terça-feira, 5 de junho de 2018

ALGARVE: UM GOVERNO DE TRASTES!

Para hoje estava agendada um sessão de apresentação do Programa do Plano Nacional de Ordenamento, que contava como participantes alguns membros do Governo, dos quais se destacava o ministro do ambiente. O evento teria lugar no auditório da CCDR em Faro, e era suposto durar até à tarde. Mas eis que a direcção da CCDR. nomeada pelo actual governo, decidiu encurtar o evento por forma a que não fosse audível a contestação ao ministro e ao governo.
Entre outros, desde logo se destacou o Movimento Algarve Livre de Petróleo, a pretender fazer uma "acampada" para mostrar ao traste do Ministro da Poluição que os algarvios não querem a exploração petrolífera na nossa costa.
De notar, como de costume, a ausência dos famosos "ilhéus" que estão à espera que o ministro dê ordens de demolição do edificado nas ilhas barreira, para depois berrarem a plenos pulmões, esquecendo que é antes e não depois das coisas acontecerem que se luta para impedir o que está para vir. É de lamentar que não ponham os olhos no Movimento de luta contra a exploração petrolífera.
Concorde-se ou não, e nós também estamos contra, a exploração petrolífera, não só pelos riscos ambientais que comporta mas também porque nos dias de hoje, há energias alternativas, que dispensam o recurso a combustíveis fosseis e menos poluidores.
É evidente que nenhum governo deste planeta está interessado no fim do reinado do petróleo porque perdiam a principal fonte de receitas. Mas a verdade, é que as naves espaciais já utilizam o hidrogénio (solidificado) como combustível, ou seja já existe tecnologia que permita a sua utilização. Simplesmente porque não é conveniente, não se fazem os estudos necessários para a sua utilização nos automóveis. E também já há quem utilize o hidrogénio como substituto do gaz para fogões ou até maçaricos industriais. 
O hidrogénio não polui, mas deixaria os governos embaraçados com falta de receitas, não importando se estão ou não a destruir o planeta.
Também não podemos deixar de alertar para o facto de estar em discussão publica o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo, quando seria suposto que primeiro se aprovasse este Programa do Plano Nacional de Ordenamento, como cartilha para todo o ordenamento e só depois o do Espaço Marítimo. Fazê-lo da forma como o estão fazendo, quer dizer que o governo tem pressa na venda a retalho do Mar "Europeu" que na verdade é o nosso mar, para a exploração mineira do mar profundo.
Ou seja, já não nos basta os riscos ambientais associados à exploração petrolífera e seus derivados (plásticos), á poluição pelo péssimo tratamento das aguas residuais a que acrescerá no futuro a exploração mineira.
Este ministro é o poluidor mor e conta com o apoio de um governo de trastes, dispostos a vender o património do Povo a qualquer preço!


3 comentários:

Anónimo disse...

Só vem provar que estão-se cagando para a opinião pública e ignorando por completo. Oxalá um dia rebente a paciência de um pais para ver esses meninos a serem os primeiros enforcados.

Anónimo disse...

Alguém sabe informar para quando e onde foi agendada outra reunião faz de conta?

Anónimo disse...

ADN de mansidão,mansidão,mansidão...., até à exaustão. A MAFIA conhece muito bem o rebanho.