quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PCP questiona governo sobre a nova barra da Fuzeta

O Partido Comunista Português, através do deputado João Ramos, questionou o governo sobre a nova barra da Fuzeta, que dias depois de ter sido inaugurada, no final de Novembro, foi fechada devido ao seu assoreamento.

A comunidade piscatória da Fuseta criticou imediatamente a obra, alertando que se não fosse dragada constantemente o inverno eliminaria a obra e as previsões de assoreamento confirmaram-se dias depois, impedindo os pescadores de irem para a faina.

No dia 9 de dezembro, a presidente da Sociedade Polis Ria Formosa admitia, por seu turno, que a barra nova da Fuseta só estava operacional “em maré média a alta”, mas assegurava que assim que o mar o permitisse as areias da nova barra seriam removidas.

“Durante os temporais do passado inverno abriu, naturalmente, uma barra junto à Fuseta, no entanto, na construção da nova barra não foi escolhido nem esse local nem o da barra antiga que se encontrava em funcionamento. Pouco tempo depois de ter entrado em funcionamento a nova barra estava assoreada não podendo ser utilizada”, refere no seu requerimento o deputado comunista.

João Ramos acentua que, “neste momento a solução é, para os pescadores, uma incógnita estando os mesmos impedidos de chegar ao mar em condições de segurança, utilizando a antiga barra mas apenas em determinadas condições”.

O deputado do PCP dirigiu assim seis questões ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território: “O que levou a que a solução anteriormente existente, assim como a apontada pela natureza, fossem recusadas em favor de uma nova localização para a barra?; Qual o valor total da intervenção efectuada na nova barras da Fuseta?; O que está previsto para resolver o problema agora existente?; Quanto custará essa intervenção?; Está prevista algum inquérito, ou outro processo similar, para apurar responsabilidades quando ao sucedido?; Para quando podem os pescadores esperar um acesso em condições ao mar?”
Este artigo foi retirado do Região Sul - Diario online
Já por diversas vezes abordámos este assunto e voltaremos sempre que surjam situações que o justifiquem, como esta intervenção do deputado do PCP. Como se depreende da interpelação, tudo quanto dissemos foi pouco e o assunto está longe de se esgotar.
Cabe aos pescadores, manterem a pressão sobre a Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa e contem com o nosso apoio para a divulgação da sua justa luta.

11 comentários:

Anónimo disse...

A valentina calixto está-se a cagar para as vozes dos burros que só sabem refilar.
a Valentina fechou a barra que a antureza abriu para segurança dos turistas.
fez ela muito bem pois o que a fuzeta precisa é de turistas para comprarem os apartamentos que estão vazios.

Anónimo disse...

o que a valentina quer é fazer quanto mais obras melhor,pois assim é que recebe os envelopes do pai natal.

Anónimo disse...

mom ió josué e tu na dizes nada????
ma que rai dome és tu???
o leal deu-me um pontapé na peda.
e nã pose sair a barra. mã que ai dome és tu????

Anónimo disse...

porra por vezes falam mal do pc e agora publicam as noticias do pc.ma que rai de politica defende o vosso blog?????

Anónimo disse...

A DªValentina é a parte visível do sistema. Quem lhe dá cobertura? O CENTRALÃO e algo mais profundo, porque assim parece. De prepotência, hipocrisia e arrogância gratuita dos seus serviços no contacto com as populações, a leviandade nas decisões técnicas e gestão do dinheiro público, pergunta-se: quanto tempo mais?

Anónimo disse...

Ao comentador das 23:57 para lhe lembrar que as criticas, num determinado contexto ao partido A, B ou C, não significa que não tenhamos pontos de convergencia. Tudo depende do contexto. Ora podemos estar a favor como poderemos estar contra. Isto é valido para todos. Diga-me lá que partido não tem gente boa e o que não tem gente má?

Lima disse...

Este caso, não vai ter a importância que merece, enquanto alguem com peso dentro da politica,não interferir, O partido comunista, devido às suas teorias pouco ortodoxas, e excessos do passado, não tem qualquer influencia na politica actual,é mais como "O BOBO DA CORTE" ninguem lhe leva a sério. Mas o facto, é que alguem deveria analizar cuidadosamente o que se passou, porque deitar ao mar um milhão de Euros dos contribuintes, é coisa que não se deveria perdoar.

Anónimo disse...

a Valentina está a esta hora a abrir os envelopes-do pai natal espanhol e holandês.

Anónimo disse...

