sábado, 4 de dezembro de 2010

RIA FORMOSA: QUE MARAVILHAS?


Como a imagem documenta, o Estado português é objecto de um processo por infracção da legislação cominitaria, em matéria de tratamento de aguas residuais e qualidade das aguas conquicolas.
Levou o seu tempo mas a Comissão Europeia acaba por reconhecer a razão de todos quantos questuionaram a qualidade do tratamento dado às aguas residuais nas EATR de Faro Nascente e Olhão Poente. Em meados de Fevereiro já o Estado português fora visado em semelhante processo mas esse relativo à Etar de Tavira.
Compreende-se a campanha da eleição da Ria Formosa a 7ª Maravilha Natural, que é, mas que os responsaveis politicos da nossa praça tiveram o cuidado de degradar. Nunes Correia, ex Ministro do Ambiente e padrinho da candidatura, Valentina Calixto, presidente da ARH e da Sociedade Polis Ria Formosa e durante anos responsavel pelo ambiente no Algarve e Francisco Leal, candidato a pior presidente de camara que Olhão alguma vez teve, e mais alguns apaniguados do regime socialista, fizeram questão, ao longo dos anos, de desmentir aquilo que todos sabiam e agora podem comprovar. A RIA FORMOSA está poluida!
Para aqueles que nos acompanharam neste processo, devo lembrar-lhes que a luta ainda não terminou. Dentro de um certo prazo é preciso questionar a Comissão Europeia sobre os resultados e consequencias do processo de infracção; ninguem pode ficar à espera que resolvam o problema e relaxar e abandonar a vigilancia sobre o que se passa na Ria.
A guerra é um conjunto de batalhas, e esta é apenas uma batalha ganha. Só poderemos cantar vitoria quando a Ria Formosa fôr despoluida, o que determinará a vitoria final.

17 comentários:

Anónimo disse...

porra ainda agora eles estão com o chapanhe a correr pela goela a festejar a retundante vitória do Pina Pai,e já vocês saem com essa noticia? o estado Português vai sewr julgado por nâo cumprir alei da agua? então afinal de contas não valeu nada o leal por o ambientador gigante.
esses gajes são tramadades chique,não dessistem, se fosse a ti fazia já as malinhas antes que a judite entre em cena.
por causa dos envelopes do IDLA.parece que até falsificação de documentos houve,e o terreno não era de quem vendeu.
faz as malinhas faz e vai endande.
antes que a merda verta pró teu lade.

j.luis disse...

finalmente a União Europeia acordou para a triste realidade das ETARS da Ria Formosa.
Agora é só demonstrar por A+B que a CMO também deve ser julgada, por despejar para a Ria esgotos TÓXICOS que envenenam a Ria,e destroem a BIODIVERSIDADE,como éo caso dos cavalos marinhos e dos bivalves e das irpzes que este ano andavam a boia por causa de algum descarga assasina que alguém fez nas aguas da Ria.
parabens pelo vosso trabalho não desistam um dia o povo vai saber que tinham razão.

Anónimo disse...

Moss tenham juizinho,só este blog é mais de meia oposição,força OL
tambêm estamos contigo.

Zé do Mar disse...

A prepósito,
como é que ficou esse caso da inspeção aos documentos da camara que o tribunal de loulé autorizou, depois de vocês terem chatiado uma quantidade de gente e gasto uma remessa de dinheiro? É que tenho estado aqui atento, e nunca mais ouvi falar no assunto, será que não encontraram nada ou não souberam o que fazer com tamanha victoria?

POLVO do ALGARVE disse...

As barras da Valentina em:
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Anónimo disse...

olha zé do mar se fosses um olhanenese sério vias que a U.E. só fez aquilo que h´qa anos devia ter feito as etares na ria formosas são obsoletas e em vez de tratas os esgotos envenenam a ria com descargas de esgotos tóxicos que matam tudo poro nde passam.
os esgotos semtratamento são proibidos pela lei da agua mas a CMO que tem 1 milhão de euros para dar ao SCO ,não é capaz de acabar com os esgotos só para não dar o braço a torcer,
no entanto estão a gastar uma pequena fortuna no jardim dos patinhos quando a solução,para as aguas que desperdiçaram durante anos era tão fácil.

Anónimo disse...

Gostava de ver a cara de alguns responsaveis ao receberem fotocopia do despacho da E.U.sobre esta matéria.
Bem afinal quem mente ? Quem atribuío o premio das sete maravilhas ou a E.U.agora com este documento ?Ainda vão ter de devolver o premio mentiroso da ria como sendo uma das 7 maravilhas.Vale lá que ainda temos pessoas que sabem mexer,e vão fazendo alguma coisa ,senão já não existia ria formosa,por vontade de alguns já tinham entulhado tudo ficando a ilha do farol pegado a Olhão,sempre poderiamos ir de bicicleta ao Farol.passeando entre predios construidos no meio do antigo canal,vontade não lhes falta.

