domingo, 5 de agosto de 2018

OLHÃO: POLITICOS DE INTERESSES!

1 - Se estivermos meia dúzia de pessoas presentes no momento de um acidente automóvel, e passado um bocado formos ouvir o que cada um deles "viu", ficaremos com a noção do que não estão a falar do mesmo, apresentando cada um a sua versão.
A esses ainda se vão juntar aqueles que não viram nem ouviram, mas "disseram-lhes".
O facto é apenas um mas cada um tem a sua visão e a sua leitura do que viu. Na política, cada um tem a sua opção de acordo com as suas convicções ou interesses, sendo que aqueles que se batem por convicções são cada vez menos, sobressaindo os que entendem que a política se faz para servir pequenos grupos de interesses, pessoais, familiares, de amizades ou outros semelhantes, onde predomina o favorecimento e outras práticas menos correctas, já que os titulares de cargos públicos estão lá para servir e não para se servirem.  
2 - No passado dia 23 de Julho, o presidente da Câmara Municipal de Peniche apelou a outros presidentes de câmara de áreas com actividade piscatória, para ajudar no aumento da quota de captura de sardinha, como se pode ver em https://observador.pt/2018/07/23/camara-de-peniche-apoia-pescadores-e-reivindica-mais-quota-de-pesca-da-sardinha/.
Não temos conhecimento que o presidente da Câmara Municipal de Olhão tivesse tomado qualquer iniciativa nesse sentido, ele que é useiro e vezeiro na utilização da imprensa regional para dar conta das suas actividades.
Como se diz na peça jornalística, as monitorizações efectuadas pelo IPMA em Dezembro de 2017 e Maio de 2018 apontam para um crescimento dos stocks que permite não só o aumento da quota para este ano como para os próximos.
Se pensarmos pela nossa cabeça, e não por aquilo que nos tentam incutir, verificamos que o preço da sardinha está inflacionado pela baixa da quota o que leva à escassez no mercado do que resulta uma maior procura e inevitavelmente o aumento do preço.
3 - Como não podia deixar de ser, a câmara municipal de Olhão faz questão de anunciar a vinda da Ministra do Mar para a inauguração do Festival do Marisco, como se pode ver em www.cm-olhao.pt/destaques2/2507-ministra-do-mar-inaugura-33-edicao-do-festival-do-marisco-de-olhao.
Se olharmos para o passado recente do nosso presidente, verificamos que em Novembro de 2013, quando a mando da UE foi desclassificada a Ria Formosa, ele logo se mexeu e conseguiu arregimentar os produtores de bivalves para a sua luta, porque parte interessada, já que também ele é produtor, de ostras.
Lamentavelmente não toma posição em relação à situação da pesca da sardinha, porque ainda não é armador.
4 - A promiscuidade entre a actividade profissional/empresarial e a de titular de cargos políticos, em regra, é sintomática de favorecimentos, a roçar alguma forma de incompatibilidade. A relação de um titular de cargo publico com outras entidades de quem depende a actividade empresarial permitem que sejam ultrapassadas todas as regras legais e não só.
A APA mandou os viveiristas retirar tudo aquilo que considerava poluente para a Ria, mas esqueceu que o presidente não traz as ostras mortas no seu viveiro, que as joga no fundo da Ria poluindo-a. E não toma posição porque se trata de um titular de cargo político.
Do mesmo modo, não toma posição contra a ocupação ilegal de terrenos do Domínio Publico Marítimo, apesar de já ter sido denunciado, porque se está perante a ocupação de um titular de cargo político.
5 - A vinda da Ministra não é mais do que, dar mais  apoio a um presidente a contas com a justiça. Mas entretanto vai mamando à custa do erário publico para quem os olhanenses contribuem com as mais elevadas taxas e impostos municipais.
Será que as associações ligadas à pesca da sardinha no Algarve, vão aparecer para presentear a ministra com um cabaz de sardinha e exigir-lhe o aumento da quotas?
E os consumidores vão perder a oportunidade de dizer à ministra que querem mais peixe nas suas mesas?

3 comentários:

Anónimo disse...

A cabana de madeira que servia de casa de banho na costa da Culatra foi queimada na totalidade na noite de 6ª, feira, assim como um caixote de lixo e um bocado da passadeira que o suportava, não estou certo ? está mal, não sei se foi por retaliação das multas ?mas quem o fez, talvez excessos da festa ? uma lástima

Anónimo disse...

Políticos de interesses o submundo da MAFIA.

Anónimo disse...

Deram-lhe a maioria como tal prova que a maioria está satisfeita assim no diz a vivência democrática.