domingo, 8 de julho de 2018

OLHÃO: NO REINO DAS DEMOLIÇÕES PROGRAMADAS!



Começou antes das eleições e prosseguem um conjunto de demolições previamente seleccionadas conforme os interesses do presidente da Câmara Municipal de Olhão. Foi assim no cruzamento da Avenida D. João VI com a Rua 18 de Junho, foi assim junto à rotunda do cubo e agora fomos encontrar um edital espetado na antiga Fabrica do Gargalo.
O motivo invocado pelo presidente da autarquia baseia-se no facto de na generalidade dos casos, as instalações demolidas, há mais de oito anos que tenham obras de manutenção e conservação, conforme estipula o Regime Jurídico da urbanização e da Edificação.
Muito se tem falado do património edificado degradado, particularmente na zona histórica, com a autarquia a fazer vista grossa em muitos casos enquanto que noutros de forma selectiva toma já sabe o que diz o que manda o RJUE. Pena é que não seja capaz de aplicar por igual a todos.
Mesmo em frente da casa do presidente, estão as antigas instalações do Clube Desportivo os Olhanenses, edifício que devia ser preservado até pelo facto de ali ter albergado o primeiro Registo Civil de Olhão. Aos olhos de toda a gente, com ameaça de ruir, de tempos a tempos protegido por baías, lá se vai mantendo sem que o edil apesar de o ver de sua casa, fingir que ignora, sabe-lá porquê.
Dado o mote, iremos agora, fazer uma busca pelo interior da cidade e requerer ao vesgo presidente, nos termos do invocado RJUE que proceda à notificação dos proprietários dos edificios que encontrarmos na mesma situação da Fabrica do Gargalo, e que ordene a realização de obras de conservação e manutenção ou demolição.
Mas esta sanha demolidora de presidente não acontece por acaso porque já percebemos que ele é mais guloso por dinheiro do que o macaco por banana.
Nos últimos tempos ele foi avistado na Rua da Majuca ou Gil Eanes, junto das instalações da antiga Fabrica do Lázaro a tirar o numero de telefone, como junto das instalações da antiga Fabrica do Xavier, aqui acompanhado por outro traste igual a ele, Luís Coelho ex-presidente da Câmara Municipal de Faro, também ele eleito á época pelo partido dito socialista. Qual deles o mais guloso!
Isto sem esquecer o desejo de comprar a Bela Olhão, tendo dito na primeira versão, que depois alteraria o uso dos solos deforma a permitir a edificabilidade para fins habitacionais e ganhar mais valias para o município.
Negócios, mais negócios, é o que está por detrás da gestão autárquica deste crápula, e ainda andam alguns filhos da puta a defender o menino ou a criticar os críticos, apelidando-os de terroristas ou coisa semelhante, quando existem fortes indícios de práticas muito duvidosas a sugerir bem mais que simples favorecimentos.
Pela nossa parte terão o que merecem. Não nos calarão e ainda vão ter como resposta o agravar das denuncias nos lugares certos. um deles aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

também nas ruinas da antiga fábrica do tomate,que penso que era isso que se fazia lá, na rua 1º. de janeiro, junto quase á linha do comboio, se encontra lá um edital da Camara, com os mesmos dizeres, depois de um certo tempo ?

Anónimo disse...

Se ele é guloso por dinheiro vocês são o quê? Gulosos e famintos a tentar destruir alguém que tanto dá à cidade, que tem uma visão estratégica moderna e foi o único capaz de colocar Olhão no mapa/ rota de turismo? Isto deveria ser um motivo de orgulho para todos nós, Olhanenses, e com amor à nossa cidade. Acho que cada um tem direito à sua opinião, sem duvida, mas ofender e utilizar o tipo de linguagem que utilizam sempre que falam do Presidente, da família ou dos que o defendem não fica bem.