terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Alerta de poluição no rio Tejo! Poluição na Ria Formosa continua a ser escondida!

Estudo alerta que poluição no rio Tejo ameaça pesca e gastronomia regional
28.12.2010
Lusa

Um estudo sobre a qualidade da água do Tejo revela que a gastronomia regional, a sustentabilidade da pesca e a viabilidade das espécies do rio estão ameaçadas devido à poluição das águas na zona de Vila Franca de Xira.

“A gastronomia regional, com base no peixe do rio Tejo, pode estar em risco dado que a poluição, o assoreamento e as barragens ameaçam a sustentabilidade da pesca e a viabilidade das espécies do Tejo”, indica o estudo desenvolvido pela Universidade de Aveiro, a que a agência Lusa teve acesso.

O projecto de investigação, orçado em mais de 240 mil euros, foi dinamizado no âmbito da candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional e teve como região piloto o concelho de Vila Franca de Xira.

Os “níveis de poluição fecal elevadíssimos” na Ribeira da Verdelha e Riacho do Estaleiro estão entre as conclusões do estudo de André Santos, que incidiu sobre sete afluentes do Tejo no concelho.

O cenário é causado pela “intensificação de actividades como a agricultura, industrialização e o aumento da população em redor do rio têm contribuído para o aumento da poluição da água”, segundo a investigação, orientada pelos professores António Matias Correia e Anabela Pereira. “O problema coloca a saúde pública e animal em risco devido à presença de bactérias ou vírus patogénicos.”

O estudo recorda ainda que o rio Tejo está qualificado como muito poluído, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) e aponta a necessidade de requalificação do rio, recuperação da qualidade da água, restabelecimento dos ecossistemas e recolonização das espécies que foram desaparecendo.

Segundo o gabinete coordenador da candidatura da cultura avieira, o projecto foi oferecido à Câmara Municipal vilafranquense com o objectivo de detectar e discriminar fontes de poluição, distinguindo-as pela sua origem humana ou animal e contou com verbas do Programa de Valorização Económica e Recursos Endógenos (PROVERE) do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“É um bom contributo para que o Tejo seja monitorizado em termos de poluição humana e industrial”, referiu João Serrano, coordenador da candidatura, acrescentando que a intenção é “contribuir para que o Tejo seja um rio mais limpo”. “Com este projecto no âmbito da candidatura estamos a transmitir e oferecer valor à comunidade e a desenvolver ideias para recuperar as aldeias avieiras”, adiantou.

Por outro lado, a autarquia vilafranquense fez saber, através do gabinete de comunicação, que não recebeu ainda “qualquer projecto de investigação”.

Noticia publicada na Ecosfera do Publico on line.

Observação do Olhão Livre.

Na Ria Formosa há esgotos Tóxicos como os do T em Olhão, que continuam a ser descarregados directamente sem qualquer tipo de tratamento, as Aguas do Algarve, continuam a aldrabar os dados das escorrências das ETARs na Ria Formosa, e essas descargas continuam a envenenar zonas sensíveis da Ria Formosa como é o caso da ETAR poente de Olhão e de Faro Nascente. .

A monitorização das aguas, quando é feita, é efectuada em preia mar e longe das descargas das ETARs e das saídas dos canos de esgoto, que envenenam a Ria e acabam com as espécies como é o caso dos Cavalos Marinhos que desaparecerem mais de 80% em 2 anos.

Nos viveiros de ameijoas houve uma mortandade como há anos não acontecia, mas entretanto, a Ria Formosa é eleita como uma das Maravilhas de Portugal à conta de concursos fraudulentos que escondem a triste realidade, dessas pretensas maravilhas, e que arrecadam milhões em chamadas telefónicas, e em programas de televisão pagos a peso de ouro, e encomendados para falar bem, pelas autarquias onde essas se realizaram, como é o caso de Olhão.

