quarta-feira, 22 de agosto de 2018

OLHÃO: DEMOLIÇÕES NA ARMONA EM DISCUSSÃO NO PRÓXIMO SÁBADO!

Ainda que predomine o silêncio sobre as demolições na Ilha da Armona - Olhão, a verdade é que para o próximo sábado está convocada uma Assembleia Geral da Liga dos Amigos da Ilha da Armona, para a qual foram convidados a estar presentes o presidente da câmara e o vereador com o pelouro, do que duvidamos.
Encostado à parede pelo péssimo ministro do ambiente (será) o presidente da câmara municipal de Olhão viu-se obrigado a elaborar o Plano de Intervenção e Requalificação (PIR), que já está concluído há algum tempo, e submetê-lo à aprovação do ministério, o que ocorrerá no próximo mês de Setembro.
O PIR é uma das condições para a pretensa renovação da concessão, mas apenas uma delas, já que os esgotos continuam por fazer e essa é mesmo indispensável, mas o concurso publico levado a efeito para isso, ficou deserto, tal a exiguidade do valor apresentado. Serviu para anuncio de campanha eleitoral mas sem qualquer outro efeito que não esse!
Segundo conseguimos apurar, estão neste momento identificadas 190 casas para demolir, das quais, quatro são para transferir para dentro da área concessionada, não se sabendo a expensas de quem. Todas estas construções foram autorizadas pela autarquia que corre agora o risco de ter de pagar as indemnizações devidas, sem esquecer que só para o casal inglês deverão ser pedidos cinco milhões pelos danos materiais mas também morais.
A par dessas demolições há ainda a registar as correções a efetuar nalguns quintais com áreas muito superiores às que constam do processo e pelas quais não são pagas quaisquer taxas ao município.
Como é do conhecimento publico, o presidente da câmara aquando das demolições nos núcleos do Farol e dos Hangares, no consulado de Passos Coelho, armou-se em herói e no grande desafiador dos poderes públicos, encabeçando manifestações.
Na altura, alertáramos para o facto de estar a defender a casa de família no núcleo do Farol e de estar em oposição ao governo. Passados estes anos, e agora com um governo do seu partido e sem casa de família a defender, é ele o programador das novas demolições na Ria Formosa. As pessoas não podem ou não devem esquecer que o PIR é elaborado sob as suas ordens.
Antes pronunciou-se contra e agora é a favor? O herói de há três anos atrás passará a vilão? Aguardemos pelo mês de Setembro para ver como vai ser!
E será que depois destas demolições de construções autorizadas, o ministério não verá nisso um argumento de peso para acabar o que ficou por fazer nos restantes núcleos. Ou vai esperar que o Mar se encarregue de fazer aquilo que os políticos não tiveram a coragem de fazer. Setembro é mês de equinócio e as aguas vão chegar ás casas. E depois como será?
Nesta fase, é imprescindível que todas os moradores, do Farol. Hangares e Armona concentrem forças para lutar contra o que se prepara nesta parte da Ria Formosa. Aos poucos, as pessoas vão sendo corridas para serem substituídas por outras com maior capacidade económica.
A natureza é de todos e deve estar acessível a todos independente da sua condição económica ou social.
LUTEM!

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem lê o jornal regional sabia que ia ser feita a desinfestação, mas penso que a Camara devia afichar cartazes nos principais locais, para que a população saiba para evitar casos como este que são relatados, é verdade a terra está muito suja, o mau cheiro nos acessos ao mercado é horrivel, as ruas e ruelas tém que ser lavadas, julgo que não seja por falta de água ? eu que ando muito a pé,observo a muita falta de civismo, na avenida em frente ao café Espanha, alguém arrastou um saco de lixo, deixando atrás um rasto de sujidade. A nossa terra é pequena, não tem capacidade nem preparada para receber esta avalanche de gente, por isso as autoridades camarárias têm que tomar decisões, para evitar estes maus cartões de visita ?

Anónimo disse...

Tudo calmo enquanto as outras forem destruídas e a minha ficar de pé.