sábado, 21 de julho de 2018

OLHÃO: ISTO É QUE É MODA!


Olhão está na moda! Esta é um frase que o presidente da câmara Municipal de Olhão repete com alguma frequência, sem ter em conta o que ela significa.
Estar na moda quer dizer que durante algum tempo se poderá manter na crista para de seguida cair na cava, o que quer dizer que o presidente crias as condições para um determinado tempo, enquanto ele estiver à frente do município, a cidade estar em alta para logo de seguida cair no esquecimento. Isso não é aquilo que o Povo de Olhão quer. O Povo quer uma cidade que esteja sempre em "moda" para os residentes de tal forma que aqueles que nos visitem tenham o desejo de cá voltar ou de aqui fixar-se!
Cada o presidente se refere à moda, deverá ser por outras razões que não a do desenvolvimento sustentável da cidade e concelho.
Na verdade o que parece estar na moda são as suas contratações a fazer fé nas imagens de cima. É que depois de tomar posse em Outubro, já são três os arquitectos contratados e não será pelos salários auferidos.
A questão é a de saber se de acordo com o mapa de pessoal da autarquia há ou não falta de tais arquitectos. Se sim, parece ser mais simples e eficaz, promover um concurso publico para admissão dos técnicos necessários; se não, mal se perceberá a necessidade de tais contratações.
Tudo isto depende muito do mapa do pessoal, já que a contratação depende de haver ou não vaga nos respectivos mapas. Proceder a contratações avulso, em regime de avença como estas foram, são um expediente para contornar as regras publicas da contratação de pessoal, contratando quem muito bem querem e apetece, não por critérios de competência, mas de outra índole, com os da amizade pessoal, do trafico de influências, do cartão do partido entre outras.
É certo que com os concursos também acontece mais ou menos a mesma coisa. Os concursos são compostos por uma parte técnica e outra de entrevista, Quando se quer admitir determinada pessoa, o júri, seleccionado a dedo, dará uma notação a cada um dos candidatos, de forma a que fique para a parte da entrevista a decisão e aí sim, vão surgir as diferenças.
Foi assim com a contratação do cunhado do Pina para director financeiro da Ambiolhão, com a candidata melhor posicionada a ser chumbada na entrevista com a única nota máxima, dada in extremis, ao cunhado do Pina, e mesmo assim, foi résvés Campo de Ourique! Claro que não houve a "intenção" de beneficiar quem quer que fosse, razão pela qual o Ministério Publico arquivou a queixa apresentada.
É para evitar esse tipo de problemas que se lançou a MODA da contratação avulsa, quando os lugares, a existirem de forma efectiva, devem ser preenchidos também eles de forma efectiva.
OLHÃO ESTÁ NA MODA SIM, MAS PELAS PIORES RAZÕES!

2 comentários:

Anónimo disse...

.

Anónimo disse...

É a moda, criar trabalho pros boys. Ainda ontem saiu a notícia tuti fruti de VRstA com um boy de Olhão envolvido, esse vai longe. É pena é não os metrem na cadeia. Chamem a Felgueiras ds 6a às nove da Rtp para investigar os tutifruti do algarve, aposto que não há1 ccâmara que escape. E quem defende esta gente é igual a eles.