terça-feira, 1 de abril de 2008

LIÇÕES DE DEMOCRACIA?

O Snr José Castanheira e a CDU queriam transformar este blog numa forma de trazerem à opinião pública aquilo que são as suas posições políticas. Em post algum, o snr Castanheira viu, da nossa parte, a defesa do partido A, B ou C.
A prática política do P"C"P ou CDU é sobejamente conhecida, desde o 25 de Abril. Teve os seus tempos áureos em 75, que íam culminando num golpe de estado, não fosse o 25 de Novembro. Eram os "donos" do Alentejo. A democracia encarregou-se de lhes ir tirando as autarquias que, por lá, tinham. Com as suas atitudes totalitárias, procurando arrastar os portugueses para uma situação idêntica aos romenos, bulgaros, checos, polacos, etc. etc., com o seu sectarismo, com a sua prepotência, foram perdendo a influência. Ao mesmo tempo, a contestação interna foi crescendo de tom e começou a debandada quase geral. Nomes como o do falecido João Amaral, Carlos de Brito, Pina Moura, conhecidos do grande público, foram saindo. A nível local, António Pina , Filipe Ramires e outros também haveriam de sair. Aos poucos tem vindo a reduzir a sua expressão. Porquê, snr José Castanheira? Que lhes aconteceu em Olhão? Onde está a base de apoio da CDU em Olhão?
Podem alguns não se lembrarem mas há quem ainda se lembre que enqaunto lançavam greves nas fábricas de conservas, furavam as greves na estiva do falecido Manuel Rodrigues Pereira. Esses operários eram fascistas porque lutavam contra o patrão, só porque este era do P"C"P?
Este blog não é da CDU ou P"C"P, nem de qualquer partido. Estamos cá para denunciar aquilo que consideramos estar mal. Até poderemos cometer erros, até poderemos ajuizar mal determinada situação, mas estamos dispostos a admitir os nossos erros em relação a pessoas com quem, eventualmente, tenhamos sido incorrectos. A si e ao seu partido não lhe reconhecemos autoridade moral para nos dar lições de democracia e todas as provocações que vierem, sejam comentários ou não, não as publicaremos.
A questão é que o snr não aceita que tenhamos denunciado que tivesse aprovado o POLIS. Sob protesto ou não, aprovou. Tudo o resto são tretas. Não que consideremos o POLIS como um mal, mas por o atrelarem à aplicação do POOC. Nós não somos candidatos a candidatos a coisa alguma, mas você é e para o ano há mais eleições e mais uns votos até lhe faziam jeito... Não estamos interessados em atacar a CDU. Vocês até nem são Poder, nem se constituem como alternância de Poder...
Ah! Já me esquecia! Leia o livro de Paulo Fidalgo, seu ex-correlegionário, com prefácio de Armando Carvalho da Silva e a colaboração de João Semedo, também seu ex-camarada.

9 comentários:

Anónimo disse...

com que então olhao livre?
"... e todas as provocações que vierem, sejam comentários ou não, não as publicaremos."
qual é o critério para classificar de provocação?
"...Este blog não é da CDU ou P"C"P, nem de qualquer partido. Estamos cá para denunciar aquilo que consideramos estar mal."
e atacar o PCP, acrescento eu.
E atacar e difamar atrás do anonimato de forma irresponsável como a PIDE e a legião fazia no tempo salazarengo.
Ou não acredita que estamos em Democracia e que existe Liberdade ou teme ser preso de consciência e fazer companhia ao skin do PRD?
Espero que publique este comentário, não sou comunista mas sou democrata e este blog se tem umas coisas saudáveis em democracia tem outras que cheira a fascismo.
Quem assina não é um anónimo
é Luís Mesquita , que tem o BInº:2158752, não dou o telefone e a direcção para não ter que aturar algum caceteiro para aqui asilado.

ol disse...