DX

Anónimo disse...

deviam mandar essa carta para a RTP1 e para SIC.
para verem o que foi a mentira da eleição da Ria Formosa como uma das Maravilhas da Natureza.

Anónimo disse...

uma coisa é certa a união europeia vai meter o estado português me tribunal e depois??? as etars vão ficar na mesma quanto tempo mais ????
e os esgotos a união europeia não disse nada? é que cada vez sai mais merda para a ria dos esgotos da dica do t da marina e da horta da CMO.
mas fazem bem em denuciar as etars,ois nós pagamos para que a agua seja tratada e pelos vistos não o é.

Atento disse...

Se o estado Português for condenado,o que vai fazer o governo em relação aos responsáveis? Que durante anos tem camuflado o mau funcionamento das ETARs causando umprejuizo enorme, aos viveiristas, aos mariscadores, aos pescadores,e a todos os que tem actividades legais na Ria Formosa. A própria economia Portuguesas tem sido afectada pois a produção de bivalves na Ria Formosa caiu assutadoramente.
alguém vai ter de responder por isso ou a culpa vai morrer solteira como quase sempre?

Anónimo disse...

Não digam mais asneiras,há anos que os esgotos vão parar na ria e as consequências ? Nada estão todos feitos uns com outros,faz lembrar a lixeira de quelfes que uma entidade já há anos que ameaça multar a camara e nunca mais é sabado.

Anónimo disse...

o carlos martins prometia que assim que fosse para vereador, acabava com a vergonha da estação elevatória da Associação 11 de Março,que descarrega para uma linha de agua que vai dar à doca DE PESCA.
mas até hoje essa ESTAÇÃO ELEVATÓRIA CONTINUA A FAZER DESCARGAS PARA A RIA.
O ESGOTO DO T HOJE TRAZIA MAIS UMA DOZE DE ESGOTOS TÓXICOS ONDE ATÉ PRESERVATIVOS SE VIAM.
MAS OS NOSSOS AUTARCAS COMO ESTÃO HABITUADOS A LIDAR COM A MERDA JÁ NEM LIGAM.
Afinal de contas o que é preciso é fazer excursões e festas pois assim o zé povinho fica feliz.

Anónimo disse...

então não sabes que o negocio do c.m é outro.
os esgotos para a ria é para dar gosto às ostras exóticas que ele importa da França,carregadas de virus, com o fechar de olhos do ipimar.

j.carlos disse...

ose usassem o dinherrio das festas e dos foguetes em acabr com os esgotos a CMO fazia melhor figura e uma classe que sobrevive da ria agradecia.

Anónimo disse...

Na TVI Fuseta foi novamente noticia
a barra está de novo assoreada,ai ai pencudo e descabelada,os pescadores da Fuseta ainda te fazem ir ao banho.


Pimpão-fuseta

Anónimo disse...

980.000 MIL EUROS atirados ao mar
A barra aberta pela SOC.POLIS RIA FORMOSA,que permitia a passagem dos pescadores da Fuzeta da ria formosa,para o mar,está reduzida a poucos metros de largura,e já formou cabeços de areia perigosos para a navegação.Os pescadores da Fuzeta não conseguem sair para o mar e governar a vida.Os próprios já tinham alertado para a eventual destruição.E agora ? quantos mais 980.000 mil vão gastar,só por teimosia? se o dinheiro lhes saí-se dos bolsos talvez outras opiniões fossem ouvidas,entre elas a dos pescadores,e tambêm do alerta feito por este Blog-OLHÃO LIVRE em 2 de DEZEMBRO 2010
Mas como diz o ditado "BURROS NÃO APRENDEM A LÊR "

DX

Tó rico disse...

Bem observado drº Pina.
A engº Valentina Calixto foi induzida em erro pelo presidente da CMO pois este assustou-se quando viu o mar em frente aos prédiosde 4 andares, que ele autorizou que se construissem na Zona Ribeirinha da Fuzeta a menos de 20 metros da preia mar da Ria Formosa.
Francisco Leal como montanheiro que é,assustou-se com o mar não sabendo que o mar forma sempre uma cabeça de areia no sitio onde as barras abrem naturalmente.
os experts do LNEC que percebem é de betão e pontes,e mesmo assim essas caem,também foram induzidos em erro e aceitaram o trabalho sujo para limpar as decisões da sociedade polis do qual a engenheira Valentina é a presidente, e o agente técnico Francisco Leal vice presidente.