sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Adeus paraiso da Ilha do Farol: Chegaram as máquinas que vão destruir o resto das areias brancas e finas!

 


Adeus Praia Grande da Ilha do Farol, adeus areia finíssima e de  tão grande  alvura,  que até encandeia em dias de sol escaldante, e que por vezes nos provoca miragens como se tivéssemos no deserto do Sara.
Pena que os nossos descendentes, não possam gozar este paraíso que os governantes se preparam para vender no maior dos segredos,  a poderosos grupos, para nesse paraíso nascerem resosrt e marinas privadas.
Resta saber que língua falam, os poderosos que já tem o negócio apalavrado, se é Mandarim, se é Inglês com sotaque americano, ou Árabe.
Entretanto para abrir caminho chegaram as máquinas de destruição maciça,  à Praia Grande da Ilha do Farol, desta vez as máquinas são pertença, de uma das empresas que mais lucrou com a destruição da Ria Formosa, ao trazer para terra,que serviram para alimentar durante décadas, as centrais de betão com milhões e milhões de m3  de areia da Ria Formosa com a desculpa que estavam a dragar a canal de Faro, quando o que faziam era simplesmente abrir vários poços donde sacavam a areia quase limpa, que levavam para o Cais Comercial,  e assim durante anos e anos foram destruindo o leito da Ria Formosa e a sua  fauna e a flora super protegidas, do Farol até ao Cais Comercial de Faro, tudo isso com a conivência das autoridades, que regulamentavam a Ria Formosa e com o abanar da cabeça, dos sucessivos directores do Parque Natural da Ria Formosa,de tanta areia na Zona da  Estação do ISN na Ilha do Farol ,esta chegou a ficar suspensa,e a sua degradação foi-se agravando, até ao ponto de ter de ser abandonada.
A foto essa  foi roubada da página do F.B. de Almerinda Morgado uma das pessoas, que não se cala perante as injustiças e ilegalidades que o Polis comete, em cima da Ilha do Farol, e por isso mais uma vez Alemrinda Morgado ousa denunciar publicamente,  as ilegalidades de um Polis Ilegal.

Outros notáveis e artistas camaleónicos,  acham essas dragagens e assoreamento das Praias  do Farol com areia poluída, uma coisa muito boa, desde que não joguem as casas abaixo.

Já agora e como pergunta a Almerinda  Morgado será que vão retirar o que resta  desta embarcação que encalhou na Ilha do Farol em1996  lá continuamos seus restos, ou simplesmente vão aterrar os restos dessa embarcação agora dentro de agua que constituem um perigo para os veraneantes e banhistas.
 Foto retirada daqui
Barco Naufragado na Ilha by João Laranjo

19 comentários:

Anónimo disse...

Só criticam era deixar o mar entrar junto ao 2 molhe e chegar a casa dessa senhora.

Anónimo disse...

Eu sou a senhora que protesta...não com o conservadorismo dos "Velhos do Restelo", mas sim com critica dos mesmos...tenho esse direito,assim como tenho deveres...por isso porque posso e quero,sou ilheu e acima de tudo portuguesa!

Anónimo disse...

Anonimo de novo,afinal nao e a primeira vez,nao e ?.primeiro :informa te ,estas completamente sem a noçao do que estas a dizer,segundo :respeita,es portugues como nos e provavelmente estaras a sofrer com as injusticas deste governo,terceiro :queres q o teu pais seja vendido a retalho ?queres um pais onde nem tu nem as proximas geraçoes tem futuro?eu nao,os ilheus tambem nao.por isso nao critiques,nao sejas ofensivo,hoje somos nos,mas olha que amanha podes ser tu.mantem te anonimo,mas instroi te antes de dizeres barbaridades ok ?

Anónimo disse...

Eu como presidente mandava jogar todas abaixo

Anónimo disse...

Anónimo que diz ser ilhéu ??????
Hi hi hi.....

Anónimo disse...

O ressabiamento e a inveja são dois sentimentos muito feios...e o anonimato é de quem não tem caracter para assumir o que diz....Almerinda Morgado

Anónimo disse...

Quando se fala é bom saber-se do que se fala, se bem que hoje as desculpas para opinar sejam sempre as mesmas, é triste ter-se casa ilegal em pleno parque natural quando que para ter um terreno é necessário pagar, para se licenciar uma construção é necessário pagar, e haja quem as tenha ilegal e ainda se ache com razão.
Questionem os mariscadores que sabem bem mais que vocês se as dragagens não faz a limpeza da ria formosa e se não faz a água correr mais e por sua vez criar mais marisco, questionem também qual a diferença entre as épocas das dragagens do canal de Faro e agora, e já agora questionem também os empresários locais se a dragagem não é bem-vinda? E informem-se pois se as dragagens não forem feitas as praias desaparecem e depois a Melhor região Turistica da Europa vai viver de quê? das vossas lindas casas ilegais??

Anónimo disse...

Anonimo ,ja percebi que o intuito e mesmo destabilizar ,mas queres saber ? Somos mais fortes ,somos unidos ,e sobretudo nao vivemos em ignorancia.como disse hoje somos nos um dia vais ser tu.

Anónimo disse...

As maquinas já vêm tarde, antes do Verão já deviam estar as casas todas embaixo.
Quem não queria uma casa na praia, quem não queria uma casa na ilha do Farol, todos mas legalmente é impossivel por isso vamos acabar com o xico espertimos de quem rodeou a lei.
Força Maquinas vamos mandar tudo abaixo.

O INVEJA disse...

inveja,so inveja ,e uma doença que naop tem cura !MAS DOI MUITO E A INVEJA DE VER OS OUTROS TER O QUE NOS NAO TEMOS !!!! CASA NA ILHA GRANDE DOR DE OS OUTROS TER E NOS TEMOS INVEJA !!!!

Anónimo disse...

Se digo que sou a a senhora que protesta e sou identificada no artigo do Olhão Livre não sou tão anonima assim...só para quem não sabe interpretar...e sim, chamo-me Almerinda Morgado....muito prazer! Ou não...

Anónimo disse...

há quem tenha casa na Ilha na parte dita legal, e não é por isso que pode dormir descansado pois quando os chinocas tomarem pose da Ilha,para fazeremo resort e as marinas, vai tudo abaixo menos o Farol.

Anónimo disse...

esses defensores das demolições na Ilha do Farol esquecem-se das ilegalidades dos poderosos que deixaram construir em Dominio Publico Maritimo, na Ria Formosacomona Quinta do Lago no Ancão na Fuzeta em Tavira Cabanas e até o Jonh Kerry construi ilegalmente na Fábrica dentro do DPM.

Anónimo disse...

Essa senhora pensa que é dona da ilha tem casa em olhão o marido tem uma firma de construção deixem mas é o mar entrar para limpar tudo o lixo junto a casa dela que agora esta tapado com uma lona

Anónimo disse...

Só lhe respondo áquilo que afirmou se tiver a coragem de se identificar...Almerinda Morgado

Anónimo disse...

Já deve estar todo entupido de inveja. Cumprimentos de quem tem cá casa na ilha.

Anónimo disse...

O Almerinda porque não te calas?

Anónimo disse...

Oh senhor Anonimo dos cobardes não reza a história. Cumprimentos de outro ilheu.

Anónimo disse...

Agora é que vai ser a eng. Valentona é a nova diretora do Parque Natural da Ria Formosa