Ninguém obriga ninguém a vir aqui. Quem vem, vem voluntariamente, como você, apesar do cheiro a fascismo que este blog tem, pelas suas palavras. Quanto ao P"C"P merece o espaço que merece, em função do que é e do que não é. Não é partido do Poder nem alternância, é, sim, um partido que tem perdido e vai continuar a perder expressão. Por muito que possa custar a algumas pessoas, não somos obrigados a aturar as diatribes de quem quer que seja. Se este blog não lhe serve, tudo bem, ninguém fica zangado por isso. Talvez não seja este o espaço que você procura. Nem a CDU. Mas, parece que a CDU não encaixou bem o facto de a termos criticado. É ou não, verdade, que aprovou o POLIS? Sob protesto, é certo, mas aprovou. Aprovou e depois foi queixar-se ao tribunal. Do nosso ponto de vista, se não tinha condições, lavrava o seu protesto e votava contra ou não votava. O documento era aprovado na mesma, não há que ter ilusões. Mas era diferente. Aprovar, nestas circunstâncias, nunca. É esse o entendimento que temos das coisas

Anónimo disse...

À atenção do sr ol.

"... Sempre o dissemos, o POLIS vai beneficiar Olhão."
Sabe onde fui buscar este exerto?
escreveu o sr.
se não se lembra foi ao seu artigo "A Impugnação da CDU ..." publicado por si no dia 29 de Março.
O sr. é no mínimo um quezilento obsessivo mal intencionado ou um caso patológico de amnésia.
No comentário anterior ataca forte e feio a CDU por ter aprovado o Polis 4 dias antes defendeu o Polis.
No que é que fica ?
Quanto ao seu amável convite para não vir cá, agradeço mas vou continuar a vir e sempre atento à demagogia de feira que V. costuma paragrafar nos seus artigos.
Vou ainda hoje identificar-me na Google/Blogger para poder deixar de aparecer como anónimo.
Quanto ao anonimato neste blog é que o sr. não descarta nada.

Luís Mesquita , que tem o BInº:2158752, em caso de calúnia as autoridades policiais podem facilmente localizar-me

ol disse...

Quem quiser pode ler o que está escrito. Não vejo contradição alguma. Quanto ao anonimato, não tenho que lhe dar satisfações, nem a si, nem a niguém, das razões que me levam a mantê-lo, mas qualquer pessoa menos atenta sabe que hoje em dia, dizer-se algumas coisas pode custar o desemprego. Mas, desde já lhe chamo a atenção que se continuar nos mesmos termos, os seus comentários deixarão de ser publicados, posssa você clamar de fascismo ou o que quer que seja.

Anónimo disse...

Sr ol,
O curioso é que o sr. ataca-me com todo o peso do seu anticomunismo, mas não publicou o meu comentário relativo ao seu escrito sobre a impugnação da CDU.
Insisto, a CDU impugnou a Assembleia, tivesse ela a Ordem do Dia que tivesse, por razões na opinião dos membros do PCU, de incumprimento das normas legais e regimentais de convocação e participou, sob protesto na referida sessão da AM.
Depois no concreto, no respectivo ponto da OT, considerou, que o Polis pode ser positivo para Olhão, se ajudar a resolver alguns problemas da Ria Formosa. Então, deu o benefício da dúvida, votando a favor, fazendo algumas críticas e sugestões, p.e., insuficientes as verbas para recuperar as actividades económicas, marisqueio, etc, incluir na composição da empresa que vai gerir o Polis algumas entidades ligadas à Sociedade Civil, como Associações, Universidade, Acral e outras, e não apenas instituições ligadas ao aparelho de estado (o que terá sido aceite?!...), etc, etc.
E fez declaração de voto, pois é isto que nos preocupa. Se depois vierem com a questão das demolições (POOC, etc,), cá estaremos, atentos…
Será isto tão difícil de entender? Quem deturpa e manipula o quê?
Esta postura até prova que os eleitos do PCP não têm uma posição de “bota-abaixo” que não estão sempre “no contra”. Rejeitam e criticam o que acham mal e aprovam o que acham bem para Olhão. E fazem sempre propostas e criticas procurando construir.
Mas somos oposição!
Quanto às suas opiniões sobre a saída de Filipe Ramires e outros, do PCP, teria muito para lhe contar… mas não vou por esse eu caminho!
Por último (por favor não deturpe e não considere ameaça…), alerto-o para que se continuar a deturpar as posições da CDU e dos membros do PCP, e o usar o meu nome duma forma ligeira, no seu blogue ou em qualquer outro lado, anonimamente ou não, não abdicarei de exercer no local próprio, o meu direito ao bom nome.
Nota – Posso enviar-lhe uma cópia do comunicado da CDU sobre a impugnação, pois parece-me que não o leu, ou então não entendeu…
José M Castanheira – Eleito pelo PCP na Assembleia Municipal de Olhão

ol disse...

