sábado, 11 de dezembro de 2010

RIA FORMOSA; BARRA DA FUZETA


Os pescadores da Fuzeta andam revoltados e com razão, porque a barra aberta pela natureza no vendaval de Março passado, oferecia melhores condições que a aberta artificialmente, a pedido de Francisco Leal, presidente da CM Olhão e executada por Valentina Calixto, presidente da Sociedade Polis Ria Formosa.
Sendo certo que a localização da barra é importante, mais importante é resolver o problema da barra que impede os pescadores de trabalhar, afectando toda a acomunidade da Fuzeta.
Depois de gastos cerca de um milhão de euros numa intervenção, sem projectos e tecnicos responsaveis e assente apenas numa decisão politica, está na hora de demonstrar que a barra pode ser fixada, em condições de segurança para a navegabilidade e sem colidir com o ambiente.
O esquema apresentado, consiste no enchimento de mangas com areias dragadas, sobrepostas em degrau, desde a Linha do Baixa Mar da Maior Maré Viva até cerca de um metro acima da Linha do Preia Mar da Maior Maré Viva. Para além de evitar o deslizamento das areias para o canal, a sua forma em degrau reduziria o impacto da rebentação em situação de vendaval. A configuração em funil tem como objectivo o aumentar da pressão da corrente de vazante, com vista a evitar a acumulação de areis no canal. A Barra Faro-Olhão começou com uma cota de fundo de -15mZH e hoje ronda os -50mZH, sem nunca ter sido dragada, e isso deve-se à sua configuração, que faz aumentar substancialmente a corrente de vazante.
Contrariamente ao que defende Valentina Calixto, a barra antiga deve manter-se e ser objecto de intervenção semelhante, com o funil invertido, o que permitia uma maior renovação das aguas na Ria Formosa.
A relação custo-beneficio, seria altamente vantajoso para a comunidade piscatória da Fuzeta e familiares e a Ria Formosa agradecia.
Nos comentarios deste post apresentarei alguns links, sobre temas relacionados com a erosão costeira e que ajudarão à compreensão do alcance das medidas que defendemos.

29 comentários:

Tó Rico disse...

Então e como é que depois se recebia as comissões de andar sempre a fazer obras à pressa baseados em estudos duvidosos que não tem, em conta os vendavais?
Diz a Valentina que a barra areou por causa dos vendavais, mas não sabe a Valentina e os outros experets todos, que há vendavais sempre que a natureza quiser?
essa proposta do autor do post tem cabimento basta que as autoridades queiram resolver o problema dos pescadores fazendo essa intervenção onde a natureza abriu a Barra em Março deste ano,pois esse é o melhor local e já tem fundo suficiente do lado de dentro da ria. e os prédios que estão dentro de agua não sofrem nada com isso.

Manuel João disse...

O concurso da marina que foi gamho pelos ilustres e jovens delfins da nossa terra foi impugnada, lá se foi mais um lugar que o Leal poderia ir após ter levado com os pés das águas de Algarve., ninguém o quer em lado nenhum. Então com o dinheiro que a CMO deve ás aguas do Algarve o rapaz queria ir mamar para lá. Vai fazer uma empresa municipal ás pressas para passar a divida das águas do algarve para essa empresa para ter capacidade de endividamento para a CMO pedir algum emprestado á banca , pois nem um botão lhe emprestam actualmente.Nunca mais se ouviu lado da requalificação daquela zona que vai do clube naval até á rotunda que seria finaciada pelo programa POlis e a zona poente da marina, porquê??? Será que a CMO teria que entrar com algum para um fundo de Compartição do Polis e não o fez???

Atente disse...

Os pescadores da Fuzeta exigem medidas concretas que lhes permitam uma barra com condições de navegabilidade e segurança. Boicote às próximas eleições presidências e travar o acesso à ilha da Fuzeta no Verão são formas de protesto na calha.



“Nem embarcações pequenas conseguem passar agora por ali”, relata ao Observatório do Algarve João Romeira, pescador e um dos interlocutores junto dos técnicos da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, que monitorizam a nova barra da Fuzeta, inaugurada a 26 de novembro e que assoreou parcialmente a 2 de dezembro.



Os pescadores locais dizem-se cansados de promessas e assumem-se dispostos a ações mais enérgicas caso as autoridades competentes não lhes apresentem soluções concretas.



A primeira medida de protesto é já nas eleições presidenciais, marcadas para 23 de janeiro.

noticia tirada do blog tempo no algarve e em olhão.

Anónimo disse...

