domingo, 12 de dezembro de 2010

PSD leva o caso da Variante à E.N. 125 em Olhão, à Assembleia da Républica.

Novo traçado da variante de Olhão à EN125 desrespeita ambiente e agricultura


Foto
filipe antunes Ver Fotos »
Buracos na EN125

O deputado do PSD Mendes Bota vai dar entrada amanhã, na Mesa da Assembleia da República, com um conjunto de Perguntas ao Governo, relativas à alteração do traçado da Variante de Olhão à EN 125.

Segundo o parlamentar algarvio, trata-se de uma alteração que a Estradas de Portugal «subitamente parece pretender impor, à revelia do corredor de proteção previsto no Plano Diretor Municipal desde 1995 e das marcações no terreno feitas em Setembro de 2009».

Esta alteração, garante Mendes Bota, atropela «a legislação da Reserva Agrícola Nacional», e não foi sujeita a «qualquer Estudo de Impacte Ambiental ou parecer obrigatório da Entidade Regional da Reserva Agrícola do Algarve que a sustente».

«Os prejudicados são a agricultura e a pecuária, bem como um aglomerado urbano de iniciativa municipal. Os beneficiários da mesma ainda se desconhecem», salienta o deputado do PSD.

Eis os termos integrais das Perguntas endereçadas ao Governo:

«O Estado de Direito Democrático, e os direitos dos cidadãos que o integram, não podem continuar a ser atropelados frequentemente, por quem não tem autoridade nem legitimidade para actuar à margem da legislação vigente e do princípio da transparência de motivos e de objectivos.

Vem isto a propósito do novo traçado (já é o terceiro) que a Estradas de Portugal, SA. pretende impor na obra da Variante de Olhão à EN 125, no sítio de Bracanes/Arrochela, que veio súbita e inesperadamente contrariar o corredor de protecção previsto desde 1995 no Plano Director Municipal de Olhão, e que, sem que se conheça qualquer Estudo de Impacte Ambiental ou as razões ponderosas que possam justificar esta alteração de última hora, vem violar de forma grosseira a Reserva Agrícola Nacional e o seu regime jurídico, sem que tenha sido sequer solicitado o parecer prévio, favorável e obrigatório da Entidade Regional da Reserva Agrícola do Algarve, conforme a respectiva Direcção Regional de Agricultura mencionou numa missiva/protesto que recentemente enviou à Rodovias do Algarve Litoral, AGE.

Sustentada nesta ilegalidade, a Estradas de Portugal, SA. prepara-se para, de uma assentada, inviabilizar um conjunto de estufas cobertas, uma exploração pecuária devidamente legalizada, um furo de captação de água que irriga um pomar de citrinos com 2.000 árvores, uma área considerável de solos com elevadíssima potencialidade agrícola, além de fraccionar várias explorações em plena produção e de prejudicar seriamente a Urbanização Encosta do Brejo (de iniciativa municipal desde 1991), cujas casas edificadas ficarão a 35 metros da nova variante. Isto, além de se frustrar o esforço de agricultores que, tomando como bom e consensual o corredor de protecção previsto há mais de 15 anos no Plano Director Municipal (artigo 75º), têm vindo a investir nas suas explorações e no pagamento dos seus terrenos.

Que razões, ou em nome de que interesses, poder-se-á sustentar o desvio para Sul de um traçado que já estava estabilizado e consensualmente aceite, e implantado no terreno desde Setembro de 2009, quando só quatro dos agricultores afectados possuem 50% dos terrenos previstos para o traçado inicial, e nenhum deles foi ouvido para esta alteração? Para quê esta obscura decisão, que significará mais um golpe numa Agricultura que está a desaparecer no Algarve, e a perda de postos de trabalho e de modos de subsistência de várias famílias, numa Região onde o desemprego não pára de crescer? Que agressão contínua é esta?

Assim dito, venho por este meio solicitar a V. Exa., ao abrigo do arsenal de disposições constitucionais, legais e regimentais aplicáveis, que se digne obter do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações resposta às seguintes perguntas:

1- Quais as razões que estão na base da alteração do traçado inicialmente previsto para a Variante de Olhão à EN 125, no sítio de Bracanes/Arrochela?

