Uma extensa mancha de águas residuais obrigou as
estâncias balneares da zona oeste do Funchal a hastear a bandeira
vermelha, interditando as praias a banhos, na manhã desta segunda-feira.
Uma lancha do SANAS encontrava-se junto ao complexo balnear do Lido a
se certificar de que não havia banhistas no mar e a averiguar a
natureza dos poluentes.
A poluição no litoral estende-se desde as costas do porto do Funchal até à Ponta da Cruz, junto à Doca do Cavacas.
O complexo balnear da Ponta Gorda encontrava-se fechado e as piscinas vazias, reportou ao DIÁRIO uma testemunha.
A origem das águas de esgotos é, para já desconhecida. O comandante
do porto do Funchal, Félix Marques, desconhecia o problema mas já mandou
averiguar.
Nota do Olhão Livre: Em Olhão a Capitania do Porto de Olhão, está situada a cerca de 50 metros de uma descarga directa de esgoto tóxicos provenientes de esgotosde aguas residuais, ligados à rede de águas fluviais que desaguam no T, local de embarque para as ilhas da Armona Culatra e Farol!
Há décadas que este crime acontece, será que o Capitão de Porto de Olhão ainda o desconhece?
A Ria Formosa faz parte da REDE Natura 2000 e da ZPE da Ria Formosa, e como tal é crime contra o ambiente, e é ao mesmo tempo, crime de saúde pública pois as águas da Ria Formosa são também as águas da maior produção de bivalves em Portugal! Não pode haver esgotos tóxicos não tratados, a descarregar nesse local.
O mesmo crime se passa na Doca de Pesca em Olhão,onde diariamente é descarregado veneno para as águas da Ria Formosa, com a agravante dos pescadores lavarem as embarcações de pesca e os apetrechos de pesca com essa água contaminada com esgotos domésticos que aí desaguam sem qualquer tratamento.
Também no Porto de recreio de Olhão (que a CMOlhão chama Marina), acontece o mesmo crime,perante o olhar estupefacto dos turistas hospedados no hotel e dos outros que passeiam no local.
Todas essas águas vão desaguar no Oceano das Praias de Bandeira Azul do Farol e da Armona, esta última também galardoada com a Bandeira Dourada da Quercus!
A contaminação microbiológica das águas da Ria Formosa é de tal ordem que a maior parte dos viveiros de producção de bivalves no concelho de Olhão passaram da Classe B para a Classe C por acumulação de coliformes fecais na carne dos bivalves.
Perante estes crimes o que fazem a Capitania do Porto de Olhão e todas as autoridades com voto na matéria como a ASAE e o SEPNA?
As ETAR assasinas das Águas do Algavre, de Olhão Poente e de Faro Nascente, com as suas escorrências assassinas, que descarregam para zonas de viveiros de bivalves e de salinas, também contribuem para a contaminação com coliformes fecais, das aguas Balneares e de Producção de Bivalves.,os inspectores da ASAE será que sabem desses crimes de saude publica ?
O presidente da CMOlhão Antonio Miguel Pina , já admitiu em publico ser a CMOlhão a poluidora, e prometeu ir acabar com os esgotos Tóxicos para a Ria Formosa, mas até hoje é só promessas e entretanto vai-se desculpando, argumentando,que os técnicos da ambiOlhão andam à procura da origem da poluição como se a CMOlhão há anos que não soubesse de onde vem o veneno que diariamente é decarregado na Ria Formosa em Olhão.
Por sua vez o edil da C.M.Faro, mente com todos os dentes que tem na boca que Faroao afirmar, que Faro, não tem esgotos tóxicos directos para a Ria Formosa, será que essa iluminura, pensa que uma mentira repetida várias vezes passa a ser verdade!
Deixamos aqui mais umas fotosda poluição de esgotos e de saida das ETARs na Ria Formosa, para que a memória não se apague.
Esgoto do T em Olhão situado a cerca de 50 metros da Capitania do Porto de Olhão.
Faro esgoto do Moinho da Horta da Areia,em Zona da Rede Natura 2000 e ZPE da Ria Formosa. Macário Correia quando presidnete da CMFaro mandou retirar a moto, o crime do veneno a desaguar nas aguas da Ria esse continua.
Colector de esgotos implantado no leito da Ria ao pé da antiga ETAR da Fuzeta, que descarrega na Ria Formosa a 200/300 metros da Praia da Fuzeta Ria,sempre que há sobrecarga de esgotos,e que faz com que todos os anos exista de contaminação microbiológica,nas redondezas e na Praia com a Bandeira azul hasteada razão que foi retirada a Bandeira Azul,mas que este ano vergonhosamente, foi-lhe novamente atribuida.