Neste momento o estado português é alvo de uma investigação, por parte da União Europeia por causa da qualidade má qualidade da aguas em zonas de produção de bivalves e de peixes, mas o IPIMAR que tem a sua sede em Olhão a menos de 50 metros da saída do esgoto tóxico do T, faz que não vê, a CCDR, não liga às queixas e denuncias apresentadas pelos cidadãos, o ICNB diz que não existe poluição na Ria Formosa, a CMO e o seu presidente, diz que a agua da Ria é das melhores da Europa, mas o curioso, é que a a Biodiversidade na Ria Formosa vai desaparecendo a cada dia que passa, e a produção de ameijoas boas é cada vez menor,afectando os viveiristas os mariscadores os pescadores e a própria economia local e nacional.

Até quando? Pois a 1ª década do século XXI, está a chegar ao fim e as entidades que deviam ser responsáveis, continuam a negar essa triste realidade da Poluição na Ria Formosa.



45 comentários:

Anónimo disse...

O que sai do esgoto do T é uma agua tão tão limpa, que o presidente da CMO assim como todos os vereadores dessa autarquia, mais o presidente do ipimar o presidente do icnb a valentina calixto e o presidente da CCDR devia ser obrigados a lavar a cara com ela.
o que se passa na ria formosa é uma autêntica vergonha. mas tirando o olhão livre ninguèm faz nada.

Anónimo disse...

O Chico diz que é tudo mentira,a ria é uma das sete maravilhas de Portugal,o resto é tretas.

Anónimo disse...

os responsáveis pela poluição da ria continuam a poluir, pois não são responsabilizados pelos seus crimes.
a Incompetência da CMO é tanta que nem uma obra simples como o reaproveitamento da agua dos patinhos no jardim patrão joaquim lopes ,souberam fazer,e as caixas das bombas já estão destruídas.

Anónimo disse...

cada um tem a maravilha que merece e o chico merece uma bela merda que criou. pois é para isso que a cmo joga para a ria esgotos com cheiro a merda como os que vi hoje no T

Anónimo disse...

Uma caravana de camelos chega dia de reis (6 Janeiro)a Olhão,depois de percorrer varias artérias,vão estacionar junto ao presépio vivo,junto do comprimisso maritimo
aproveitem para os cumprimentar.JoãodeOlhao

Anónimo disse...

Foi aprovado em A.M. 49 milhões de euritos,para as áereas da educação,acção social e regeneração urbana,disse F.Leal.São as grandes opções do plano para 2011.Vamos embora Manel e não há nada pra ninguem,é uma alegria.

Anónimo disse...

Bem com 49 milhões aprovados em A.M. a ria continua poluida ? quero voltar prá ilha,QUERO VOLTAR PRÁ ILHA.

ERNESTO

Anónimo disse...

aNONIMO DAS 20.42 :nÃO Seriam sabonetes o que viu ? ou terá falta de visão.

Anónimo disse...

Mà que grande orçamento,mó isto em olhão é só pensar á grande.Vai aver obra em monte,eu quero vêr esta gente da cambra, a obrar tanto derante o ano entero.

Anónimo disse...

eles queremmlá saber da ria eles querem é falar da ria para os patoso bravos venderem os apartamentos que constroem onde não podiam e que a cmo autriza.
do esgoto do t quem quiser ver vê desde preservativos a escrementos humanos a sair r as aves protegidas a comer essa merda toda.
é assim a defesa do ambiente dessa gentalha que só pensa em lucros e envelopes

Anónimo disse...

Mas alguem no seu perfeito juizo acredita nisto ? Dizia o Senhor Presidente da C.M.O.:SIC..."2011 será o ano da recuperação economica do Concelho,não só devido ao direito de construção,de mais 1.170 camas na área turistica,assim como a entrada em funcionamento de duas novas unidades industriais no porto de pesca de Olhão,assim como a entrada em funcionamento da Bela-Olhão,gerando mais actividade economica e mais empregos.A procura turistica deverá crescer,com a existência do Hotel de 5 estrelas e o sector da construção civil,comecerá a reanimar " .
Pelos acontecimentos vividos não dá para acreditar !Digo eu .

Anónimo disse...

Olhão (PS) aprovou 48,7 milhões de euros para o seu orçamento de 2011 que aposta nas áreas da educação, ação social e regeneração urbana. se não tem dinheiro para mandar cantar um cego e atémofogo de artificio cortaram onde é que v~ºao arranjar 48 milões de euros sóm roubando aos contribuintes aumentando a agua o lixo e o IMI.
vota ps e terás o que mereces.