2- Que Estudo de Impacte Ambiental sustenta esta alteração ao traçado?

3- Que parecer obrigatório e vinculativo da Entidade Regional da Reserva Agrícola do Algarve, ao abrigo do artº 22º, nº 1 (alínea l) e artº 23º, nº 1 do Regime Jurídico da RAN, sustenta esta utilização não agrícola de terras integradas na RAN, e que esta alteração ao traçado irá ocupar?

4- Que decisão foi tomada pela Câmara e Assembleia Municipal de Olhão, e em que data, no sentido de alterar o Plano Director Municipal para permitir a passagem da Variante a Olhão fora do corredor de protecção nele previsto?

5- Tem consciência esse Ministério das lesões que esta alteração irá provocar nas explorações agrícolas, pecuárias e no aglomerado habitacional da Encosta do Brejo?

Pensa tomar medidas que façam retomar a empreitada de construção da Variante de Olhão à EN 125 ao traçado inicial, e há muito tempo consensualizado e legalmente defendido?»

Retirado do Barlavento On line.

Finalmente o PSD começa a ver que não pode estar à espera que dos vereadores que o PSD tem na C.M.Olhão.

O o Prfº Alberto Almeida vereador do PSD mais parece um vereador do PS, pois, vota sempre a favor o PS, o drº Abundio não tem vida para ser vereador e já está farto de tanta podridão.

Fosse o PSD um partido que fizesse oposição a sério em Olhão, já o P"S "não exercia a ditadura que exerce na CMOlhão e na A.Municipal.

Neste caso da Variante Francisco Leal que destruir uma propriedade agrícola em terrenso da RAN, para ocultar a infracção que fez ao PDM de Olhão.

Questionado pelo dono da propriedade, se achava justo destruir uma propriedade em laboração, e em terrenos da Reserva Agricola Nacional, Francisco Leal respondeu que não tinha nada a ver com isso pois não tinha ali nenhuma horta, são assim os caciques com tiques de ditadores!


49 comentários:

Anónimo disse...

Esse dr mendes bota,tambem saíu cá um democrata,ele que assassinou quarteira quando foi presidente da camâra de loulé.Quem conhecia quarteira como eu,é que sabe de tudo o que esse papagaio fez de mau para essa linda terra.Isto de se falar dos outros é fácil, mas antes deviam olhar para para si,e este idolatrado deputado irmão por afinidade do tal Alberto Albeida,esquece o que sempre foi para o algarve,um traidor.Eu não sou militante do psd,mas imagino a revolta dos militantes com o que se passa na camâra de olhão,onde esse alberto das moças faz o que quer,vota como quer e de acordo com o leal,e agora vem este esperto mendes bota falar deste problema que vamos ter,ele que sabia que o alberto ia votar a favôr.Devia ter vergonha ,mas a verdade é que são os dois iguais,espero que tudo se resolva a bem destes agricultores e que estas pessoas saiam da política .João FIlipe Reis

Anónimo disse...

e agora leal ?tás tramade pis ingfringiste o PDM o que dá perda de mandato!
esses moçes do olhão livre são uns chatos do caraças quando não conseguem de uma maneira arranjam sempre maneira das coisa chegarem à A.Republica.os negoicios do ex.vereador melinho estão-te a tramar.
assim com a venda de terrenos para as energias alternativas que andas a promover em pechão,pra enganando os donos dos terrenos.

Anónimo disse...

ó João Filipe Reis,olhe eu também não gosto nada do Mendes Bota ainda por cima elel no blog dele fez um inquérito sobre qual a cidade do algarve que cheirava mais a esgoto.
E sabe quem foi a cidade eleita? pois foi Olhão a escolhida por cheiram mais a merda.
o problema é que olhão cheira a merda por causa do veradores do PS e dos vereadores do PSD que não fazem uma oposição seria.
pois fizessem os vereadores do PSD uma oposição a sério já há muito que a ditadura do PS em Olhão tinha acabado.
Mas o Mendes Bota,neste caso da variante até tem razão pois eu conheço o caso e Francisco Leal autorizou que se construíssem vivendas em cima do traçado da variante prevista do PDM há mais de 15 anos.
como autorizou essa vivendas agora quer destruir uma propriedade agrícola,pensa ele que as pessoas eram como antigamente e que se calam,pois felizmente desde que apareceu o olhão livre as pessoas começaram a abrir a pestana e queixam-se a quem de direito.
O psd em olhão tem de correr com os traidores que tem lá dentro se quer ser uma oposição a sério,e um dia ser poder,pois alberto almeida faz o que o leal quer pois em olhão está entregue a uma familia de capos.onde uns se protegem a outros, e até venda de terrenos ilegais há vários casos.

