sábado, 22 de fevereiro de 2014

RIA FORMOSA A SAQUE

A Ria Formosa é um espaço lagunar, que integra a Rede Natura 2000, classificada como Parque Natural e sujeita a regimes de protecção especial.
São demasiadas as instituições que detêm alguma forma tutelara sobre as actividades da Ria, nomeadamente no que diz respeito à utilização do espaço hídrico. Quantas mais cabeças a decidir, mais merda vem ao de cima,  como iremos ver de seguida.
Em Novembro passado, o IPMA decretou a alteração das zonas de produção de bivalves, não com base em analises, mas porque já havia delineado o Plano de Monitorização com o qual revia as delimitações das áreas, e visível em http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/institucionais/p.accao_snmb_2013.pdf
De imediato reagiram os produtores de bivalves, que se viram privados de exercer a sua actividade, o que levou uma figurinha feita presidente da câmara, a mostrar algum "interesse" na causa e a chamar a comunicação social para botar discurso.
Ficara decidido que a Câmara Municipal de Olhão iria acabar com os esgotos directos, chegando a figurinha a afirmar publicamente que a Ambiolhão já teria 500 mil euros para resolver o problema; depois e em privado, questionava onde iria arranjar o dinheiro. O idiota pensa que vai conseguir enganar o Povo eternamente, mas os três meses que invocou estão quase a terminar e a única coisa que fez foi, à pala, contratar mais um engenheiro, quando tem tantos na autarquia.
Contou na altura e sempre com a cumplicidade pessoal do presidente da Cooperativa Formosa, mais interessado nos seus próprios negócios do que na classe que representa e trai a todos os instantes.
A falta de união e de conhecimentos levou os produtores de bivalves pelo caminho mais fácil, mas que poderá ter consequencias para o seu futuro, que lugar de lutar, interiorizaram as atitudes do presidente da câmara e da Cooperativa. 
O IPMA ao alterar as zonas de produção de bivalves estava obrigado a indicar as zonas de transposição dos bivalves que estivessem em classe C, por forma a assegurar a continuidade da produção e comercialização, mas não o fez.
Então, como o presidente da câmara ocupara ilegalmente uma parcela de terreno baldio e o presidente da Cooperativa o copiou, os produtores, sentindo-se com os mesmos direitos, ocuparam também eles, algumas das parcelas.
Mas não há bela sem senão. É que nestas andanças, os mariscadores, aqueles que não têm concessões e por isso trabalham nos terrenos baldios, ficam sem espaço para trabalhar, isto é, são impedidos de lutar pela própria sobrevivencia. E como se isso não bastasse, esqueceram os produtores ocupantes que no futuro quando quiserem ameijoa de semente, apanhada nos baldios, não terão onde a adquirir.
Se é compreensivel que aqueles que tinham viveiros agora classificados em C, na ausência de zonas de transposição, ocupassem terrenos, já o mesmo não se pode dizer dos outros que de uma forma oportunista e egoísta, capazes de querer o sol só para si, venham a ocupar terrenos que, embora baldios, representam a sobrevivencia de muitas famílias.
E tudo isto se passa perante a passividade das entidades publicas envolvidas como a Agência Portuguesa de Ambiente a quem cabe a concessão dos espaços; ao Parque Natural da Ria Formosa por não fazer respeitar o respectivo Plano de Ordenamento; o IPMA por não criar zonas de transposição; a Águas do Algarve que polui a Ria e mata os bivalves; as Câmara Municipais de Olhão e Faro que não acabam com os esgotos directos e por aí fora.
A Ria Formosa está a saque e são figuras publicas quem o promove, em particular o presidente da Câmara Municipal de Olhão.
Tratem a Ria Formosa como deve e merece ser tratada e todos nós ganharemos com isso mesmo sem nela trabalharmos.

10 comentários:

Anónimo disse...

A culpa é do fascitas salazarentos. Noutros tempos em que havia democracia era impensável,o saque, a corrupção,a máfia dominando o estado e a sociedade.
Que saudade da democracia.

L.Pedra. disse...

Quando o presidente da CMOlhão Antonio Pina ocupa há anos, terrenos na Zona da Fortaleza para engordar as ostras vindas de França, em Bancadas de Ferro, é natural que outros viveiristas,que veêm que nada lhes acontece,e que assim sigam este mau exemplo.
Antonio Miguel Pina achava-se imune à lei,pois o seu pai no tempo da ocupação,só o governandor civil de Faro,me assim criuou a sociedade ostraformosa junto com Carlos Martins hoje vice-presidnete da CMOlhão.
Como nada acontece as pessoas revoltadas seguiram o exemplo e a zona da Fortaleza,que era espaço publico,para as pessoas apanahrem a isca e marisco para comer, está a ser ocupada,com o fechar de olhos das da Policia Maritima,e dos guardas da Natrueza do PNRF.
Está assim a ria formosa a saque,e cada vez mais poluida.

a.terra disse...