L.GUIA disse...

com a crise lá foi o fogo de artificio do real marina HOTEL QUE O LEAL SE PREPARAVA PARA PAGAR.
COM A CMO NÃO FAZ ESSE FOGO ACHO QUE O LEAL VAI FAZER DE CACIQUE E ASSIM FAZER UMA VALENTE FOGUEIRA PRQA ANAIMAR OS TUIRSTAS.

Anónimo disse...

OS CAMONES JÁ COMEÇAM A QUEIXAR-SE DOS MESQUITES E DAS ETRELAS ALDRABADAS.
Classificação do Viajante: 3,0 de 5 estrelas
Olhao: "Too Expensive and Too Remote" Olhão: "muito caro e muito remota"
Outubro 21, 2010 Outubro 21, 2010 Okornot , Harrow Okornot , Harrow
Hotel is does not deserve its five star. Hotel é não merece o cinco estrelas. I would rate it as three and a half star hotel. Eu classificaria como três estrelas e um meia. There are no coffee or tea making facilities or even a tissue box in the room. Não há café ou chá ou mesmo uma caixa de lenços na sala. The nice balcony at the back of the room was not usable as there were tiny insects flying about. A agradável varanda na parte de trás da sala não era utilizável como havia minúsculos insetos que voam aproximadamente. The only thing good about this hotel is the staff who are extremely friendly and polite. A única coisa boa sobre este hotel é o pessoal que são extremamente simpáticos e educados. The restaurant and bars are good and the service is excellent. O restaurante e bares são bons eo serviço é excelente.
The hotel is in a remote part of Algarve with taxis difficult to find and the transport arranged by the hotel was very expensive. O hotel está em uma parte remota do Algarve com a difícil encontrar táxis eo transporte fornecido pelo hotel era muito caro.

Este comentário representa a opinião subjetiva de um membro do programa TripAdvisor e não da TripAdvisor LLC. Este Comentário representantes uma Opinião subjetiva UM MEMBRO DO PROGRAMA de TripAdvisor e nao da TripAdvisor LLC.

idallia disse...

JÁ NÃO HÁ fogo de artificio no reeveillon do hotel do leal, mas mesmo assim o leal vai,lá mamar á borla,vejam só a ementa.

Anónimo disse...

é engraçado como o hotel do leal começou por vender a passagem do ano com fogo de artificio ,mas depois das criticas ao leal pelo olhão livre, por causa do despesismo,a CMO finalmente desistiu de gastar mais 150 000 euros como nos anos anteriores e o hotel deixou logo de anuciar o fogo de artificio.
ou seja a CMO ia gastar uma fortuna ,e o hotel é que ia lucrar.
ainda bem que apareceu um blog que faz oposição ao ps pois o psd o b.e e a cdu estão a borrifar para isso querem é votos.
força e continuem,o leal já não sabe o que fazer com o blog e contratou mais informáticos, para acabar com o olhão livre.
ao menos assim dá mais um tacho a um, boi do ps.

Anónimo disse...

Devia dar-lhe uma dor de barriga,que tivesse que ir para a etar poente,tal a quantidade de caca.

Anónimo disse...

como é que a CMO diz que vai gastar mais dinheiro com as escolas se o estado diz isso?
A partir do próximo mês, o orçamento de funcionamento das escolas do ensino básico e secundário vai ser reduzido em 5,5 por cento. A medida faz parte do pacote de "consolidação orçamental" elencado num diploma que foi publicado, segunda-feira, em Diário da República.
extrato de noticia do publico on line.

A.Almeida disse...

vicês são uma cambada de más linguas olhão como o nosso dignissimo presidente diz vai sair da crise pois vai criar mais 1027 quartos pros turistas e vai abrir 3 fabicas de conservas.tudo isso graças ao leal
leal vai ficar na hist´ria de olhão como o melhor presidente e é disso que vocês tem invenja.

Anónimo disse...