Anónimo disse...

é desta leal que o psd te vai dar agua pela barba,pois alguém, passou por cima do alberto almeida e do daniel santana.
pois esse abanam sempre a cabeça ao Francisco leal e ate´um tacho ao Alberto Almeida para vereador a meio termo ,arranjaram ,passando por cima do cabeça de lista o dr~Abundio.

Anónimo disse...

o POlvo do PS esteve hoje reuinido em ofertas aos funcionários da CMO onde até os reformados há 10 anos tiveram direito a prenda do pai natal.
assim se controla os votos,mas quem pagou mais esta festarola?

Anónimo disse...

como é que Francisco Leal deixou construir vivendas em cima do traçado da variante? eu percebo o motivo,o que ele percebe é de venda de ovos,e quando chegou à CMO pela mão do seu amigo Charr.o, pois ele devia mais de 4 anos de quotas e foi tudo limpo,é assim que funciona da democaracia no ps em Olhão aliás em coimbra aconteceu a mesma coisa.
o lobi da construçao que existia na cmo aprovou essas vivendas, em cima do traçado, e agora o leal é que está arrasca e vai pagar por isso.

Anónimo disse...

vocês no blog andam todos enganados que colocou o leal na CMO foi o rc mais uns quantos.
Luciano.

M.B. disse...

o PSD em Olhão tem de arrepiar caminho, e fazer oposição a sério,para ganharmos as próximas eleições.
Viva Sá Carneiro.

Anónimo disse...

então o leal em vez de promover a agricultura no concelho quer acabar com os poucos agricultores que existem?
o ano passado quando pediu a mula emprestada à senhora da Horta ,para o presépio vivo,soube-lhe bem,este ano vai de querer destruir a horta à mesma pessoa?
esse leal é mesmo um emplastro.

L.Rocha disse...

Conheço bem o a pessoa e caso da Horta,essa eploração agricola manda os seus productos para os mercados de todo o Portugal.
è assim que o PS quer o desenvolvimento do concelho de Olhão acabando com os poucos agricultores que ainda teima em ganhar a vida,na agricultura?
O ano passado com as cheias prometeram mundos e fundo e n~qao deram nada os agricultores afectados no concelho de olhão.
era tempo do PS mudar de politicas.

Anónimo disse...

Ainda o Mendes Bota vai mexer alguma coisa nem que seja questionar o ministro,cadê da Cecilia Honório do B.E.? Cadê Miguel Freitas PS ?Cadê José Soeiro CDU ? Tambêm não são deputados eleitos pelo algarve ou só se lembram dos Algarvios em época de eleições ?Caladinhos nem ratos,isto é tudo fruta da mesma arvore só difere a côr.

Anónimo disse...

então pensam que esses mocinhes querem lá saber alguma coisa de agricultura eles querem é tacho.
esse miguel freitas então olha até na tropa chulava,e era oficial, o mandava vir pequenos almoços e quando era hora de pagar ia pela porta fora,quem tinha de pagar a parte dele eram os soldados.

Anónimo disse...

enquanto o Macário em Faro promove a agricultura fazendo hortas para os locais o leal quer destruir uma boa horta do concelho,que está a laborar e a dar trabalho às pessoas.
entretanto o Hotel do leal está sem clientes e às moscas não dando trabalho a ninguém.

Anónimo disse...

o hotel do leal já tá fechado por falta de clientes, e ele quer acabar com as poucas hortas que existem no concelho de olhão?

Anónimo disse...

