quinta-feira, 13 de junho de 2013

OLHÃO: MARIM ROMANO OBJECTO DE CORRUPÇÃO?

A norte da estrada nacional 125 e na margem direita da Ribeira de Marim, a Câmara Municipal de Olhão prepara-se para dar mais uma machadada no importante património arquelogico do País, aceitando, não se sabe a troco de quê, que na zona onde se encontrava uma das necrópoles romanas, seja aumentada a Zona Industrial de Marim.
Na verdade com a revisão do PDM e do conhecimento prévio do que para ali se destina, os familiares do Rei do Café, compraram os terrenos com vista ao alargamento da dita zona industrial, sabendo que a Câmara Municipal de Olhão jamais levantará obstáculos á destruição do património arqueológico ali existente.
Hoje, há meios não intrusivos quer permitem verificar as diversas camadas de solo e que servem precisamente para ajuizar e orientar da necessidade de escavações que ponham a descoberto o nosso passado, enquanto Povo. Assim, a primeira preocupação da Câmara Municipal de Olhão deveria ser a de providenciar os estudos necessários para se saber se a zona deve ou não ser objecto de escavações.
Para alem da importância histórica do património arqueológico, a riqueza que tal pode representar para o desenvolvimento de um turismo de qualidade, que anda sempre na boca dos nossos toscos autarcas mas completamente ignorado quando tal não represente o ganhar de uns cobres extras.
É o que dá termos autarcas corruptos!
Para que os nossos leitores compreendam melhor o que está em, causa deixo aqui um link http://www.portugalromano.com/2012/01/villa-romana-da-quinta-de-marim-quelfes-olhao/ onde podem verificar da importância do sitio e apelamos á mobilização de quem tenha outros conhecimentos no sentido de lutarmos contra mais este atentado, que tresanda mais a corrupção do que se possa imaginar.
A Câmara Municipal de Olhão tem destruído tudo o que caracterizava a cidade e o concelho, começando no concepção urbanística a que destinou a Zona Hisrorica da cidade, ao entaipar do Bairro dos Pescadores na Fuzeta com aqueles mamarrachos de betão dentro de agua e do Domínio Publico Marítimo.
BASTA! É o que os olhanenses devem dizer a este bando de corruptos, arvorados em  donos dos nossos destinos. Nós exigimos, e é um DIREITO nosso fazê-lo, participar no processo de decisão de matérias que dizem respeito ao uso e transformação dos solos, à protecção da qualidade de vida das pessoas, à protecção de tudo que tenha um valor histórico para a população e concelho.
A destruição do MARIM ROMANO é um crime imperdoável a que nenhum olhanense pode ficar indiferente.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Possivelmente a família que comprou nem sequer sabe que existe ali esse cemitério romano,pois se calhar quem vendeu se sabia não informou.a CMOlhão é que tem o dever de conhecer o seu património e o mais certo é nem sequer passar pela cabeça dos governantes esses cemitério nesse local.