segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PSD questiona o desperdicio de dinheiro na Barra da Fuzeta

PSD Algarve lamenta «desperdício de dinheiro público» na barra da Fuseta

O PSD Algarve lamenta o desperdício de fundos públicos aplicados nas obras da barra da Fuseta que, cinco dias após a sua inauguração, foi encerrada oficialmente ao tráfego marítimo.

Os social-democratas algarvios irão questionar os ministros das tutelas face a este “desbaratar” de dinheiro dos contribuintes.

Realizadas no âmbito do Programa Polis da Ria Formosa, as obras de recuperação do cordão dunar e abertura de uma nova barra na chamada zona da Toca do Coelho, na ria Formosa, conjuntamente com o encerramento da antiga barra de acesso ao porto de pesca da Fuseta, estão orçadas em cerca de dois milhões de euros.

«A nova barra foi aberta à navegação no passado dia 25 de Novembro e foi oficialmente fechada ao tráfego marítimo apenas cinco dias após a sua inauguração, tendo-se revelado completamente ineficaz para cumprir o desígnio que se propunha», salienta o PSD Algarve, em comunicado.

Os social-democratas recordam «que a comunidade da Fuseta vinha alertando para a inutilidade das obras, sem que tais apelos tivessem merecido qualquer acolhimento dos organismos desconcentrados do Estado com competências de jurisdição, gestão e segurança do litoral».

Estas obras são, na opinião do presidente do PSD Algarve Luís Gomes, «um excelente exemplo de ineficiência, falta de transparência e de rigor na utilização de dinheiros públicos, bem como, da descoordenação na forma como atuam os organismos desconcentrados do Estado e os governantes que os tutelam».

Para o presidente dos social-democratas algarvios, «é absolutamente lamentável que o Estado tome a iniciativa de promover a construção de infraestruturas tão caras sem que, previamente, esteja convenientemente avaliado o risco e garantido que tais investimentos são absolutamente seguros e não autênticas formas de desbaratar o dinheiro dos contribuintes».

«Ninguém pode ficar indiferente quando foram literalmente jogados ao mar cerca de dois milhões de euros dos contribuintes e alguns dirigentes de serviços continuam a dizer-nos que o que aconteceu foi fruto do azar», disse ainda Luís Gomes.

«Este processo é, a todos os títulos, lamentável e espelha bem a forma arrogante, tão caraterística da Administração Central portuguesa, no modo de lidar com os conhecimentos e a participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão», acrescentou.

«Igualmente, a inimputabilidade dos dirigentes de serviços e de altos responsáveis políticos da tutela, com a qual não nos podemos conformar, sobretudo num quadro em que os recursos são tão escassos e os sacrifícios que o Governo pede aos portugueses é tão exigente como sucede actualmente», concluiu Luís Gomes.

À exceção do IPTM - Instituto Portuário e Transportes Marítimos que, três dias antes da abertura da barra, fez questão de salvaguardar a sua posição e chamar à atenção para a alta instabilidade natural daquele troço de costa, outras entidades com jurisdição na segurança e fiscalização marítima «arrogantemente ignoraram os reiterados avisos da comunidade piscatória para aquilo que acabaria por suceder».

Por isso, «com vista ao cabal esclarecimento de todas as questões relacionadas com o desastre financeiro e operacional da empreitada da nova barra da Fuseta, o PSD, através dos seus deputados eleitos pelo Algarve na Assembleia da República, vai pedir explicações aos ministros do Ambiente e Ordenamento do Território, da Agricultura e Pescas e da Defesa (tutela das capitanias de Porto)».

O PSD Algarve quer saber:

- Qual a razão para que a obra tenha avançado, sabendo-se de antemão que incidia numa área especialmente assinalada no POOC- Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António como sendo de elevada susceptibilidade ao assoreamento e galgamento oceânico?

- Quais os estudos técnicos que fundamentaram tais decisões dos dirigentes envolvidos no processo de adjudicação sem que estivesse garantida, à partida, a sua total eficácia em matérias de segurança marítima e respeito ambiental, conjugadas com a prossecução dos interesses da comunidade piscatória da Fuseta?