Atao voces na sabem que o Hotel esta fechado porque o Leal anda a precura de gente para o restaurante,e que a quemida e ta ma mas ta ma, que o Leal quer gente nova, o Leal preocupa-se muito com o Hotel isto e que e ser presidente.

Anónimo disse...

Só podem ser ignorantes, quando falam assim do hotel,o hotel está fechado porque deu férias aos cerca de 150 funcionários.Luciano

Anónimo disse...

O Mendes Bota está preocupado com os seus AMIGOS que moram no BREJO e não com o agricultor das laranjeiras abandonadas e a morrer e das Vacas a ceu aberto junto as habitações. ACORDEM...
Onde estava o Mendes Bota quando foi preciso defender as 50 habitações que vão ficar com a estrada a 10 metros de distancia? E onde estava quando se tentou proteger uma exploração de tomates e outra de morangos... Essas não interessam?

Anónimo disse...

será que é agora que os traidores do psd em olhão, vão ser corridos?

joao disse...

Alguem sabe quem mora na Urbanização do Brejo? Eu sei... estão na Justiça, na Politica, nas grandes empresas, na Camara e na Freguesia.
são os "importantes" de Olhão e arredores, e como tal valem mais que os moradores de Piares. Os moradores de Piares por serem pessoas de 2ª não interessam e podem ver as casas demolidas, ou a 1 metro de distancia da estrada... (sim...1 metro).

Anónimo disse...

Traidores?á alberto não te ponhas a pau com o luis salero e vais vêr a volta que vais dar.

Anónimo disse...

férias? ainda não há 1 ano que abriu e já deu férias isso é que é competividade??? o socrates manda-nos trabalhar e emm 6 meses já dão férias?????
se calhar só abrem pró fogo de artificio que a cmo vai dar não é???

Anónimo disse...

Só o Mendes Bota pode dizer as razões que o levam a questionar o governo sobre esta matéria. Tanto quanto sabemos, o traçado da variante consta do PDM aprovado há quinze anos e as construções feitas no seu perimetri de protecção são da responsabilidade exclusiva da Camara, independente de quem conseguiu a respectiva autorização.
Logo se o traçado consta dos planos de ordenamento, qualquer alteração incorre em violação do ordenamento, a não ser que entretanto seja procedida à sua alteração.
Todos aqueles que construiram em cima do traçado, sem saberem que o estavam violando, têm direito a ser indemnizados, dado que em sede de informação prévia, os serviços camararios estavam obrigados a propor o indeferimento. Não o tendo feito, terão de responder por isso.
E seria incoerente que assim não fosse.

Anónimo disse...