Bom dia,não sei por onde começar,tal a minha estupefação com esta crónica do A.Terra.Vamos ficando a saber que o homem é mais que eng,mais que arquiteto,mais que doutor,agora é eng hidraúlico.Então tu não consegues vêr que a barra da fuzeta não tem nada a vêr com a barra do farol,qual 15m qual 50m qual carapuça queres levar as pessoas ao engano?antes fala de coisas que se percebam.Todos sabemos que a barra da fuzeta não é navegável e que o que se fez provém de um estudo da união europeia,não foi feita a obra só porque a valentina e o leal quiseram.Luciano

Anónimo disse...

a cmo já gastou o dinheiro do polis na barra da fuzeta.

a.terra disse...

Ò Lucianito, se não fosses tão asno quanto um tal João de Sousa das bandas de Faro, não vinhas aqui zurrar sobre coisas que desconheces. Não há qualquer estudo da União Europeia. Existe sim um estudo da UALG que não foi tido em conta.
Já agora outra coisa Raulito nada serve para te esconderes, por mais pseudonimos que inventes. Conheço bem a tua faceta de quereres deitar abaixo os teus ex correlegionarios, mas não é assim que vais consegui-lo.
Com tanta esperteza e conhecimento que tens destas materias porque não apresentas uma sugestão que possa resolver o problema?
Pela parte que me toca, para alem de manter tudo quanto disse, não vejo qualquer inconveniente em apresentar sujestões que possam ir de encontro aos interesses dos pescadores.
Os indicios de insanidade mental revelados na tua escrita e na do João de Sousa são semelhantes.

Anónimo disse...

E lá continuas tu com a tua sabedoria,qual estudo da ualg,o estudo que existe é um estudo da UE,que tu desconheças, até aceito, porque desde o começo deste blog que tens demonstrado falar de barato,mas não digas mais disparates e reconhece que não dominas este tema.LUCIANO -- por favor não me confundas com ex camaradas teus

Dias Fernandes disse...

Mó ó Manuel João atão tu não sabes que 50% da agua consumida pelo municipio de olhão ás Aguas do algarve não é cobrada, por isso a divida é tão grande , agora o pencudo todo ditador vai subir o preço da água, e quem paga é o mexilhão. O que seria normal era perder 10% pela tubagem, mas aqui é 50% deve ser as tubagens que devem ser feitas de papel.Este problema não é recente rola há mt e que fazem??? sobem a aguá.Tem pai que é cego

Anónimo disse...

ESSE LUCIANO É DE SEQUEIRO, E DE LIQUIDOS, A UNICA COISA QUE PERCEBE É TRANSFORMAR UMA BOA BEBIDA, NUMA CARA MIXÓRDIA.

Anónimo disse...

olha luciano,não sei se sabe onde ficsa a barra de faro olhao,nem se alguma vez saiu essa barra,mas ela tem na saida no lado de faro 50 metros.quando era para ficar com muito menos.quem te está a infromar é uma pessoa que quase todos os dias sai essa barra.

Zé do Mar disse...

Mais uma vez venho trazer aqui o que penso ser a solução para a Fuzeta; em vez de andarem a gastar dinheiros publicos, a abrir e fechar barras, peguem nessa areia toda, e ponham-a em cima da praia dos tesos ficamos com uma praia linda, e os pescadores, ficam com o caminho todo aberto para o mar alto. será assim tão dificil compreender que essa nesga de mar só estorva?

Anónimo disse...

Quem me pode informar o que estao dizendo sobre o concurso da Marina?e s tabem da nova empresa municipal,entao nos outros concelhos estao a acabar e a fundir-se para abar-se com as despesasa e ai em Olhao vao se criar mais, isto e que e um concelho rico.

Anónimo disse...

Mo na Fuzeta ja toda a gente percebe de barras toda a gente é formado em erosão costeira e barras só a pratica não serve para superar a natureza.Querem pedras vão ver o que está a acontecer na costa da Culatra depois da construção daquele molhe para defender o farol as placas do campo dos fuzileiros já foram todas engolidas nos ultimos 4 anos o mar já levou mais de 20 metros.O que seria de toda a ilha de Tavira?

ol disse...

De vez em quando aparece, pora qui, um jumento, a zurrar, que se dá pelo pseudónimo de Luciano. Este asno não sabe qual é a profundidade da barra e vem aqui só para confundir as pessoas. Naturalmente as soluções para a barra da Fuseta não são fáceis. Por um lado há que criar condições, com um mínimo de segurança, para que os profissionais do mar possam continuar a assegurar a sua actividade, isto é, dar-lhes uma barra em que possam sair para a faina sem que haja o risco de caírem num cemitério como lá está. Por outro lado há que ponderar os efeitos nocivos que se podem criar com uma solução menos pensada.
O que é facto é que o estudo do LNEC só estará concluído lá para o final deste mês.
http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=46160
Para o erudito asno aqui vai mais um link. Pode ser que na sua escassa inteligência consiga absorver mais algum conhecimento.
http://w3.ualg.pt/~jdias/GESTLIT/papers/03_SMPB.pdf

http://w3.ualg.pt/~jdias/JAD/papers/xOP/04_Humedales.pdf

Bem, nós temos isto e você, seu asno, o que é que nos apresenta como alternativa? Indique lá esse estudo da UE...