Ao comentador das 14:37, saudosista do regime deposto no 25 de Abril, não lhe vejo conhecimentos para absolver os maiorais da epoca.
Haviam menos, é certo, mas tambem o que havia para repartir, era muito menos.
O Tenreiro com a frota do bacalhau, a Pescrul, a Gelmar e por aí fora.
Os gatunos de hoje são quase os mesmo de ontem acrescidos dos de hoje.
Olhe para a familia do divino espirito santo, os jardins dos gonçalves e muitos outros.
A corrupção não é problema do regime, mas do tipo de sociedade. É que quando há dinheiro em jogo todos vão à procura de mais e mais , sem olhar a meios.
Se me disser que os salfrarios que têm governado este país depois da abrilada, disputam a supremacia no gamanço do Povo, estou em acordo consigo.
O problema é que a maquina da justiça não funciona e não funciona porque os nossos deputados-advogados representantes de grandes escritorios, concebem leis para que os bandidos escapem à justiça, deixam alçapões abertos para tudo e mais alguma coisa. Resta ao Povo correr com esta escumalha a bem ou a mal, porque através do voto é impossivel.
As maquinas partidarias contam entre os seus apoiantes os poderosos, os cabeças e testas de ferro de grandes interesses economico-financeiros.
Repare que enquanto o governo rouba nos salarios e reformas, dá um beneficio fiscal ao Pingo Doce.
Você está descontente e eu tambem!
Viveu no tempo do salazarismo e eu tambem!

Anónimo disse...

o que se passa na Ria Formosa segundo o que vocês denunciam é uma autêntica vergonha!
Como é que o presidente da CMOlhão Antonio Pina e o sócio Carlos Martins tammbém ele vice-presidente da CMOlhão, poderem-se dar ao luxo de ter viveiros ilegais na zona da Fortaleza na Ria Formosa se essa zona faz parte da Rede Natura 2000?
O que andam a fazer os vigilantes da natureza do PNRF?
O que andam a fazer as autoridades maritimas?
O que anda a fazer a Agência Portuguesa do Ambiente?
Quer dizer que ser presidente da autarquia lhe dá poder de ocupar espaços protegidos da Rede Natura 2000 no concelho de Olhão?
Alguma coisa não está certo e as autoridades tem de fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Meu caro a.terra, com o devido respeito o senhor(a) "embandeirou em arco" com o trocadilho, tal como confundir um focinho de porco com uma tomada de electricidade: parece, mas são coisas diferentes.Não meu caro, não tenho saudade do salazarismo, pelo contrário;
Como milhões de portugueses detestei e detesto esse sistema.Mas aceitar um regime mafioso encapotado de democracia - não, nunca;
"A corrupção não é problema do regime, mas do tipo de sociedade"!!! Ai sim!??? Onde quer chegar? O Salazar poderia dizer exactamente o mesmo. Quem faz o tipo de sociedade?
Que saudade da democracia! Aquele regime que eu e milhões de portugueses sonharam que iria dar possibilidade a um Portugal mais justo e melhor para todos.Quarenta anos depois é só confrontar o deve e o haver;
Cumprimento cordial, meu caro.
Um grande abraço ao OLHÃO LIVRE e a todos os que procuram a verdade.
Comentador 14:37

Anónimo disse...

Sou um viveirista da Culatra e á muitos anos com viveiros pagando sempre a minha ocupação de espaço publico. Só não entendo é porque querem culpar as Entidades e proteger os prevericadores, algo vai mal nestes procedimentos. Entendo que as Entidades devem por ordem e as pessoas devem respeitar e é assim que a democracia funciona. RECLAMAR sim é o ordenamento dos espaços Publicos e das actividades na Ria. O FARWEST já acabou á muito parece que na nossa Ria começou e é muito vergonhoso, todos sabem que os terrenos da Fortaleza são dos melhores para a produção de bivalves mas uma ocupação desta forma não esta correta. As pessoas necessitam de terrenos de muita boa produção mas como o País esta a saque isto é o pior exemplo. Fica uma pergunta no ar. As Associções do sector já fizeram a denuncia?

Anónimo disse...

Muito do que aqui se lê, principalmente no texto "Ria Formosa a Saque" está deturpado e não correponde totalmente à verdade... verifico que, escreve-se muito do que não se sabe.

Anónimo disse...

Mó os vigilantes do Parque Natural andaram a medir os viveiros da Fortaleza que estão ilegais, agora vamos lá ver se os que mandam fazem alguma coisa naa agredito.
Falta -lhes tomates.

Anónimo disse...

O mais grave de isto tudo,é que muitas pessoas que se apoderarão desses viveiros ilegais,não estão legais para mariscar na ria,estes cheios de fome,apanhão,2 ou 3 mil metros de terra,enquato os galifões,sr pratas,gualter,pina,joão olhinhos,chico da cal,silinhos,alvaro da ana,guarda correia,e muitos mais apanharam autenticos aeroportos,e as autoridades andam a perseguir quem anda a ganhar 10 ou 15 euros por maré,mas quem tem a culpa disto tudo são pessoas como eu que estou despachado e não vou lá cavar aquilo tudo.

protetor da ria disse...

Os mariscadores deviam juntar-se todos e ir cavar todas as áreas ilegais existentes na nossa ria. Não podemos ter medo de ninguem,somos nós que podemos resolver este problema,somos nos que conhecemos a ria de lés a lés,juntos iremos vencer.