- Foi ou não efetuado Estudo de Impacte Ambiental ou Avaliação Ambiental Estratégica previamente à empreitada e, caso tenham sido dispensados, quais as razões que justificaram tal decisão?

- Como está o Governo a pensar resolver definitivamente a situação da comunidade piscatória da Fuseta e a precariedade do tráfego marítimo de embarcações na ria Formosa entre o canal da Fuseta ao mar?


Ler mais sobre este tema na edição impressa do «barlavento» de dia 16, no artigo «Universidade do Algarve nunca subscreveu intervenção na barra da

Fuzeta»Fonte: Barlavento Online


Nota do Olhão Livre: Parece qu a Valentina Calixto mentiu pois a Universidade do Algarve não sobrescreveu a intervenção na Barra da Fuzeta.
O PSD acordou finalmente! Depois de nós no Olhão livre estarmos fartos de questionar as obras na Barra da Fuzeta .
O PSD nacional, tem é de questionar o motivo que o vereador Alberto Almeida e a concelhia de Olhão, votam sempre a favor do PS em Olhão,e porque não fazem oposição credível há muitos anos.

13 comentários:

To Rico disse...

a valentina está tramada meteu-se em negocios escuros e agora está tramada.
se fosse num país a sério já tinha sido corrida e obrigada a indemnizar o estado das asneiras que cometeu,e continua a cometer.

Maria,S disse...

o ps é o unico partido que não vê mal nenhum na barra da fuzeta.
parabéns ao vosso blog pois foi o 1º a questionar essa obras,mal feitas sem estudos crediveis e a pedido do presidente da CMOlhão.

Anónimo disse...

do PSD local não é só o Dr. Alberto Almeida a votar sempre alinhado pelo PS é também o Dr. Abúndio que já segue a mesma cartilha

Anónimo disse...

O importante no meio disto, é encontrar uma solução rapida para os pescadores da Fuzeta poderem governar a vida e que seja compativel com o ambiente.

Anónimo disse...

parece que a valentina não quer é saber dos pescadores pois a barra da praia de faro está na mesma miséria e ela nada faz.
a valentina se calhar pensa que os pescadores não sabem escrever e assim não mandam envelopes recheados para casa agora pelo natal,ela e o leal são especialistas em envelopes.

a.terra disse...

O ICNB enquanto entidade gestora do POOC Vilamoura-V.R.S. Antonio e do POPNRF tem muitas culpas no cartorio. Aliás os seus responsaveis há muito que deviam ter sido demitidos. A negligencia é punivel, dizem eles, mas é para os outros. A negligencia deles fica impune.
Não há uma politica de defesa da orla costeira. Não queremos, nem pretendemos substituir-nos aos tecnicos. Mas o problema da erosão costeira não é um exclusivo nacional e já há muito que é estudado em paises como a Nova Zelandia, Indonesia, Brasil, Inglaterra ou a Grecia.
Dos estudos que nos chegam, no essencial são criados recifes artificiais, em mangas de areia, paralelos à linha de costa, com o objectivo de quebrar a energia das ondas, regulando-as e dando-lhes utilidade. Esta tecnica permite aumentar a mancha de areal, em largura que não em altura; contribui para o aumento da biodiversidade e ainda é utilizada para a pratica de surf.
As barras de areia podem ser fixadas com a adaptação da mesma tecnica, já que os recifes quebram a rebentação das ondas na linha de costa, e as "paredes de mangas" de alguma forma ficariam protegidas.
As autoridades portuguesas não agem, apenas reagem, conforme as circunstancias. Por agora acode-se e mal à barra da Fuzeta, deixando de fora a protecção de todo o cordão dunar das ilhas barreira, sendo previsivel o seu galgamento noutras zonas a começar pela Praia de Faro.
No fundo, o que está em causa é muito mais, é toda a Ria Formosa que está ameaçada de desaparecer se não for feita uma intervenção profunda. Não basta jogar areia; é preciso evitar que ela desapareça. O ICNB é uma das entidades que tem evidenciado mais negligencia nesta materia. Aliás, nem se compreende como existe, já que as CCDR tem a responsabilidade do ambiente. O ICNB é apenas mais um sorvedor de dinheiros publicos, com os celebres jobs para uma certa clientela. Daí que quando surgem problemas deste tipo, a atitude do ICNB é curvar-se perante o poder politico e aprovar tudo quanto lhe ponham pela frente.