O tapa buracos das ruas de Olhão,não param porque não se repavimentam as arterias como deve ser,vão tapando com bocadinhos de cimento e logo a seguir a chuva destapa.Com o orçamento camarário é a mesma coisa,Há buracos tapa-se com mais uma nova empresa municipal,esta sim pode recorrer ao credito,porque as outras duas estão tão endividadas que ninguem lhes dá credito.Será que estes 48,7 milhões são para tapar buracos anteriores ?Se reparar-mos a nivel do Algarve Olhão já lá vai com 3E.M.,enquanto nas outras CIDADES se tenta fundir e até acabar com estas sorvedouras de dinheiro,aqui faz-se o contrario.

Pimpão-Fuzeta

Anónimo disse...

Mó io Almeida,ele pode criar até um milhão de quartos,se fôr como os Hotel de 5 estrelas e apartamentos que estão vazios,de nada lhe serve.moss o futuro daquilo vai ser outro SIROCO.Como é possivel o hotel nunca ter tido uma ocupação razoavel,e continuar-se a apostar em mais 1.170 camas prós turistas.Algum dia temos Olhão cheio de hoteis vazios.

Barmen

L.GUIA disse...

Leal está a fazer de Olhão uma cidade de 5 estrelas por isso é que tem inveja.
Para que isso aconteça rodeou-se de pessoas idóneas e espertas, como o Drº Antonio Pina ex. Governador Civil de Faro,e presidente da RTA.
A acompanhá-lo sempre bem tem o Drº Filipe Ramirez um socialista convicto,que é presidente da Assembleia Municipal e ao mesmo tempo presidente da Assembleia Geral do mais prestigioso clube o SCO cujo director Izidoro Sousa é um Homem integro e honesto,com H grande,aiás o SCO tem contribuido para a riqueza da cidade com as pessoas que vem atrás dos clubes de futebol que vem jogar a Olhão,contribuindo assim para o desenvolvimento dos nossos restaurantes,pois enquanto nas outras cidades, os restaurantes estão em crise, em Olhão estão como nunca estiveram,tudo isso graças ao nosso esperto presidente da CMOlhão Francisco Leal,que ajudou financeiramente o SCO a fazer as obras do estádio José Arcanjo.
Parece que agora quando o noos valiosos, Jardel se transferir para o Estugarda o presidente do SCO,como não podia deixar de ser vai amortizar algum dinheiro que vai arrecadar,com a transferência.
O leal foi o uncico presidente a fazer com que Olhão tivesse um Hotel de 5 estrelas a cidade merecia e Leal facultou o terreno a preços meritórios e a pagar só depois o hotel construído ,pois ém assim que se atrai investimento para o concelho.
Algum presidente pensou nisso? Ai pois não! Pensou Francisco Leal pois ele vê sempre mais à frente.
Falam que ele não acaba com o esgoto do T? Mas existe ali algum esgoto?
Ao abrigo da lei portuguesa não pode haver esgotos a despejar para a Ria Formosa sem tratamento,ora se a lei diz isso pensam que Francisco Leal infringia a lei? Ele que é um fiel cumpridor de leis,e um católico praticante??
Falam falam mas só dizem é bacoradas! Ou pensam que o Drº Antonio Pina e o Drº Filipe Ramirez se Ligavam a um presidente que não fosse cumpridor das leis da Republica Portuguesa?
Devíamos,era de criar uma comissão para fazer uma estátua de homenagem, ao presidente,que colocou Olhão no mapa do progresso,ao construir o Hotel e os 700 apartamentos do marina Village,e que em breve irá para deputado na Assembleia da Republica.

Anónimo disse...

E a barra da Fuzeta ?Ou já está esquecido ?

CHICQUE DA BUZIA disse...

essa de colarem o leal ao pina e ao filipinho só pode ser gozo,pois eles não se topam uns aos outros.

o pina com om filipe ramireaz até que são unha com carne maS ISSO JÁ VEM DOS TEMPOS QUE AMBOS ERAM DOM PC E PREDERAM OS GAJES DO MR.
MAS AGORA OS DOIS COMMO LEAL ? VAI-TE EMBORA Ò CHOQUE!

