quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AMANHÃ HÁ ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE OLHÃO

Está agendada para amanhã uma Assembleia Municipal, em que um dos assuntos a discutir é a criação de mais uma empresa municipal, desta vez é a Ambiolhão.
Mais importante do que o fim a que se destina é verificar das razões invocadas para mais esta criação de Francisco Leal e do Partido Socialista. A questão está em saber que benefícios para o munícipe e para o município, poderá trazer esta empresa.
Para o munícipe há dois factores que devem prevalecer: a melhoria da qualidade do serviço a prestar e a redução da factura do serviço prestado.
Para o município deve ser acautelada a redução dos custos sem a perda de qualidade do serviço.
Da pratica a que a Câmara Municipal de Olhão e o seu Presidente nos habituaram, não se vislumbra benefícios quer para o munícipe e menos ainda para o município. Então porque razão a proposta da criação de mais esta empresa?
Se tivermos em linha de conta, que as empresas publicas têm um regime de contratação mais suave que os serviços directos da administração publica, então percebe-se o alcance da proposta já que ela permite a criação dos famosos jobs for de boys, com os jotas partidários a afiarem o dente a mais um lugarzinho. Mas não é só neste aspecto que a contratação é simplificada; nos ajustes directos também estão asseguradas algumas facilidades, desde logo porque os limites são mais elevados.
Ora, a CMO, é uma entidade, que desde que Francisco Leal é presidente, tem primado pela falta de transparencia, imaginemos o regabofe que vai ser com mais outro sorvedor de dinheiros públicos.
Bem sabemos que as contas das empresas publicas são auditadas, mas também sabemos que os números se trabalham e que no final as contas batem certas. É mais uma situação a acompanhar.

12 comentários:

Anónimo disse...

Está muito bem fundamentada a pergunta do Autor do post"Qual a razão para mais esta empresa municipal"?Para mim a questão está na honestidade e transparência do acto,se esta empresa fôr criada nestes capitulos não há duvida que é a forma mais eficaz de gestão util.Quando eventualmente se está a criar uma E.M.fora deste conceito da honestidade vale a pena trazer á discussão as vantagens e desvantagens das referidas.Será que elas,no essencial servem apenas salvo raras excepções,para satisfazer as clientelas partidárias,inuteis,caras e parasitárias,e para disfarçar nuns casos e aumentar indirectamente,a divida municipal noutros.?Todos sabemos que isto de E.M.muitas vezes é um servedouro de dinheiro para os mais afurtunados,aqueles que conseguem os tachos,mas tambêm é verdade quando criadas com os critérios serios,é uma mais valia na gestão do patrimonio publico leia-se dinheiros.Em Olhão com mais esta intenção da Ambiolhão,já vão 3 empresas desta natureza e pela pratica corrente,quando questionadas pelos Cidadãos contribuintes,as respostas não têm sido dadas de forma satisfatória, a ultima foi sobre o numero de entradas pagas no festival do marisco gerido por E.M. "FESNIMA" a resposta a isto foi as mesmas de sempre que já são sobejamente conhecidas.

DX

Anónimo disse...

há grande A.Terra,depois de eng,arquit,advogado,só te faltava ser gestor.Que pena não seres do p.s.,de certexa que o leal te dava um lugarzito nesta empresa municipal,sim porque um cerebro como o teu faz sempre falta,mais que não seja para imaginar fantasmas onde não os há.Luciano

Anónimo disse...

hoje o psd vai outra vez aprovar todas as medidas que o ps quer, para arranajar maneira de esconder o burraco financeiro em que a CMO se encontra.
criando uma nova empresa municipal e privatizando as redes da agua e dos esgotos ,para esconderem a incompetência de deverem 6 milhões de euros às aguas do algarve por causa das condutas velhas e rotas que perdem agua por tuod o que é sitio.
e por causa de não conseguirem acabr commos esgotos a desaguar pra ria sem tratamento como é o caso do esgoto do T da marina da docapesca etc,etc.

Anónimo disse...

então vocês não sabem para quê mais uma empresa municipal????
olhem a FESNIMA a Mercados de OLhão e verão que à imagem dessas é mais uma empresa para roubar dinheiro aos contribuintes o administrador da FESNIMA tá gorde que nem uma baleia mas diz que não presta contas pois não quer vejam as falcatruas que há nas entradas e nas adjudicações.
o marinhe dos trapes não faz nada nas praças essas metem agua por todo o lado.ainda hoje de manhã o gabinete do fiscal da praça tava cheia de agua como está a praç nos dias que chove ,elel queremé tacho ,e não fazermnada
se a AMBIOLHÂO for criada verão que vai ficar commo tacho de administrador.

a.terra disse...

Oi, Lucianito, folgo muito em ver a tua escrita. Dizes bem , eu arquitecto, engenheiro, advogado e tambem gestor. Podes chamar-me tudo isso, mas não me chames Pai.

Anónimo disse...

Os das aguas sabem onde existem a agua perdida, so o Presidente e que nao sabe nao nos façam rir, se a situaçao a anos que se arrasta, nao deitem tanta poeira para os olhos das pessoas.

Anónimo disse...

A nova empresa municipal so serve para esconder a divida da agua que nao e pouca e a vantagem que tem, so fico parvo e como o meu PSD chega a estes acordos isto e a maior vergonha o que se passa nesta assembleia seja Alberto, seja deputados novos sao todos iguais,caem todos na mesma esparrela porque sera?

Anónimo disse...

Mosse eo Carlos Martins, poete a precura ja das fugas da agua, se bonzinho para o presidente olha que ele date um rabeçadinhe moçe,assim passas-lhe a maozinha e vai de gatas como vais as ostras

Anónimo disse...

será que quem vai gerir a ambiolhão é o bruxo,do ps.
pois ele anda muito atarefade em fazer bruxede para arranjar tacho.

Lima disse...

Mais um golpe dos xuchas!
Será que esta cambada não pára de devorar as entranhas deste país?
Mais uns "Tachos" para os "boys & Girls" do PS., e no processo esconde-se mais uns milhões de divida, que os nossos netos um dia terão de pagar.
Quando será que aparece alguem com "tomates" neste país para pôr esta escumalha a correr?

Anónimo disse...

se o psd esta noite votar a favor do ps a concelhia de olhão vai ser corrida.
pois o manda chuva do psd no algarve está farto de traidores.

Anónimo disse...

então pensavam que o bruxo se ia embora sem fazer ondas, e não lhe arranjavam tacho????
o bruxo sabe da vidinha do leal e do pininha, pois é por isso que ele se mantem em contactos com o além.