Anónimo disse...

a CMO vai criar um empresa municipal de ambiente para resolver o problema da barra da fezeta.

Anónimo disse...

realmente a CMO vai criar a empresa municipal,AMBIOLHÂO,mas é para arranjar tacho para mais um socialista desempregado.
o mais engraçado é o socratese dizer que vai haver contençao de despesas e a CMO criar mais uma fonte de despesismo como são as empresas municipais.
mais engraçado ainda é o PSD nacional ser contra essas medidas e o vereador Alberto Almeida do PSD aprovar a criação da AMBIOLHÂO.
vai dia 23 a aprovar na Assembleia Municipal e tudo indica que o PSD vai aprovar como faz em tudo.
Alberto Almeida a voz dos traidores na CMOlhão.
será que o chefe do PSD no0 Algareve sabe o que se passa em OLHAO????? mas como lê o Olhão livre se não sabe fica a saber,que o PSD não faz oposiçºao ao ps em Olhão antes pelo contrário não se sabe onde começa o psd e termina o ps tão amigos «que eles são-

Anónimo disse...

O Luis Gomes, devia era questionar-se, como é que o alberto almeida anda há tantos anos a votar ps,e dentro do psd ainda tem credebilidade.O luis gomes é como o mendes bota.o que eles querem é que o alberto almeida lhes garanta o tacho,vai-te embora malandro,pensas tu nos pescadores da fuzeta?ta´-se mesmo a vÊr que sim.Rogério Pinto um psd atraiçoado pelo prof Alberto

Anónimo disse...

E que tal um E-Mail para o grupo parlamentar do PSD ?e outros ? Denunciando toda esta trapalhada da barra da Fuzeta,e já agora uma vez que o PS nos obriga a grandes sacrificios retirando salarios e prestações sociais,assaltando as parcas economias dos Portugueses,porque não saber até que ponto a C.M.O. se pode endividar mais,segundo consta o buraco já vai em mais 30 milhões de euros.Então aonde está os 87 milhoes de euros da SOC.POLIS ? cujo presidente da camara faz parte da administração.Quem solicita as contas da SOC.POLIS ? Os Portugueses têm o direito de saber aonde foi gasto tanto dinheiro repito 87 milhões.Como isto não bastasse vai de criar uma nova empresa municipal,para se poderem endividar mais e tapar buracos dos orcamentos das outras empresas municipais.Não me vão dizer que gastaram tanto milhão em sopa para as crianças subnutridas.
Aonde está a oposição que tem aqui matéria suficiente que careçe de esclarecimento.Será só o vereador do PSD que vota sempre PS ?E cadê do resto ?Os maiores cegos,são os que não querem saber ou vêr !Vá lá que ainda existe o Blog OLHÃO-LIVRE,senão estariamos mais analfabetos politicamente,ou então já estavamos enterrados na areia da Fuzeta que custou 1 milhão,e não sabiamos de nada.

Pimpão-Fuzeta

Anónimo disse...

toma lá e embrulha ó leal pinas d. quixotes de lá pinocas,vocês querem é tacho

Fare é Fare disse...

barra mas qual barra? pode-se chamar uma barra a um burraco que só permite a entrada de embarcações de muito pouco calado na praia mar???
de maré vazia nem de kaiaque se passa lá.
E essa engenera não se demite,nem ninguém a a mete no olho da rua depois de esbanjar 1 milhão de euros ao erário publico,com o fecho de uma barra funda e de abrir uma nesga de agua,a que ela e os comparas como o Francisco Leal pomposamente fizeram a inaguração dessa burrice.
mas numa republica das bananas é assim. os incompetentes são premiados.e continuam a gastar o dinheiro que dizem fazer falta.

Anónimo disse...

Toda a gente tem visto o trabalho do Luis Gomes e sabe o que ele tem feito de bem, acho muito bem ele ir para a frete com este assunto do POLIS, porque e um assunto muito grave, que as populaçoes tem que ver esclarecidos, e onde estao os trabalhos feitos nas praias e nas barras que ninguem ve, e urgente a populaçoes irem as assembleias inclusive a Lisboa saber o que se passa com este POLIS