23 de Dezembro, 2010Por Graça Rosendo
A descoberta foi feita pela Inspecção-Geral de Finanças numa auditoria já enviada à Procuradoria-Geral da República.
O Presidente do Conselho de Administração dos CTT, Estanislau Mata da Costa - que se demitiu no final do mês passado, sem ter terminado o mandato - recebeu, durante cerca de dois anos, dois vencimentos em simultâneo: um pelo cargo nesta empresa, de cerca de 15 mil euros, e outro correspondente às suas anteriores funções na PT, de 23 mil euros. E isto apesar de ter suspendido o vínculo laboral com a PT.

A descoberta foi feita pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF), na sequência de uma auditoria realizada após denúncias da comissão de trabalhadores dos CTT sobre actos de alegada má gestão na empresa. Segundo soube o SOL, o Conselho de Administração da empresa terá recebido o relatório preliminar desta auditoria no dia 29. A demissão de Mata da Costa foi anunciada no dia seguinte e justificada pelo próprio com «razões exclusivamente do foro pessoal e familiar».

A IGF classifica esta acumulação de vencimentos por parte de Mata da Costa - num valor mensal de cerca de 40 mil euros (ao todo, um milhão e 575,6 mil euros recebidos entre Junho de 2005 e Agosto de 2007) - como «eticamente reprovável, ainda que possível do ponto de vista legal». Ainda assim, a IGF decidiu encaminhar o caso para a Procuradoria-Geral da República, por ter «dúvidas quanto à legalidade» da situação.

Segundo o relatório preliminar da IGF, a que o SOL teve acesso, Mata da Costa, que era quadro da PT, foi nomeado para presidir aos CTT em Junho de 2005. Mas, em vez de se desligar desta empresa, fez um acordo de «suspensão do contrato de trabalho, embora estranhamente sem perda de remuneração».

graca.rosendo@sol.pt

Tags: CTT, Sociedade Imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Comentar
Partilhar
7337 visitas


41 Comentários Os comentários estão reservados a utilizadores identificados: Login | Connect



Bastu
24.12.2010 - 14:14 denunciar

Quando era jovem tive um emprego em que o “guarda-livros” lá da casa, era um dos chefes da repartição fiscal…

Mas também nunca fomos inspeccionados, nem seriamos enquanto ele fosse o nosso “chefe das finanças”…

Estes senhor não tinha dois empregos, mas aí uns 9 ou dez o que nessa altura também não devia de estar “fora-da-lei” (?)…

PS: O Presidente do Conselho de Administração dos CTT, Estanislau Mata da Costa, lesou moral e eticamente o seu cargo como chefe da PT e dos CTT… não compreendo, como é possível cá no burgo, todas estas artimanhas de abutres, conseguirem resistir às nossas leis e serem vistas como a coisa mais natural do mundo!...
cevaso44
24.12.2010 - 14:02 denunciar

Nenhuma lei impede alguém de ter dois empregos.
E até dou muito valor a quem PRECISA e o faz.
Não é esse o caso. Ele não terminava um para começar outro.
Sem trabalhar mais uma hora que fosse, recebia pelo emprego que tinha e por outro que "teve". E não era o salário mínimo, eram 23000 euros.
Isto só tem um nome : ROUBAR. Ponto final.
Bastu
24.12.2010 - 14:00 denunciar

Quando era jovem tive um emprego em que o “guarda-livros” lá da casa, era um dos chefes da repartição fiscal…

Anónimo disse...

Na ultima Assembleia Municipal o presidente da Junta de Freguesia da Fuzeta mostrou-se escandalisado com o "aproveitamento" politico em torno da barra da Fuzeta. Ninguem da oposição, foi capaz de responder à letra. Quer dizer que o somatorio de asneiras feitas pela Polis a pedido de Francisco Leal ainda deve merecer da parte das entidades envolvidas o auto-elogio. Assim vai o partido dito socialista, até na boca dos seus mais pequenos dejectos.
Quando nos livraremos desta praga?

Anónimo disse...

Ao LIMA 24.12.2010 11.06

Caro Lima,Portugal é governado há mais 30 anos sempre pelos PS/PSD/CDS,estes tres partidos fizeram não só os comunistas como bobos da corte,mas todos os Portugueses,sim é isto mesmo,mas criaram uma percentagem expcional,que são chamados de PARASITAS do sistema os BOYS,os YES-MEN de F.LEAL ou José Socrates que é aonde voçê se insere,se quiser por outras palavras chama-se Lambe-Botas do sistema.

DX