Meus Amigos POVO DE OLHÃO VARIANTE NORTE

Mas quem é esse Mendes Botas? que apareceu agora para defender os seus amiguinhos que residem na Urbanização do Brejo, este homem está mal informado, sobre a possível faixa do traçado da variante no PDM de 1995, a qual tem uma largura de mais ou menos trezentos metros, e não vamos atacar a Câmara de Olhão, esse homem até desconhece OLHÃO, será que ele sabe por onde o ex - Ministro das Obra Públicas Eng. Mário Lino anunciou o traçado da variante de Olhão em Abril de 2008 em Faro, provavelmente até estava presente, não sabe e nem tem interesse em saber, mas vamos lá a ver o que é que ele há tantos anos como Deputado fez por Olhão e até pelo Algarve, por exemplo Olhão o que fez pelos problemas dos pescadores de Olhão, das casas da das ilhas da Fuzeta e Armonas, da barra da Fuzeta, não esquecendo as ilhas de Faro, qual a sua contribuição para resolver os problemas das ETARES DE Olhão, desclassificando Olhão até ao máximo, parece que não tem responsabilidade no assunto, ou agora também quer ser mais um dos candidato á Câmara, mais uma nulidade das tantas que se fala.
Mas não está nada preocupado com os outros habitantes, que são altamente prejudicados com o traçado da variante, eu tenho conhecimento da existência de uma Comissão de moradores, que segundo o que ouvi dizer representa por escrito uns 80 % dos prejudicados do traçado, Comissão essa que divulgou a sua existência de Poente a Nascente teve várias reuniões com todos os que quiseram participar, e por várias vezes as reuniões foram realizadas em Brancanes e os agora possíveis lesados segundo informação que me chegou nunca compareceram.
Será que o Mendes Bota tem conhecimento dos muitos casos onde também destrói algumas explorações, por exemplo toda uma horta com estufas logo no início do traçado, no lado poente com terreno de alta qualidade para boa produção, terreno esse que por acaso foi preparado, em que foram transportados muitos m3 de terra de qualidade para preparar essa horta, e os seus donos investiram muito dinheiro na preparação do sua horta, também, exportam os seus produtos agrícolas e vão vender ao mercado abastecedor de Estoi Faro quase todos os dias, em que o valor acrescentado dos produtos hortícolas tem mais impacto na nossa economia dos que as laranjeiras, abandonadas em terreno com declive acentuado e que a maior parte não é terreno de qualidade para nada, mas até pode ter sido classificado, lá estão as laranjeiras com quase trinta anos, que nunca se desenvolveram e as culturas na futura zona do traçado são inexistente, pois o terreno e calicente improdutivo e serve de curral para bovinos e o novo traçado não vai apanhar o furo de captação de água, esse Mendes Botas também se saiu cá um político, é só show off, é o normal deste país, já se deslocou ao local e informe-se onde o futuro traçado está projectado para passar, é paralelo e junto da linha de Média Tensão da REN, esse bocas do Mendes Botas já verificou os prejuízos nos outros pomares, e falou com os restantes prejudicados, gente simples trabalhadora sem conhecimentos, para divulgar e ser ouvida sobre os seus problemas, que no fundo representam provavelmente na totalidade mais prejuízos, em termos de emprego e produtividade, dos tão badalados, devem pensar num todo, esse bocas já verificou os perfis e o impacto ambiental com as elevações do anterior traçado da variante, quando chegavam a uns sete metros e outros com bastante significado em várias extensões e os custos com esses trabalhos.
Assim estamos confrontados não com Engenheiros que penso que sabem fazer contas aos custos e realizar projectos, estudos e emendas alguns pequenos lapsos, evitando os erros grosseiros destes políticos de trazer por casa.

Anónimo disse...

Ainda vão mudar as pessoas do Siroco para o Hotel e os apartamentos vão virar habitação social,tal qual os postos de trabalho que o ria shoping iria criar,assim o hotel criou,tanto reclame para quê ?Façam café e detem-se.

Anónimo disse...

Mas o Mendes Bota foi para a Assembleia e voces falem, vao para os jornais, façam chegar a Assembleia nem que seja por carta registada com aviso de recepçao, para as comissoes parlamentares, mas e preciso e mexerem-se e nao e ficar parado, o M.Bota mal ou bem foi o que o PSD de OLHAO, nao faz, fazendo parte do PS e votando com o PS, para depois ter outros bonus ai e que esta o problema, mas o Santana esta a chegar, e hora de se dizer as verdades.

a.terra disse...

o comentados das 22:31 parece muito excitado, não se sabendo se é parte interessada no problema ou não. E porque não exigir uma discussão publica, onde as pessoas tenham oportunidade de colocar a sua opinião e seja feita uma ponderação das sujestões apresentadas com a obrigatoriedade de justificar a não aceitação das sujestões?
O comentador pretende desresponsabilizar a Camara das construções efectuadas em cima do traçado e confunde a faixa de protecção do traçado com o proprio traçado. A faixa de protecção é de 400 metros e deixa de existir logo que seja feita a estrada, pelo que nem todas as construções seriam afectadas, o que não significa que não violem o PDM.
Mas como digo, e seria coerente, tratando-se de uma alteração de um plano de ordenamento que houvesse uma discussão publica.

Anónimo disse...

Se o Sr.Alberto Almeida tivesse vergonha nem a rua sai diz ele ser do PSD, quando anda com os socialistas por todo o lado a comer e a beber vota junto combina tudo com o PS, a anos que e esta pouca vergonha, venha uns venha outros e sempre igual, daqui a pouco a eleicoes, la vao dizer o Leal vai embora isto vai ser diferente cada vez pior ja a um ano e meio que estao la e bem se ve a imagem do novo vereador de obras

Anónimo disse...

