quinta-feira, 29 de maio de 2008

FORPESCAS / FORMAR - SALÁRIOS EM ATRASO

O conselho de administração e a direcção nomeadas, mais não são do que a comissão liquidatária do FORPESCAS/FORMAR. Os formandos e os formadores não receberam a bolsa e os honorários correspondentes ao mês de Abril e o mês de Maio também já está no fim.
Como é que é possível que uma entidade do estado se comporte desta maneira? Os formandos tem as suas carências e, embora a formação profissional não possa ser encarado como um trabalho, se tem direito, se há um contrato em como a entidade formadora se compromete a pagar, só tem que o fazer. Com os formadores a situação é idêntica. Tem casas a pagar, carros, etc etc. Se não satisfizerem os compromissos atempadamente serão penalizados com os juros altíssimos que a banca cobra. Quem é o responsável por essa situação?
Mas se os formandos e os formadores não recebem desde Abril, os funcionários também não sabem quanso irão receber o mês de Maio e tudo se vai transformando numa bola de neve conducente ao encerramento do FORPESCA/FORMAR. Mais tarde ou mais cedo os formandos irão recusar-te a ter formação, os formadores irão recusar-se a dar formação.
Aquando da publicação da portaria que extinguiu o FORPESCA e criou O FORMAR, estas situações deveriam estar acuteladas. Assim não foi e a conclusão a tirar é que o estado não é uma "pessoa" de bem como os nossos des"governantes" tanto gostam de apregoar.
O Dia do Pescador está aí. Uma forma de iludir o pescador, de o levar a pensar que alguém lhe reconhece algum mérito. Nada mais falso, nada mais hipócrita. A greve da pesca é bem ilustrativa disso mesmo. Ainda ontem o ministro da agricultura, Jaime Silva, desferia mais um forte ataque à pesca. Qual deve ser a atitude dos pescadores? Celebrarem o Dia do Pescador com quem os engana, com quem os despreza ou fazer do Dia do Pescador, um verdadeiro dia de luta e aproveitando todas as cerimónias para denunciar a política deste governo? A câmara de Olhão é extremamente infeliz quando promove uma palestra sobre turismo responsável e deixa a pesca de fora das celebrações do Dia do Pescador. Uma aberração doutra aberração que é o presidente da câmara...

Sem comentários: