população que deixou as decisões nas suas mãos e que, ao longo destes anos, nunca pediu contas do que foi e é feito nas suas costas. As provas são mais que muitas, não há que ter ilusões com os governantes que temos e com a classe política que os rodeia e serve.

Se queremos uma mudança no rumo que estamos a seguir, as pessoas têm que tomar consciência que ninguém vai lutar por elas e que devem assumir a responsabilidade de lutar pelos seus interesses, pelos seus direitos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma verdadeira democracia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Niguém comenta o 25 de Abril?Será que não há ninguém dessa geração que nos diga o que se passou em Olhão,nesse periodo,penso que era bom os mais novos saberem,se houve algumas manifestações, ou coisas assim do genero.O meu pai diz que se lembra de populares terem corido atrás de alguns pides e bufos mas não me sabe contar bem.diz também que havia por ai partidos que ocupavam casas fechadas,para porem lá dentro retornados e gente sem casa,aconteceu alguma coisa desta natureza,é que eu não estou a ver hoje ninguém capaz de fazer cioisa destas.será verdade?