Voces estao todos enganados, se nao fosse o Apolinario o Leal nao era nada nunca teria chegado a Presidente e depois traiu o Apolinario pelas costas que e o que ele sabe fazer de melhor.

Anónimo disse...

o que é certo é que o Cacique com pretensões a Ditador do Francisco Leal violou o PDM por isso deve de responder por isso o resto é BALELAS.
A lei é para cumprir. e Francisco Leal não cumpriu a Lei.

Anónimo disse...

alberto almeida só é traidor porque há muitos traidores no psd em olhão a comer na mão do leal. o sebastião lebre foi um deles,mas há muitos mais.

Anónimo disse...

VARIANTE DE OLHÃO

Para o comentador das 22:50
Com que então eu e que estou excitado? e também acho graça na observação do meu interesse, pois é simples o que me preocupa são os jogos de interesses que certos grupos têm no traçado quanto ás possíveis urbanizações e não esquecendo a classe predominante e influente que reside na Urbanização do Brejo é do conhecimento geral.
O Sr ou a Sra é que demonstram imensa preocupação quanto ao novo traçado devem fazer parte dos interessados, então sou eu que devo exigir uma discussão publica, a meu ver desculpe lá mais uma observação infeliz, então desconhece que existe há mais de um ano uma comissão da pró Variante de Olhão, que se deu a conhecer a longo de todo o traçado, realizou várias reuniões com os possíveis prejudicados segundo as informações por aqui divulgadas, onde as pessoas tiveram oportunidades que se exprimir dizer de sua justiça, onde colocaram a suas opiniões, foram recebidas em Assembleia Municipal de Olhão e em Secção ordinária da reunião da Câmara Municipal de Olhão com toda a Vereação e pela informação que tenho a dita Comissão quando se deslocou á Câmara foi sempre acompanhada de muitos dos prejudicados, portanto não vale a pena dar sugestões ou lições, não tenho a certeza mas penso que a dita Comissão também foi recebida por várias vezes, pelas várias instâncias superiores com total responsabilidade no novo traçado, portanto a Comissão teve como grande preocupação trabalhar para minimizar os prejuízos, penso que esses elementos puderam responder às suas duvidas.
Olhe quanto á Câmara sinto-me tranquilo nem sou PS, e sou totalmente contra ao grande jogo de interesses instalado neste PAÍS, já pensou nisso?
Mas não deixo de compreender a sua observação quanto ás várias construções e não me considero confuso quanto ao traçado existente no PDM.
Vamos lá ser coerentes conhece bem o anterior traçado, já pensou no impacto ambiental, nos custos com os vários aterros e elevações e neste caso do novo traçado já pensou que estamos perante uma variante muito mais plana.
Olhe para lhe ser franco, eu é que não percebi o que quer defender se é a Urbanização do Brejo que é a mais provável a meu ver, se é a quinta de 50 hectares com os citrinos a morrerem lentamente, será já por falta de água na exploração ou a mesma já foi atingida pelo cloreto de sódio como aconteceu com a primeira captação ainda existente.

Anónimo disse...

Quem diz tanta barbaridade deveria ter coragem ou mesmo dignidade para se identificar……

joao disse...

barbaridade? dignidade? Não vi no seu, nem no meu a identificação.

Anónimo disse...

então é barbaridade dizer que o leal não cumpriu o traçado da variante já prevista no PDM há 15 anos?
pois até aqui não fizeram nenhuma alteração ao PDM naquela zona,ou estará todo o mundo enganado?
quem quer proteger o leal algum pato bravo amigo do regime e do ex vereador melinhe????

Anónimo disse...

o chico agora quer é energias alternativas e desviar a variante,para receber os envelopes pelo natal.o pai natal pode vir de frança.em tempos os envelopes de natal,veio de um supermercado onde nem o terreno estava em nome de quem o vendeu.

Anónimo disse...

parece que o vereador desxpulso do b.e. aprovou o desvio da variante,será verdade ou é mentira?

a.terra disse...

