segunda-feira, 10 de outubro de 2011

NEGOCIOS POUCO CLAROS

A historia real, é curta, mas ilustrativa da forma como os dinheiros públicos são mal tratados.
Nuno Aires é vice presidente da ERTA e tem a tutela da atribuição de subsídios para a promoção do Programa Allgarve 2011. Era também sócio, em partes iguais, do jornal online Observatorio do Algarve.
Decidiu, Nuno Aires, atribuir à ACRAL um subsidio de 40.000 euros para a promoção do programinha em causa, só que, entretanto a empresa proprietaria do Observatorio do Algarve, vendeu a edição online àquela associação por um valor igual ao subsidio atribuído.
Dizem as más línguas, que o subsidio atribuído serviu para a compra do projecto editorial, até porque a Canalalgarve (empresa da ACRAL) tem problemas financeiros e assim resolvia o problema.
A questão é saber até que ponto um titular de cargo publico poderá atribuir um subsidio para um negocio em que é parte interessada.
Com negócios deste tipo, os titulares de cargos políticos e públicos, arrastaram o País para a situação de bancarrota em que vivemos, e querem agora fazer passar a mensagem que a presente crise se deve não à forma como foram desbaratados os dinheiros públicos, de todos nós, mas sim ao consumismo das pessoas, por se viver acima das possibilidades.
O Estado, esse sim viveu, vive e continuará a viver acima das suas possibilidades, nem que para isso tenha de matar à fome o seu Povo. Não se descortina na atitude dos novos/velhos governantes uma mudança de politicas no que aos seus principais "clientes" diz respeito, cortando cegamente na componente social, mas não mexendo nos ordenados de topo, dos administradores e gestores públicos e privados, impondo um tecto aos salários, não impondo um tecto às reformas mas permitindo que os titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos se possam reformar antes de atingirem a idade e apenas pelo exercício da sua função, causando discriminação, ou permitindo o pluri-emprego, quando se sabe que apenas 50 administradores dirigem 1000 empresas, o que poderia ser um meio de absorver muitos licenciados sem trabalho ou ainda o exercito de ex e actuais deputados que detêm escritórios de advogados ou consultoria cumulativamente.
É neste pântano que Nuno Aires parece navegar com uma conduta pouco clara.
É por essas e outras que apelamos à participação maciça das pessoas na Manifestação dos Indignados, dia 15, próximo sábado. O Povo tem de sair à rua e manifestar o seu descontentamento com as opções tomadas e a tomar, sob pena de permitir que os nossos governantes lhe vazem o frigorífico, lhes tirem a saúde, a protecção na doença, desemprego ou velhice, que lhes tirem a escola para os seus filhos. O rumo iniciado não é mau, é péssimo e cabe a todos nós lutarmos contra o que nos preparam.

4 comentários:

tóino disse...

Sr. a.terra
Você é uma pessoa boa, tão boa que acredita que que os nossos actuais governantes nos vão deixar o frigorífico vazio.
Está enganado.
Até o frigorífico vazio levam, a China aceita todo o ferro velho para alimentar as suas fundições.
Não nos vão deixar nada, aliás vão-nos deixar uma dívida ainda maior, a actual com a contraída para pagar os juros da velha.
Reveja a sua bondade sobre a bondade dos outros em particular destes novos governantes, que não estou enganado.

DX disse...

Clamamos por justiça! Para os negocios pouco claros,este exemplo a par de muitos outros já denunciados a serem punidos a população prisional duplicava.
Nenhum politiqueiro com ou sem gravata irá fazer leis para que mudem este estado de negociatas,um dia que as fizessem seriam os primeiros a sentar o cu no banco dos réus.
Portugal continua no faz de conta
depois destes cortes e dos outros que estão para vir,apeteçe perguntar então:Quando o corte nos orçamentos do palacio de Belem?Da assembleia da republica?quando acabam as mordemias dos Senhores deputados?Nas reformas douradas dos generais,coroneis etc?
Quando o corte nas subvenções aos partidos?Até parece que a crise é só para os mesmos!Bom mas nem tudo são más noticias:Um congressista americano em pleno congresso comparou Portugal aos Estados no numero de generais.Valha-nos Isto!

bicho carpinteiro disse...

Boas,

Agora é que vão se elas, pois existem 3 freguesias de olhão que não cumprem os critérios do governo, e assim uma desaparece (Olhão) e duas (Pechão e Fuseta) têm que ser agregadas a outras!!

Quero ver a confusão que isto vai dar, e além disso, para aonde é que aqueles boys do PS que estavam a tirar o estágio para presidente de junta vão agora!!??

Estranho mesmo, é o silêncio quase abosluto sobre este assunto...

Passem bem,

mateus disse...

Não dá confusão nenhuma para eles, pois todos se entendem.
Para nós é que a confusão vai continuar a existir, pois nunca saberemos como são feitas as negociatas.

É tudo gente muito séria!

É penalizado quem apenas pensar ao contrário!

Viva a dimocracia!

JMateus