Anónimo disse...

mom a barra da fezeta nã interessa nem ao josué quanto mais ao leal.
a valentina abusa com eles todos e ninguém faz nada a unica pessoa que avançou com prostas válidas foi o terramote.

vota PS e terás o que mereces disse...

vota no partido dos pinas leais e carlos martins e terás aquilo que mereces.
como se pode ler nas noticias do publico online.

Até agora, todos os desempregados inscritos nos centros de emprego, bem como os seus cônjuges e filhos menores, tinham direito àquela isenção. Mas a partir de sábado, 1 de Janeiro, deixa de ser assim, segundo noticia a imprensa económica de hoje. Os cônjuges e filhos menores dependentes também perdem esse direito.

Por outro lado, os cônjuges dos reformados com pensões de reforma inferiores ao valor do salário mínimo nacional estavam até agora isentos daquelas taxas, mas a partir de sábado muitos perdem esse direito, revela o Jornal de Negócios.

pilar del olhão disse...

houve aqui um anónimo que disse que o esgoto do T era agua limpa.
para esse comentador eu só lhe digo uma coisa tenha vergonha na cara e veja o que escreve pois aquele cano de esgoto é uma das vergonhas de Olhão, e que devia deixar todos os cidadãos de Olhão envergonhados,pois ao começar o ano de 2011 e termos um esgoto que vomita Veneno para a Ria é um caso de Crime e não de gozo como penso que é o que esse comentador estava a fazer.
Custa muito acabar com essa vergonha?????
São incompetentes para isso???ó que eu sei é que os turistas abusam com as pessoas de olhão quando vão apanhar os barcos da carreira para as tais ilhas parasidiacas, e apanham com aquele fedor nauseabundo nas ventas.
eu tenho vergonha mas os piloticos e autarcas da nossa cidade parece que não tem vergonha na car por isso o esgoto do T está assim há mais de 3o anos.
Pior é que não se sabe quando vai acabar.
Será que o Drº Pina pai e filho se orgulham da merda que tem em olhão????
Se chamam D.Quixotes a alguém pode-se perguntar ao Drº pina que já foi vereador o que fez para acabar com a merda desse esgoto??? nada Zero uma nulidade é o que é essa figura nobre e presunçosa de Olhão da CACA "SOCIALISTA" que nos tem desgovernado.!

Anónimo disse...

Desculpem fugir ao tema,mas até que enfim que este governo tomou outra medida para atacar os mais "ricos".Então quem ganhar mais 485 euros por mês,vai ter de pagar taxas moderadoras nos serviços de saude,ist sim é que defender o Serviço Nacional Saude e a pobreza.
Considera o PS que os reformados e desempregados com 485 euros mensais são ricos,há grandes socialistas !

Anónimo disse...

volta j.valerio,estás a fazer falta
prá falares da barra da Fezeta.

Anónimo disse...

Para PILAR DEL OLHÃO & Outros
A ou O comentador sabe do que está a falar? Essa zona que tanto falam nem carpideiras até enjoam com tanto cano esgoto e dejectos que mais ninguem vê,a não ser alguns de voçês,irá muito em breve ser objecto de uma intervenção de requalificação ao abrigo do programa Polis,assim como já em marcha o melhoramento dos cais de embarque para as ilhas.
Com a quantidade exarcebada de dejectos que só alguns vêm,já a ria estava poluida,mas toda a gente consome mariscos da ria e ainda ninguem morreu envenenado.
Quando se quer falar mal,até as invenções servem,mas não é por isso que as obras deixaram de ser executadas,eu não culpe alguns comentadores,pois coitados vão atrás da conversa do autor deste blog blasfémico e inventor,pois não deve ter mais nada que fazer.senão denegrir a imagem da nossa cidade e os nossos governantes,tenham tento pois isto é lido em toda a parte e não fica bem aos Olhanenses,passar esta imagem da nossa terra.

NEVES

atente dólhão disse...

Será que o leal anda bem informado? ele diz que vai ser o ano da recuperação económica em Olhão pois foram atribuídas mais 1170 camas turísticas a Olhão,mas segundo noticias vindas a publico o Turismo em 2011 vai sofrer uma crise como se pode ler no jornal do Algavre.