O seu comentário foi publicado, talvez, porque se tenha enganado no post, não deve ter reparado onde o colocou.
O que se critica é, e que todos nós sabemos, o POLIS está a ser um rebuçado que nos estão a dar para consentirmos na demolição das casas, tal como ficou bem claro na assembleia municipal de Faro. Isto é, a aprovação do POLIS ficou praticamente subordinada à aceitação do POOC. Quem é que diz que a CDU não é oposição? Tem um papel diferente do PSD, é verdade. Que contribui para uma melhoria do debate na assembleia, é verdade. Mas, está isenta de criticas? Quem é que em política está isento de criticas? Se todas as criticas fossem julgadas em tribunal, mais de metade da população correria o risco de estar na prisão. Mas já sabemos que a CDU fica amofinada com as criticas e que mete em tribunal quem a criticar. Não percebo é porque vem até aqui, se não gosta deste blog...Ou virá à procura de divulgar as posições da CDU? Se é isso, desiluda-se!

Anónimo disse...

então o pcp concorreu ás eleições autárquicas? o que é o pcu?é algum novo partido?o sr. castanheira disse incluir no polis associações quais? as do sr. manjua? e do sr. augusto da boina?então você acha que se estas associações funcionassem bem os viveiristas estavam na situação calamitosa que estão?ainda não chegou a conclusão que estas associassões se servem dos viveiristas e não o contrário.sr. castanheira acha que o sr. augusto da boina vai dizer que há esgotos a desguar para aria sem tratamento?que a agua que sai da estação de tratamento da parte de poente está mal,mas muito mal tratada.gostava ainda de lhe perguntar uma coisa, não foi você que se demitiu ,de uma comissão para averiguar os esgotos e o estado da agua na ria?parece-me que li num comentário seu que sim,a ser verdade demitiu-se porquê? por inoperância da mesma,boa forma de lutar.não me vai concertza levar a mal destes reparos é que as ideias discutem-se.não sou autor deste blog,mas as ultimas verdades que tenho tido acesso a noticias da minha terra é através dete blog,mas já vi aqui jente mal intencionada a chamar de pides e fascistas a determinado autor do blog,pelas ideias que tenho lido não me parece,eu pergunto é a cdu que está a frente da CMO.é que as principais idéias que eu fico deste blog é que são um grupo de cidadões que até aqui não vi defender partido nenhum,mas que tem uma posição critica ao poder instalado na autarquia e no governo central.para não dizer que sou anónimo, que estaria no meu direito,vou assinar jorge laborim o N do BI e o N do telemóvel não divulgo pois no mundo da internet isso são coisa proibidas.um abraço aos autores do blog e a si também sr castanheira aconselhando-o a não ser tão hostil a quem parece querer mudar o tão pessimo estádo na minha cidade natal.até á proxima.

Anónimo disse...

Tiveram mais de trinta anos a apoiar ou a fazer que faziam oposiçao no maior silencio possivel e agora que apareceu um local critico mas parece-me nao destrutivo la veem os srs. tentar deitar abaixo . Talvez prefiram o tal silencio. Quanto as casas nas ilhas se fizerem como da ultima vez que foram casas abaixo ,nao so voces mas sim a grande maioria mesmo de proprietarios de casas entao sim ficam as ilhas so com as casitas de meia duzia de Baroes.

Anónimo disse...

Falou-se nalguns nomes Ramires etc. hoje possivelmente estao a cobrar alguns favores feitos no passado recente. So nao ve quem nao quer ver.