segunda-feira, 2 de junho de 2014

Praias do Funchal encerram por causa de esgotos, mas em Olhão e em Faro, os crimes continaum impunes!

Praias do Funchal interditas a banhos devido a águas residuais



  • Fotos JFS

  • Fotos JFS

  • Fotos JFS
Uma extensa mancha de águas residuais obrigou as estâncias balneares da zona oeste do Funchal a hastear a bandeira vermelha, interditando as praias a banhos, na manhã desta segunda-feira.
Uma lancha do SANAS encontrava-se junto ao complexo balnear do Lido a se certificar de que não havia banhistas no mar e a averiguar a natureza dos poluentes.
A poluição no litoral estende-se desde as costas do porto do Funchal até à Ponta da Cruz, junto à Doca do Cavacas.
O complexo balnear da Ponta Gorda encontrava-se fechado e as piscinas vazias, reportou ao DIÁRIO uma testemunha.
A origem das águas de esgotos é, para já desconhecida. O comandante do porto do Funchal, Félix Marques, desconhecia o problema mas já mandou averiguar.
Nota do Olhão Livre: Em Olhão a Capitania do Porto de Olhão, está situada a cerca de 50 metros de uma descarga directa de esgoto tóxicos provenientes de esgotosde aguas residuais,  ligados à rede de águas fluviais que desaguam no T, local de embarque para as ilhas da Armona Culatra e Farol!
Há décadas que este crime  acontece, será que o Capitão de Porto de Olhão  ainda  o desconhece?
A Ria Formosa  faz parte da REDE Natura 2000 e da ZPE da Ria Formosa, e como tal é crime contra o ambiente, e é ao mesmo tempo, crime de saúde pública pois as águas da Ria Formosa são também  as águas da maior  produção de bivalves em Portugal! Não pode haver esgotos tóxicos não tratados, a descarregar nesse local.
O mesmo  crime se passa na Doca de Pesca em Olhão,onde diariamente é descarregado veneno para as águas da Ria Formosa, com a agravante dos pescadores lavarem as embarcações de pesca e os apetrechos de pesca com essa água contaminada com esgotos domésticos que aí desaguam sem qualquer tratamento.
Também no Porto de recreio de Olhão (que a CMOlhão chama Marina), acontece o mesmo crime,perante o olhar estupefacto dos turistas hospedados no hotel e dos outros que passeiam no local.
Todas essas águas vão desaguar no Oceano das Praias de Bandeira Azul do Farol e da Armona, esta última também galardoada com a Bandeira Dourada da Quercus!
A contaminação microbiológica das águas da Ria Formosa é de tal ordem que a maior parte dos viveiros de producção de bivalves no concelho de Olhão passaram da Classe B para a Classe C por acumulação de coliformes fecais na carne dos bivalves.
Perante estes crimes o que fazem a Capitania do Porto de Olhão e todas as autoridades com voto na matéria como a ASAE e o SEPNA?
As ETAR assasinas das Águas do Algavre, de Olhão Poente e de Faro Nascente, com as suas escorrências assassinas, que descarregam para zonas de viveiros de bivalves e de salinas, também contribuem para a contaminação com coliformes fecais,  das aguas Balneares e de Producção de Bivalves.,os inspectores da ASAE será que sabem desses crimes de saude publica ?
O presidente da CMOlhão Antonio Miguel Pina , já admitiu em publico ser a CMOlhão  a poluidora, e prometeu ir acabar com os esgotos Tóxicos para a Ria Formosa, mas até hoje é só promessas e entretanto vai-se desculpando, argumentando,que  os técnicos da ambiOlhão andam à procura da origem da poluição como se a CMOlhão há anos que não soubesse de onde vem o veneno que diariamente é decarregado na Ria Formosa em Olhão.
Por sua vez o edil da C.M.Faro, mente com todos os dentes que tem na boca que Faroao afirmar, que  Faro,  não tem esgotos tóxicos directos para a Ria Formosa, será que essa iluminura, pensa que uma mentira repetida várias vezes passa a ser verdade!
Deixamos aqui mais umas fotosda poluição de esgotos e de saida das ETARs na Ria Formosa, para que a memória não se apague.

 Esgoto do T em Olhão situado a cerca de 50 metros da Capitania do Porto de Olhão.

Faro esgoto do Moinho da Horta da Areia,em Zona da Rede Natura 2000 e ZPE da Ria Formosa. Macário Correia quando presidnete da CMFaro mandou retirar a moto, o crime do veneno a desaguar nas aguas da Ria esse continua.

Colector de esgotos implantado no leito da Ria ao pé da antiga ETAR da Fuzeta, que descarrega na Ria Formosa a 200/300 metros da Praia da Fuzeta Ria,sempre que há sobrecarga de esgotos,e que  faz com que todos os anos exista  de contaminação microbiológica,nas redondezas e na Praia com a Bandeira azul hasteada razão que foi retirada a Bandeira Azul,mas que este ano vergonhosamente,  foi-lhe novamente atribuida.
Esgoto do Porto de recreio de Olhão,na Zona Ribeirinha a Oeste dos Mercados de Olhão,ao pé do Hotel,  e da Esquadra da PSP.
 
Até quando as autoridades vão, o continuar a fechar os ohos a estes crimes diários, que acontecem na Ria Formosa, já que os responsaveis pelos crimes prometem acabar com eles,  mas não fazem nada,e vão ficando impunes.

5 comentários:

L.Pedra. disse...

Bem apanhado no Funchal fecham as praias aqui gozam com o pessoal esse esgoto do T é uma autêntica vergonha para Olhão.
quem governa devia ter nojo de ter a merdfa a sair directamente para a ria ao pé de milhares e milhares de turistas.
e assim que querem promever o turismo?
pensam que os turistas gostam de ver merda pura sair dos esgotos ao pe das bilheteiras dos barcos para as ilhas?
belas fotos levamde Olhão, para mostrar lá na terra deles.

Anónimo disse...

Viva o Jardim! Viva o PSD Madeira!

Anónimo disse...

pregoam o ambiente nas festas da criança em Olhão, e depois o que se vê em Olhão é só merda a desaguar na Ria.

Anónimo disse...

Na república da máfia:
Bananas governadas por sacanas!

Anónimo disse...

Tanta coisa à volta do ambiente e bloqueio do IKeA por ir p area agricula e com isto ninguem se opoem?!? Que interesses sao estes?!