A actividade turística no Algarve teve uma evolução positiva no último verão face ao ano anterior, mas as perspetivas para 2011 são menos ótimistas. Quem o diz é o painel de inquiridos da sexta edição do Barómetro Turismo do Algarve, que acaba de ser lançado.

O próximo ano deverá ser “pior” para o turismo nacional, na opinião de 40 por cento dos especialistas, embora mais de 30 por cento acredite num desempenho “igual” ao registado em 2010. Por mercados, o alemão irá destacar-se pela subida na procura do destino algarvio em 2011, estimam os inquiridos.

O turismo náutico evidenciou-se este ano com uma boa prestação, melhor do que o golfe, o turismo residencial ou o turismo de tegócios, lê-se nos resultados do barómetro.

A introdução de portagens na Via do Infante, o cancelamento da operação de Inverno para o Algarve por parte dos operadores Thomas Cook e TUI e a possível construção de uma central de reservas para a oferta turística regional são os outros temas analisados pelo grupo de 57 membros da edição do Turismo do Algarve.
ou será que leal diz isso por causa dos envelopes que recebe?
já o real marina hotel de 5 estrelas em Olhão esteve fechado 15 dias por falta de clientes,abre agora na passagem do ano não sei para verem o quê pois até cavala tem na ementa do Hotel,apara a passagem do ano.
em olhão toda a gente sabe que a cavala vai a 5 centimos o Klg,será assim tanta a miséria do hotel do leal que até já tem de recorrer às cavalas a 5 centimos o KLG????

D.Quixote dòlhão disse...

MOM ió Neves olha faz-me um favorvinhe se a agua que sai do esgote do T é assim tão limpinha,leva um garrrafãozinhe de 5 litres (se nã tiveres eu empreste-te um),recolhe a agua que sai desse tubinhe asseadinhe,vai até às instalações da C.M.Olhão que fiquem no largue sebastião mestre (nã se de quê)e bebe esse liquide na companhia do Leal do Pina filhe e pai do carlinhes chalana(que até foi candidate do CDS ,mas por descargue de consciência, passou a ser sicialista), pode stambém convidar o camache e o prefessor alberte das moças,mais o j.valério,e provem essa aguinha limpinha (com tu dizes) acompanhada de uma amêjoinhas apanhadas em frente à ETAR da ilha da lebre(também conhecida por ETAR poente de Olhão) e depois digam-me com se sentem!
Posso reomendar, que é melhor comprarem um Nº avantajade de papel pra limpar o anus, e bastante pemadinha pró assade, pois a caganera vai ser tanta, que até os entrefoulhos do anus te vã saltar.
ó despois nã digas que nã te avisei.
se fizeres isse de certezinha que numca mais dizes que nã existe esgoto do t e que as amêjoas nã fazem mal a nimguém.
Uma coisa tens razão ó Nevezinhe é que o olhãolivre é a coisa mais lida de olhão, desde o ps até ao cds toda a gente o busca.
até a amiga Judite o consulta.
e essa merda ainda vai cheirar muito mal.
com certas heranças que andem por aí a ser gastas,em nome de serem benemérites.

Ana Santos -. Faro disse...

...olá boa noite, e um bom ano para todos!
Para quem não é de olhão e visto este blog ser para os olhanenses e não só como é o meu caso, fica aqui uma pergunta no ar: o que é os esgotos do T que tanto falam e pouco explicam?

Anónimo disse...

é impressão minha ou mal dos meus olhos...vi o "cassius brutos" ministro da doca de faro a pedir favores ao leal...será dos meus olhos?

Floripes disse...

