sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

OLHÃO: A PALHAÇADA POLITICA SOBRE OS BIVALVES DA RIA FORMOSA

Segundo o edital do IPMA do passado dia 4,está interdita a apanha de todas as espécies de bivalves da Ria Formosa, excepto a ameijoa-boa.
A interdição agora decretada não resulta de um qualquer resultado analítico negativo, mas sim da ausência de analises, porque não foram proporcionadas as amostras para esse fim pelo dirigente da Cooperativa Formosa que a tal se comprometeu, o que não desculpabiliza o IPMA do incumprimento daquilo que é uma obrigação sua, delegada em terceiros.
Este dirigente da Formosa leva, há anos, a bajular os presidentes, passado e presente, da Câmara Municipal de Olhão, encobrindo o impacto dos esgotos directos. Não admira que assim se comporte, uma vez que tem contratos com a autarquia, sobrepondo os interesses pessoais acima dos da classe a que pertence.
Quanto ao palhaço politico, feito presidente de Câmara, que veio deitar agua na fogueira da crise dos bivalves, é caso para lhe perguntar porque razão não vem agora a terreiro fazer a defesa dos produtores de bivalves.
Esquece esta medíocre criatura que o que está em causa é o impedimento do direito ao trabalho, não por qualquer imposição legal, mas tão só, porque o IPMA não tem meios para fazer a recolha das amostras necessárias, assim como o não tem o dirigente da Formosa. Na falta de meios daqueles e sabendo-se que daí poderia resultar o impedimento agora decidido, não poderia a Câmara Municipal de Olhão, suprimir a ausência daqueles, ao abrigo de um acordo de cooperação institucional, como já o fez noutras situações. A Câmara Municipal de Olhão deveria representar, defender, salvaguardar os interesses do Povo de Olhão, mas pelos vistos os únicos acordos capazes de fazer, visam sempre alimentar a ganancia, o lucro de alguns poucos, amigos ou camaradas.
Quanto ao produtores de bivalves podem e devem criar uma associação que defenda efectivamente os seus interesses, com a qual estabeleça uma relação de forte unidade, capaz de bater o pé às entidades que têm a tutela da Ria Formosa. Um exemplo pela positiva é a Associação de Moradores da Ilha da Culatra. Sabemos que existe alguma inveja ou ciumeira pelas conquistas dos moradores e da sua Associação, mas tal deve-se à forte ligação e unidade entre representantes e representados na defesa intransigente dos seus interesses. Aquilo que obtiveram foi fruto das lutas travadas e esse é o caminho da vitoria.
Se os produtores de bivalves são representados por fantoches subservientes às entidades publicas, que abdicam de lutar pelos seus interesses, então não esperem obter vitorias, caminhando para a derrota, que no caso da Ria Formosa, poderá no curto-médio prazo, levar ao abandono de todas as actividades tradicionais da Ria.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

nao andam por ai a dizer que o familiar do pina vai ser o novo diretor da roubiolhao entao o gajo que comece a resolver isso pah