sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIREITO AO TRABALHO NEGADO!



  Apesar de não estar nas melhores condições, a imagem acima reproduz o edital do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), desta semana, e que vem actualizar o da anterior semana.
No caso da Ria Formosa, a semana passada estava interdita a apanha de toda a espécie de bivalves, excepto a ameijoa-boa, por falta de analises, ou seja fizeram analises à ameijoa e "esqueceram" as outras espécies, impedindo os mariscadores de exercerem o seu direito ao trabalho.
Não se sabe se esta semana as analises foram feitas ou não, mas...
Esta semana como se pode  ver no edital, são muitas as zonas interditas por falta de analises, uma responsabilidade do IPMA.
Em Novembro passado, o IPMA decretou a interdição da apanha de ameijoa-boa, por não ter analises, ou estas não estarem em conformidade, o que sempre foi omitido, razões que levaram os diversos partidos a chamarem ao parlamento o secretario de estado do mar e o presidente do IPMA.
Passados três meses, continua a falta de analises e as que são feitas oferecem demasiadas duvidas, duvidas que não faltam quanto à impossibilidade do acesso ao trabalho, porque as entidades publicas não fazem o seu trabalho, as analises que deveriam fazer.
E não serve de desculpa vir dizer que é por falta de dinheiro, porque a legislação europeia não é nada nova e os laboratórios do IPMA há muito que deveriam reunir as condições para fazerem o que lhes compete. Se a administração central, os governos, deixaram de investir, é um problema deles e não pode ou não deve ser o Povo a pagar a incúria de quem gere os destinos do país.
O direito ao trabalho, é um direito consagrado na Constituição da Republica das bananas, mal se percebendo como pode um governo impedir as pessoas de trabalharem por não ter feito uma simples analises. Se os laboratorios do IPMA não reúnem as condições necessárias, então que se mande fazer temporariamente as analises num outro, mas não impeçam o exercício do DIREITO AO TRABALHO.
No meio disto, constatamos que os partidos com representação parlamentar andam tão distraídos quanto as organizações representativas da classe, quando não já teriam levantado o problema, chamando mais uma vez ao parlamento os secretario de estado do mar e o presidente do IPMA, isto no caso dos deputados, enquanto as organizações dos trabalhadores já teria metido uma acção em Tribunal pela negação de um preceito constitucional com implicações na vida de quem exerce a actividade.
Normalmente quem vive desta arte, são as camadas mais desfavorecidas da população e o impacto assume foros de verdadeira violência, tirando-lhes o pão para a boca para de todas as outras privações.
Permitir a condenação à fome por negação de um tal direito, é só mais um crime destes FdP, a quem o Povo deve mostrar toda a sua indignação e revolta.
REVOLTEM-SE, PORRA!

3 comentários:

Anónimo disse...

O homem (o cunhado do outro)já foi escolhido?
O processo já terminou?
Será que depois de toda a polémica que está a acontecer relativamente a esta candidatura a DAF, que a ambiolhão não vai cancelar o processo de admissão???

Anónimo disse...

Achas, cancelar pra kê o objectivo foi cumprido...e olha que nem sei de kem falas

Anónimo disse...

Segundo consta o resultado já está "cozinhado"...Só ainda não saiu cá para fora....o tal "juri isento" deve estar a compor a coisa para calar a boca do povo.
Vamos ver se os outros candidatos têm "tomates" para confrontar quem de direito, com a decisão tomada que já era tão esperada...ou se vão comer e calar...o típico do povo português.
Diga-se de passagem que era expectável que a decisão fosse nesse sentido, pois convém ter alguém que não faça muito barulho...
Só gostava de saber o que é que esse cunhado faz, por onde já passou, que experiência tem...alguém sabe?