Parece que há confusão e da grossa em torno da variante. Vamos lá a ver que a Urbanização da Quinta do Brejo já existia quando foi aprovado PDM, não fazendo sentido vir agora pô-la em causa. Se mora lá o A, B ou C é o que menos interessa, pois não são essas pessoas que violaram o PDM.
Embora em muita coisa esteja contra Mendes Bota, não posso deixar de reconhecer que nalgumas tem razão, por muito que isso nos custe. Se Olhão cheira a merda, e é um facto, a culpa dele tem a ver com o manter da confiança politica na concelhia de Olhão do PSD, aí sim com graves responsabilidades no que se está passando.
O PDM existe desde 1995 e é composto por um regulamento e um conjunto de plantas, tais como a da Reserva Agricola, Reserva Ecologica, Condicionantes, Condicionamentos Especiais ou a Planta Sintese.
No Regulamento constam entra outras coisas as regras de edificabilidade para cada categoria e classe de espaços, bem como das suas interdições.
Para a zona de protecção da variante que, supostamente teria uma margem de 400 metros de largura estariam interditas quaisquer construções, o que como todos sabemos não foi acatado.
O PDM manteve, naquela zona, algumas areas sob a alçada da Reserva Agricola Nacional, desafectando desde logo o que entendeu ser necessario para a construção da variante.
Tudo o mais que se possa dizer a este respeito, é fantasiar, embora se admitam opiniões diferentes.
Logicamente que um tal processo traz inconvenientes e prejuizos para alguns e ninguem pode fugir a isso. Mas isto tambem mostra a falta de participação das populações no processo de decisão, e quando dão por elas vem todo este ruido.
Não se trata de um problema de aumento ou redução de custos financeiros da execução da obra, que seremos todos nós a pagar, mas mais de custos sociais e economicos de quem está na mira do traçado e suas alterações e sobretudo de transparencia em materia dos planos de gestão territorial, que no concelho de Olhão deixam muito a desejar.
E se Mendes Bota é criticado por querer repor a legalidade, já não se compreende que um certo vereador que dizia apontar o dedo à gestão socialista da Camara, dê o dito por não dito e queira agora, à força impor um alteração conveniente aos planos de gestão territorial. A seriedade politica não é compativel com a defesa de interesses pessoais ou de grupo, mas sim do colectivo, no respeito pelas regras estabelecidas. Podemos até não concordar com essas regras, e aí bater-nos-emos pela sua alteração. O protesto pela intervenção de Mendes Bota não tem pois fundamento, o que a ser aceite, se tradiziria na subversão do Regulamento do PDM, muito ao jeito de Francisco Leal. Se o vereador desalinhado até do seu proprio partido, comunga dos procedimentos de Francisco Leal e Alberto Almeida, então compreende-se porque razão lhe retiraram a confiança politica. Tal como no passado, em que só denunciava os casos em que lhe ficavam a "dever" dinheiro, tambem agora parece movimentar-se por razões obscuras, porque de outra não coisa não se trata, quando se defende a violação do PDM, tão abertamente. O que o fará correr desta maneira? Onde mora a transparencia senhor vereador?

Anónimo disse...

não foi esse vereador fez obras ilegais na vivenda do Vereador Alberto Almeida. nos pinheiros de Marim e calou-se.

Zé do Mar disse...

A Variante Norte de Olhão,já há muito que é devida!Todas as pessoas que vivem nessa area do nosso concelho que há muito têm as suas vidas presas a esses condicionalismos de se fazer ou não fazer a auto estrada, inicie-se de vez essa variante dô-a a quem doer, não deve ser por umas toneladas de laranjas, e uns interesses mesquinhos de alguns individuos que não se vai fazer esse benefício que irá melhorar toda a nossa região, o interesse da sociedade, deve sempre se sobrepôr ao interesse individual.
Eu concorde com o traçado actual, é claro que alguem tem de ficar prejudicado, mas não há outra maneira

Joao disse...

Sr. A.Terra, não sou de nenhum partido, e acho que estamos muito mal servidos de politicos em Portugal, e Olhão ainda pior, mas tenho a informar que o traçado e a alteração que o Deputado Mendes Bota fala está prevista no PDM dentro do corredor de protecção, e faz parte de projectos de construção da variante datados de 2000, ainda quando a CMO tinha esperanças de conseguir construi-la. Assim, não existe um novo traçado, mas sim um desvio a sul de 50 metros na zona da urbanização do Brejo que já estava previsto como alternativa. Se o PDM foi violado, acredito que sim, alias como tudo nesta cidade, cada pedra destapada encontra-se um buraco escondido pelo Sr.Presidente. É só procurar. Culpa da impunidade de que gozam estes senhores que governam...

