segunda-feira, 16 de julho de 2018

RIA FORMOSA: FECHEM O IPMA!


Enquanto o IPMA não der uma explicação séria e satisfatória para a classificação das zonas de produção de bivalves e para os resultados analíticos da contaminação dos mesmos, não descansaremos, porque esta matéria não tem a ver única e exclusivamente com aqueles que se dedicam à essa actividade económica, mas a toda a população.
Porque em primeiro lugar deve estar a saúde publica e exceptuando algumas diarreias, pouco mais há de que se queixar. Não há mortes nem problemas de maior que ajudem a justificar as constantes interdições e consequentes paralisações de quem vive destas actividades.
Do mesmo modo, os resultados não só são pouco claros como muito duvidosos. Vejam-se os exemplos acima.
Em toda a costa sul do Algarve está interdita a captura de bivalves por contaminação por biotoxinas. A Ria Formosa está, toda ela, sujeita às oscilações das marés, que com a enchente traz não apenas as aguas mas também o fitoplâncton potencialmente toxigeno como as próprias biotoxinas. Ora se a costa apresenta níveis de contaminação que interditam a captura, como é possível haver zonas abertas dentro da Ria?
Mais, todos estes bivalves são filtrantes, modo de obter o oxigénio e alimento, o que faz com que absorvam o que vem na agua e fazem bioacumulação de nutrientes. Não há grandes diferenças na forma de funcionamento dos organismos dos diferentes bivalves, mal se percebendo como uns estão saudáveis e outros contaminados.
Veja-se a situação da zona Olhão 4, cercada por biotoxinas mas que nela não existem, dando a sensação que puseram um muro de plástico a vedar, impedindo a contaminação nessa zona. Que raio de analises são estas?
Porque razão todas as espécies estão interditas na costa para os profissionais mas se permite a apanha por parte dos veraneantes? Então há o risco de saúde publica? Ou será que as autoridades estão mais preocupadas com o carrinho que anda a vender bolas de Berlim?
O problema é que as nossas autoridades entendem que quem se dedica à captura de bivalves é feio, porco e mau e dá mau aspecto aos turistas e como tal há que os tirar das zonas de praia para não serem vistos.
Para que tudo isto seja possível, as autoridades contam com a cumplicidade de associações subservientes ao Poder político, incapazes de contestar qualquer medida, ou até mesmo a a existência de um organismo que deveria estar ao serviço de quem vive das actividades conexas à pesca mas que no fundo é a coveira delas. Neste quadro, o IPMA não tem razão de existir e deveria fechar portas. Aquilo não pode servir para apenas justificar alguns bons ordenados.
Façam um trabalho sério e honesto!
Cabe aos envolvidos organizar-se e dar luta contra as decisões do IPMA.
LUTEM!  

4 comentários:

Anónimo disse...

A MAFIA não vai permitir que lhe tirem um braço.

Anónimo disse...

tanto falam aqui que ainda vao é fechar todas a zonas e proibir a malta de trabalhar, depois vamos todos te pedir €€ para pagar a casa e alimentar os filhos, a vida do mar esta má e tu ainda ao levantares a poeira fazes pior , está quietinho nao prejudiques que ja ajudas, descansa que nunca morreu niguem devido ás toxinas do marisco na ria.

Anónimo disse...

A vida do mar e da ria está má porque na Ria é a CMOlhão que envenena as aguas onde grande parte dos filhos de Olhão governam a vida.
Tem alguma lógica a Zona de produção de bivalves Olhão 4 nunca ter fechado quando todas as outras zonas fecharam,será que esse comentador das 17.46 sabe que a agua do Mar desde Sagres a Vila Real está com toxinas segundo diz o comunicado do IPMA e todo o Litoral do Algarve está interdita a apanha de bivalves.
Ou será que Olhão 4 está aberto para os armazenistas poderem comprar à vontade e vender dizendo que são bivalves de Olhão 4 ,como faziam antigamente, quando estava tudo fechado em Olhão e arranjavam selos de Alvor.
O curiosos é que se formos à ilha da Fuzeta Armona e Barril e Tavira vemos os turistas a apanharem as conquilhas e outros bivalve interditos sem que as autoridades façam alguma coisa.
Afinal de contas é a saúde publica que está em jogo ou não?

Anónimo disse...

Os interesses da MAFIA é que estão em jogo. Sejam felizes.