Anónimo disse...

O açúcar está a ser racionado nos supermercados portugueses, avnaça o Diário Económico. O jornal explica que cada cliente só pode comprar três quilos nos Modelo e Continente e no Minipreço só duas unidades.
O açúcar está em falta nos supermercados nacionais. Por isso, está a ser racionado. Na origem desta escassez está a falta de matéria-prima, facto que leva as empresas de produção a não refinarem açúcar, explica o jornal.

Os hipermercados Modelo e Continente só permitem a compra de três quilos de açúcar por cliente. O Minipreço vai mais longe e só deixa comprar duas unidades de açúcar por pessoa.

O jornal explica ainda que esta escassez deverá agravar-se na época do Natal, altura em que os portugueses consomem mais açúcar. O racionamento tem o objectivo de prevenir a ruptura total do prdoduto.

SOL

a.terra disse...

Ó Lucianoraulito para que fiques sabendo um estudo recomenda mas não habilita à intervenção; para isso é preciso um projecto que incorpore as recomendações. Ao contrario de ti, tenho trocado correspondencia com a UE a proposito deste tema e o que me respondem é que questionaram as autoridades portuguesas, que fugiram um bocadinho à verdade; no minimo omitiram. Quanto a estudos da UE que tu falas não existem, logo és tão trapalhão quanto esta gentalha.
Vê se deixas de fazer jogo duplo que isso não te leva a lado algum.
E quando quizeres desdizer os outros vê se fundamentas o que dizes, porque tudo quanto digo posso demonstrar, ou já estaria bem entalado.
Meu catavento de meia leca!

Anónimo disse...

Este Luciano deve ser o Pavarotti
ressuscitado,acredito neste Luciano mas se fosse a cantar alguma obra lirica de fazer inveja a outros tenores,agora armar-se em Luis de Matos e tirar da cartola "Estudos da EU sobre a barra da Fuzeta "só pode ser um numero de circo,puro ilusionismo.
Hó Pavarotti, a arte da influência ensina-nos,que a capacidade de influenciar os outros,começa dentro de nós.

DX

R:COSTA disse...

o terramoto pelo que vejo no desenho tens dois esquemas diferentes de embucadura num estreita na saida outro alarga na saida afinal qual é o cert?'' pelo que sei sera o de estrito na saida ....
mas falas facil pois nao percebes muito do que falas .... já viste algum estudo de uma barra assim?

isso sao obras de grande manutencao .... nem imaginas....
so te digo que não durava um inverno (bem mas esta durou uma semana) por isso ja era bom mas se viste algum estudo podes divulgalo porque não deve ser bem assim como falas snao ao dragar naturalmente iriam faltar alicerces as mangas..... sem mais R.C:(mas nao sou raul hehehe)

a.terra disse...

Ao cretino J.P. que se faz passar por RC tenho a dizer que o 1º exemplo seria o da barra mais perto da Fuzeta e o 2º na barra antiga, mas tu construtor e que és mais entendido nessas materias bem podias avançar com uma sugestão, e talvez conseguisses fazer a obra.
De qualquer das formas devo lembrar-te que em epoca de cheias, essa tecnica é utilizada para evitar inundações, formando diques, que salvaguardando as diferenças bem podiam ser utilizadas; obviamente que as mangas teriam de ter tamanho bastante acima dos sacos. Se tiveres um saco com 2.5x10x0,4, obyens 10m3 de com areia molhada te dará de 15 a 20 toneladas. Vê lá se o vendaval não as levava com tanta facilidade.

r.c. para a.terra disse...

o terramoto volto a dizer que nao me escondo atras de nada assino R.C. porque me chamo rui costa e olha que ja tenho muitos anos de engenharia.....

Anónimo disse...

Ai Carlinhos, Carlinhos. como vai o negoice das ostras e dos remedios, força camarada que isto para as bandas do PS as sondagens estao mal, so se depois fores outra vez para o CDS

Anónimo disse...

Tenham calma que vem ai tantas mas tantas novidades, que as vossas bocas vao ter dificuldade em fechar.

a.terra disse...

