quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Especies exóticas no Algarve! O IPIMAR sabe disso????

O risco da invasão japonesa

D.N. 14 Novembro 2010

› Para já é apenas um sinal de alerta. Mas a estratégia de recuperação da ostra portuguesa no Sado pode vir a esbarrar com a proliferação da Crassostrea giga - exemplar do Japão - nos estuários nacionais. Nos bancos naturais da costa algarvia já é maioritária. É que os produtores franceses, confrontados com elevada mortalidade da ostra giga - espécie mais resistente e rentável -, deslocalizaram a produção para Portugal. Esta 'invasão' torna a guerra pela sobrevivência da Crassostrea angulata mais incerta.

Há anos que se alerta para esse grave problema, que junto com a poluição na Ria Formosa são o maior risco para a sobrevivência dos mariscadores e viveirista e pescadores na Ria Formosa as autoridades essas fecham os olhos, até quando???

8 comentários:

Anónimo disse...

É pá não tenham receio que a ostra japonesa é boa que se farta! eu já papei umas quantas, e é melhor que a Nacional.

Anónimo disse...

Esta é boa,primeiro é a fome agora é o excesso de ostras,então aonde fica a fome?JoaodeOlhão

Anónimo disse...

Do João de Olhão aos camaradas da Ostras Formosa não vai diferença alguma. O problema das ostras japonesas é que transportam uma alga que se desenvolve muito rapidamente e tem vindo a afectar a flora daRia. Se não forem tomadas medidas a medio prazo poderemos ter problemas com a biodiversidade na Ria. Há que fazer negocios, mas há tambem que acautelar o futuro da Ria.

Anónimo disse...

em1ºlugar é proibido por lei fazer cultivo de qualquer espécie exótica dentro do Oarque Natural da Ria Fomrosa.
porque as espécies exóticas competem com as nativas e fazem-nas desaprecer.
em 2ºlugar essas espécies exóticas vindas de frança traspoRtam com ela um virus que desbaRAtatou as ostraS EM FRANÇA E QUE PODE ALASTRAR A TUDO O QUE SÃO BIVALVES NA RIA FORMOSA.
QUEREM MAIS MOTIVOS PARA PROIBIR O CULTIVO DE OSTRAS EXÓTICAS DENTRO DA RIA FORMOSA?
SEI QUE A CMO QUER ENTREGAR BATELADAS DE EUROSPARA A INTRODUÇAO DESSE PERIGO NA RIA FORMOSA,ENTÃO E A DEFESA DA 7 MARAVILHA DA NATUREZA???
OU POR CAUSA DOS VEREADORES CARLOS MARTINS E ANTONIO PINA SERM DONOS DE UMA EXPLORAÇÃO DE OSTRAS EXÓTICAS NA RIA FORMOSA É RAZÃO PARA ESSE NEGOCIO SER LEGAL?
E SERÁ QUE NÃO VAI TUDO PRESO???

ostras exóticas? disse...

ostras exóticas isso não existe é tudo invenções de alguns loucos.

Anónimo disse...

todo o mundo sabe que as ostras que trazem da frança para cá estão com problemas que podem afectar não só as ostras mas toda a actividade económica da ria pois o virus pode sofrer uma mutação e afectar os bivalves todos mas autoridaDES FECHAMOS OLHOS.
ATÉ QUANDO??

Anónimo disse...

as associações de produtores não existem e quando existem, não defendem o interesse do colectivo das pessoas, defendem sim os interesses dos tubarões.

Anónimo disse...

Claro que o IPIMAR sabe o que se passa, mas o IPIMAR está ao serviço e a defender quem?Fiem-se nas aparências e depois gritem nomes de ruborizar virgens.