Anónimo disse...

Moss ió Zé do Mar cada vez que abres a boca sai uma asneira. Que auto-estrada é essa que ninguem sabe.

Anónimo disse...

Não façam mais confusão,ou que está em causa na questão da variante é que o 1ºtraçado tem +-15anos,depois fez-se a alteração do PDM e aí surgiu novo traçado,e presentemente já há outra ideia sobre o mesmo traçado,mas isto tudo só por uma unica razão:É que entre uma ideia de traçado e outra e mais outra,a C.M.O. foi autorizando construcções sobre esses mesmos traçados,hoje este traçado sofre do zig-zag por esta razão,a questão que continua a colocar-se porquê da autorização de construcções,quando já se sabia por ia passar esta estrada?o EDIL MOR quando questionado pelos moradores afectados nas suas habitações em risco de demolição numa A.M. responde:QUE actualmente (naquela altura quase 1 ano)que era as ESTRADAS DE PORTUGAL QUEM SABIA DO TRAÇADO E COMO TAL A RESPONSABILIDADE NÃO ERA DA C.M.O.

DX

a.terra disse...

Ao João:
As imagens a que tive acesso do novo traçado da variante, flectem para sul, é certo mas não na zona da Urbanização da Quinta do Brejo. De qualquer das formas, parece-me curioso, que sr. tenha tido acesso a documentos que mais ninguem teve. É que tais documentos deviam ser do conhecimento publico e não de uso para alguns. Pode dizer-me como os obteve?

Zé do Mar disse...

Ao Anónimo das 21:43

Caro amigo que mesquinhês a sua, então não encontrou mais defeito nenhum?
então diga-me lá, se a proposta variante norte não é uma auto estrada, é o quê? é uma estrada sem autos? eu sei que está proposto tambem uma ecovia, e uma ciclovia mas isso são só adornos.
eu sei que sou um pouco maçador para os chico-espertinhos, mas eu gosto de ser assim...

Anónimo disse...

Moss ió Zé do Mar, para alem de asneiras és cá uma seca, faz favor. A mim oarece-me que uma auto-estrada tem pelo menos duas faixas em cada sentido, com um separador central e o que se prvê é a construção de uma faixa em cada sentido e sem separador, ou seja uma estrada normalissima, que pretende desviar do centro da cidade, o transito nos sentidos Faro-Tavira e vice-versa. E o que levou ao congestionamento da 125, está já a ser provocado com essa variante, com construções em cima dela.
Má porqê na fezerem uma estrada dentre da ria ca assim já na construiem?
Tena que dar um jeto nisso, ió Zé.

Anónimo disse...

Moss este Zé do Mar,deve é perceber de conquilhas !Na viriante não produtos da ria-formosa.

Anónimo disse...

O João calou-se. Um outro João, por acaso vereador, agora sem partido, anda muito calado. Porque será? Será do guaraná? O vereador João aprovou a alteração do traçado, essa é que é a verdade. Agora inventa-se uma alteração do PDM para justificar o que pretendem fazer na variante. É tudo mentira! E a ser verdade, digam lá em que ponto do PDM é que está essa alteração?
Quanto às comissões arranjadas pelo vereador João, valem o que valem; o homem até confunde Peares com Brancanes.
O vereador João até é capaz de vender a alma ao diabo para conseguir os seus fins.

Anónimo disse...

Vocês andem e andem ainda pôem o vereador sem partido a trabalhar para a Marques & Guedes, afinal a grande beneficiaria com a alteração do traçado. Quem há-de ver Joãozinho e Melinhe de braço dado. Bela dupla.

Anónimo disse...

ao contrario do que se fala aqui, o vereador que o be mandou passear votou contra o traçado, apenas ps e psd votaram a favor. se existem responsabilidades são o ps e psd que têm que explicar esta situação e o porquê de não mostrarem o novo traçado.