prá menina Ana Santes:
O esgoto do T é um esgoto que desagua para a Ria Formosa a Céu aberto e que há mais de 30 anos que descarrega escrementos humanos preservativos usados,oléos tintas e tudo o que as oficinas e casas se lembram de mandar para os esgotos, e fica situado no cais de embarque para as ilhas da Armona Culatra e Farol.
A CMO sabe do caso mas por teimosia diz que não há esgotos sem tratamento para a Ria Formosa.
O IPIMAR tem a sede a 50 metros desse esgoto e faz que não vê a Capitania fica a 100 metros desse esgoto os policias maritimos fazem a fiscalização dos barcos da carreira de verão mas fingemm que não vem.
um capitão de porto foi forçado a retirar liquido desse cano de esgoto mas as análises numca foram divulgadas,e disse a umvoveirista que lhe foi perguntar o resulato das analises que só o dizia se ele bufasse quem andava ao arrasto e ao lingueirão a mergulho,e que não era capitão de porto para servir de arma de aremesso ao presidente da CMOLhão.
os directores do PNRF sabem do caso mas nada fazem.
a ARH sabe mas a Valentina Calixto está-se nas tintas para os esgotos.
mas não é só esses esgoto que está assim em Olhão há o esgoto da doca de pesca de onde tiram agua para descarrregar o epixe das traineiras.
há o esgoto da marina mesmo em frente ao Real Marina Hotel.
há o esgoto da horta da CMolhão que sai das oficinas da CMO que fica em frente aos apartamentos do marina village.
Olhe Ana Santos penso que ficou esclarecida,e temos a ETAR de poente que envenena a ria e descarrega efluentes a 50 metros dos viveiros da ILHA da Lebre em funcionamento.
quer mais.
Mas olhe que você em Faro também está bem servida,com esgotos desses .

Anónimo disse...

moss neves devias ir fazer um mergulho no esgoto do T podia ser que quando viesses à superficie viesses com uma camisa de venus na boca que nem barbelite fazias.

Vota ps e terá o que mereces. disse...

é fartar vilanagem socialista, roubem enquanto há pra roubar, pois a massa está a acabr.

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) pagou, só a três empresas privadas de consultoria e gestão, mais de 21 milhões de euros até ao final de 2009, um montante quatro vezes superior ao total do prejuízo registado nesse ano por este organismo tutelado pelo Ministério da Saúde. Os valores surgem no relatório final da auditoria do Tribunal de Contas (TC) ao SUCH, a que o PÚBLICO teve acesso, e que volta a ser muito crítico da gestão presidida por Paula Nanita, que foi demitida no final de Junho.

Anónimo disse...

Então Ana Santos ficaste esclarecida,com a reposta,que a Floripes te deu?
é que Olhão tem esgotos sem tratamento,a poluirem a ria, mas Faro infelizmente também os tem.

DX disse...

BOM ANO (DENTRO DO POSSÍVEL) AOS AUTORES DO BLOG
E COMENTADORES.

DX

Anónimo disse...

Alô A.Terra, OL,dx e companhia,desejo um ano novo com muita moderação nos comentários,para que a verdade não seja distorcida.Luciano

NEVES disse...

Apesar da" porrada" que me dão todo o ano.

Feliz Ano 2011


NEVES

Anónimo disse...

Um proximo melhor ano para todos
( A luta continua )já a seguir á meia noite.


Pimpão Fuzeta

Anónimo disse...

Boas tardes,
Esta foi-me contada ontem, e por estar a ser criado o mito Macário Correia, gostaria que alguém confirma-se a sua veracidade:
O MC quis reduzir em uma pessoa a composição de trabalhadores nos carros de recolha de lixo em Faro. Assim sendo, falou com os responsáveis da limpeza da CMF e comunicou-lhes o que pretendia, tendo os responsáveis logo dito que nem pensar, pois isso iria atrasar a recolha do lixo em “ N” horas e que era impossível.
MC não se deu por vencido e, num dos dias seguintes apresentou-se de fato de oleado no começo dos turnos dos carros de recolha do lixo, tendo ido num deles (tendo chegado a andar pendurado na parte de trás do camião).
No final da recolha do lixo desse camião tinham feito o trabalho com duas horas de avanço. Logo na seguinte reunião com os responsáveis da CMF, MC disse que pretendia reduzir os trabalhadores de cada carro em 30 por cento, pois se com ele fizeram a recolha em menos 2 horas estava demonstrado que poderiam fazer sempre...

Um boa passagem de ano para todos, e votos de um 2011 bem melhor do que o ano de 2010.
Pedir não custa...
Sueste

Anónimo disse...

Fazia falta em NAPOLES,na guerra do lixo!

Anónimo disse...

Olha, Olha o RC com um novo blog.
vê em rc - http://rcpessoal.blogs.sapo.pt/