sexta-feira, 24 de agosto de 2018

OLHÃO OU O REINO DA MENTIRA E DAS NEGOCIATAS!

Ontem, a Câmara Municipal de Olhão fez publicar no seu site, da mesma forma que mandou para a comunicação social regional, o texto que pode ser visto em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2517-autarquia-de-olhao-moderniza-mobiliario-urbano-do-concelho.
Curiosamente, ontem à tarde entre as 16:00 e as 16:30, estava um funcionário da Publirádio a cobrir com uma película auto-colante, o mupi da imagem, ali junto à ponte do caminho de ferro, na Rua 18 de Junho.
Aquele mupi era pertença da empresa JCDecaux, nem outra coisa faria sentido, já que a autarquia tinha um contrato com ela para a exploração comercial dos mupis e dos abrigos dos transportes públicos.
Segundo diz a Câmara Municipal, pela voz do seu presidente, havia um ano que a autarquia estava em negociações com a empresa com vista à renovação atempada do acordo que agora terminou.
Mas se é verdade que já haviam negociações, também não é menos verdade que há um ano atrás, estávamos em plena campanha eleitoral, campanha que levantou muita celeuma e com o candidato-presidente a dizer que os cartazes teriam sido uma oferta. Mas isso eram os cartazes! E os suportes de quem eram? Da Plubirádio?
Isto levanta uma outra questão que é a completa ausência de fiscalização das campanhas de candidaturas ligadas aos partidos no Poder autárquico, para se saber quem paga toda esta cagada.
Voltando ao assunto do mupi em questão. Ele era pertença da JCDecaux, Poderá ter vendido à Publirádio e aí nada teremos a dizer. Mas se estavam obrigados a retirar todo o mobiliário urbano como se lê no texto da autarquia, também este mupi teria de ser retirado. E não foi porquê?
Esta manobra é de muito duvidosa legalidade para alem de revelar a promiscuidade política com a empresarial, em prejuízo de uns e benefícios de outros.
Pergunta-se se a JCDecaux tinha um contrato de exclusividade, como pode a Publirádio ter aquele mupi?E pode utilizá-lo em nome de quê e de quem?
O que isto vem anunciar é desde logo quem vai ganhar o tal concurso publico, e parece já não haver duvidas sobre a forma como se realizam estes concursos.
Mas também desmente o presidente no que diz respeito à modernização do mobiliário urbano, já que afinal vai manter o antigo, nalguns casos.
Em resumo, parece que estamos perante o pagamento de um favor feito durante a campanha eleitoral, com outro favor. E agora digam lá que este Poder não é do tipo político-mafioso?

3 comentários:

Anónimo disse...

Móceess vocês são realmente muito bons em previsões e adivinhamentos futurais, façam o seguinte: montem um consultório, clientes não vos faltarão. Sal grosso para cima de vocês e muito olho gordo, a inveja faz mal à saudinha da boa!! Animem-se, Olhão tem Alma!! Viva Olhão, e viva ao nosso Presidente e às suas ideias inovadoras que alegram a nossa cidade, passem nas noites de Levante e percebam quem mexe com a cidade.

Anónimo disse...

Entretanto, os utentes dos autocarros ficaram sem paragens. Expostos aos elementos, sem local para se sentarem e sem horários afixados, o que também é muito bom para o turismo!
Que falta de organização neste município.

Anónimo disse...

Só palerma ou cão de fila por limitação de inteligência ou lealdade ao dono não entende ou se recusa a ver que está dominado e é escravizado por um clube onde são sócios a pior espécie de pulhas, MAFIA política. Sejam felizes.