quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Feira de Olhão um fim há muito anunciado!


Presidente
Cada vez mais perto de si!

O Município de Olhão, com a presença online neste novo site, mais moderno, dinâmico e virado para o público em geral, aposta cada vez mais numa forma de comunicação totalmente direcionada para o exterior.
As novas tecnologias são, cada vez mais, o dia a dia de todos nós. Nesta nova página web, que tornámos mais apelativa e interativa do que a anterior desejamos, caro cidadão, que colabore ativamente connosco.
Queremos, através deste sítio na internet, dar-lhe a conhecer tudo o que fazemos e quais os projetos que temos para o futuro do nosso concelho. Desta forma, pretendemos implementar no concelho, cada vez mais, uma cidadania ativa e participada.
Rumamos em direção ao futuro que passa, entre outros aspetos, pela democratização da informação. Acreditamos que só informando cada vez melhor o que a Autarquia faz poderemos ter munícipes mais participantes e interessados no dia a dia do Município.
Esperamos, por isso, pelas suas críticas e sugestões para melhorarmos diariamente o que fazemos. Toda a equipa – desde o Executivo aos funcionários que no Município de Olhão trabalham para si – deseja-lhe uma boa ‘viagem’ pelos caminhos virtuais que este novo site apresenta. Para estarmos cada vez mais perto de si!

O Presidente da Câmara Municipal de Olhão,
Eng. Francisco Leal

É esta aventesma, que veio de Tavira,com esse palavreado todo delicodoce, sobre as novas tecnologias,que vai ficar na história de Olhão,por ter Acabado com a  Feira de Olhão.
Diz essa aventesma do ainda presidente da CMO ,que está nesta função há mais de 20 anos,nesta página da CMO,que está cada vez mais perto de si.; Todo esse palavreado, não passa de uma mentira pegada pois um presidente, que está perto dos cidadãos, não acaba de  vez, com uma das tradições populares, mais antiga de Olhão, como é a mais que centenária feira de S.Miguel em Olhão.
O fim da feira de Olhão há muito que estava previsto por este cacique que veio de Tavira e que em nda está ligado às tradições populares dos verdadeiros filhos de Olhão.assim sendo começou por andar com a feira aos tombos e a mudar de lugar todos os anos quando a Feira de Olhão tem terrenos que foram doados para o efeito,e que ficam no Largo da Feira por mesmo pegado ao Real Marina Hotel. 
O previsto fim da Feira de Olhão foi tornar essa tradicional e popular feira de Olhão, numa feira desprezível para os cidadãos, e para os feirantes que a frequentavam no tempo que a feira de Olhão era uma das maiores feiras do Algarve.Todas as feiras no Algarve evoluíram e as respectivas autarquias respeitando as tradições dos seus munícipes, criaram espaços próprios e condignos para  a realização anual das feiras e de todos os eventos,ou seja gastaram dinheiro uma vez ,mas enriqueceram o património e tem recinto  condigno de feiras e eventos para uma série de anos.. A CMO fez precisamente o contrário,nunca criando infraestruturas no recinto condigno para  a Feira de Olhão,e todos os eventos organizados pela CMO como o Festival do Marisco, ou seja a CMO desde há décadas que todos os anos gasta fortunas em momtar infraestruturas para todos os eventos realizados em Olhão, a desculpa agora é que não podem fazer a feira pois não podem fazer ajustes directos pois a C.M.Olhão devido às avultadas dividas na ordem de várias dezenas de milhões de € como se pode ver aqui  ,vai recorrer ao Governo para o pagamento da divida astronómica,escondida até aqui às pessoas: chama-se a isso desculpas de maus  pagadores.
Argumenta a CMO que não pede fazer ajustes directos e como tal não pode contratar as empresas de electricidade que ao longo dos anos mamaram fortunas,nos ajustes directos, pelo aluguer dos cabos eléctricos.
Argumenta ainda o vereador Camacho com o pelouro das feiras,que também não podia fazer a contratação dos W.Cs ambulantes, quando a CMO ainda tem montado no local onde faz o festival do marisco os W.C do Festival do Marisco,com toda a falta de respeito por todas as pessoas que frequentam o local..
Se a CMO quisesse mesmo fazer a Feira este ano ,tinha aproveitado esses W.Cs que ainda estão montados e  fazia a feira no local do Festival do Marisco.
Acabar com a feira de Olhão é o acabar com TODAS as tradições populares de Olhão, que começou com o fim do Carnaval que era um dos festejos carnavalescos mais mais antigos do Algarve ,com a feira de Maio  que se realizava de 30 de Abril a 1 de Maio,com os festejos dos Santos Populares que era  um dos maiores festejos de ruas enfeitadas e de mastros populares que se realizavam no Pais,e onde vinha gente de todo o lado visitar e conviver nas ruas de Olhão e nos bailes populares,realizados nesses mastros.
Quem não respeita as tradições das suas gentes será digno de continuar no poder em Olhão?
Antonio Pina (junior) já afirmou o futuro candidato a presidente da CMO pelo PS, já afirmou iria  seguir  o Legado histórico do ainda  Presidente da C.M.Olhão,será que o povo de Olhão não se revolta e não corre com essa corja que está no poder em Olhão só para tirar benefícios próprios ,nem que para isso tenham de acabar(como  já acabaram )com todas as tradições Populares de Olhão?
Uma coisa é certa todos eles ficarão na história de Olhão,não por lutar pela defesa da identidade dos filhos de Olhão, mas precisamente o contrário.

3 comentários:

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velho(88anos) simplesmente como algarvio,embora distante da Pátria no tempo e no espaço,a propósito direi que os candidatos a autarcas,deviam ser sempre habitantes das respectivas Autarquias,os chamados«filhos da terra».

Anónimo disse...

Em Olhão ganhará sempre o PS. Desculpe dizer, mas os olhanenses são burros sempre votaram nos mesmos. Olhão sempre foi PS e sempre será. Olhão é uma vergonha a nível do Algarve. Sou olhanense com muito orgulho mas está na hora de mudar e temos em 2013 essa oportunidade.

Anónimo disse...

Falta muita ltura e sabedoria aos Olhanenses,apesar de eu ser um Olhanense de gema coração não habito ai mas estou sempre em sintonia e digo a politica não é resposta a falta de vontade de luta e trabalho em tempo de crise e de aperto.é mais facil receber o subsidio e nao fazer nada ou ir pro cafe ... enfim precisam de crescer a nivel de mentalidade...Força Olhão da restauração

DG