Ó RUI COSTA o ter muitos anos de engenharia não significa ter razão, mesmo numa area que é a sua. Não apresenta alternativas, nem diz as falhas da ideia apresentada. Como ponto fraco apenas apresenta custos de manutenção sem os definir. Gostava que aprsentasse uma ideia (que não um projecto, obviamente) que por um lado dê estabilidade à barra mas que fosse ambientalmente aceitavel, isto é que não crie problemas ambientais irreversiveis.

Anónimo disse...

Estes Engºs percebem é engenharia
dos euros com ajustes directos.



Pimpão Fuzeta

OL disse...

Parece-me haver um mal entendido que se prende com os desenhos. Penso que o desenho com o lado mais fechado para fora, é o que corresponde à nova barra, por forma a que a corrente ganhe pressão e faça com que não se acumulem areias na entrada da barra. O outro desenho corresponderá à barra antiga e a sua configuração, com a parte mais larga para fora, é por forma a água entre com mais facilidade na ria. Bem, quanto à utilização dos sacos de areia, eles tem sido utilizados como recifes artificias. É certo que tem sido na mira de provocar ondas mais propícias ao surf mas também não é menos verdade que esses recifes impedem que a rebentação se dê em cima da praia e por isso com menor erosão costeira.
Nestas coisas não há sistemas infalíveis. Certo é que todos já esperavam o mau resultado das obras levadas a cabo. Pode não ser a solução mais viável, mais correcta mas é uma sugestão e válida.
De um modo geral temos o mau hábito de desdenhar as inovações. Quando os japoneses chegaram a Olhão para montar a armação do atum, muitos dos "velhos lobos do mar" achava, ridiculo utilizar-se sacos de areia para "fundear" a armação. O que é facto é que ela aí está a funcionar e a "inteligência" portuguesa ainda anda a ver como param as modas.
Talvez o "post" não esteja bem explícito, talvez os link's não dêem a idéia do pretendido mas não deixa de ser uma idéia válida e provavelmente com muito menos custos do que aquilo que já se gastou e menos do que aquilo que se preparam para gastar, apesar da disponibilidade de todos os engenheiros à disposição da ARH. No meio disto tudo estão os pescadores que são quem mais sente, na realidade, o problema.

Anónimo disse...

Vai começando a mexer,o SANTANA LOPES esta a chegar.

R.Costa disse...

a.terra pois eu inflismente não m posso alargar neste assunto pois estou envolvido num estudo que prevê a criacao de dois molhes empedrados que apesar de admitir serem menos esteticos tem uma manutencao reduzida e a "garantia" de uma barra "vitalicia" tal como a barra nova(farol) a sua ideia dos sacos nem eu tive (parabens) mas ai corre o risco de nao ser feita a manutencao e acabar por ter uns sacos espalhados no mar e por não ser uma construcao fixa corre o risco de passado uns anos um novo "polis" querer fecha-la e quanto a esse esquema da embucadura conica tem mais que lhe diga pois necessita que a remocão das areias na vazante seja identica á acumolação na enchente (corre o risco como a do farol que já se estuda o reforço do molhe poente devido a falta a areias"ai isto era segredo")para que haja um equilibrio da cota mas já que vc teve esta ideia porque não deslocar-se a uma equipa de engenharia e fazer um estudo (basico) e ai pode apresentar uma contra proposta e pelo menos evita a prossiguicao da obra em curso que pelo que sei será de sugar as areias e colocalas no cordao dunar (na zona onde o mar abriu a barra)o que resolvera por ums meses se tanto... aconcelho a efectuar um estudo "basico" e não tenho a minima duvida que seria aceite mas só com uma barra pois nunca pode ter duas porque ai haveria concorrencia e não gerava essa tal corrente de limpeza .. sou sincero é uma proposta muito boa mas devido a motivos profissionais nao posso avancar tente com algum colega meu...
cumprimentos R.Costa

ol disse...

Ao R. Costa:
A utilização dos sacos de areia tem mais a ver com a questão ambiental. Claro que nunca será uma solução duradoura como blocos de betão. O problema é que com os blocos de betão, é natural que mais a nascente a ilha venha a sofrer problemas de erosão, tal como aconteceu em Quarteira, Vale de Lobo, Praia de Faro e até mesmo na Costa da Caparica e noutras praias onde foram aplicados. Não sendo ambientalista, mas sim com preocupações ambientalistas, o desejável é uma solução equilibrada que minimize os efeitos de erosão costeira e ao mesmo tempo assegure a navegação. A solução não é de fácil consenso, é certo, sendo que todos nós devemos contribuir para que se procure um consenso o mais alargado possível, que, pelos vistos, com a ARH é que está fora de questão.

Anónimo disse...

A ARH e a sua presidente, quer é obras grandes,e à pressa, para receber envelopes,pelo natal