domingo, 20 de janeiro de 2019

OLHÃO: DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DÁ DIREITO A FRETE?


O presidente da Câmara Municipal de Olhão tem vindo a pronunciar-se no sentido de estar pronto para receber todas as competências delegadas ou a delegar pelo governo central; as competências ou o dinheiro delas.
Uma das competências é o da educação, e estava de tal modo preparado que agora vai proceder à revisão da carta educativa, razão pela qual celebrou o contrato constante das imagens acima. São só mais 24.587, 70 euros que voam dos cofres do município directamente para a empresa contratada, mas que saem dos bolsos dos munícipes, fruto de uma delegação de competências dada pelo voto em Outubro de 2017.
Quem é a empresa contratada? Poucos dos nossos leitores a conhecerão, mas nós vamos levantar um pouco do véu.
Um ministro do actual governo socialista foi administrador da empresa até 2005, como se pode ver em https://www.publico.pt/2015/11/24/ecosfera/noticia/matos-fernandes-um-ministro-do-ambiente-com-uma-encomenda-em-particular-1715444. Ao serviço daquela empresa coordenou uma equipa para acompanhar a colocação em prática dos POOCs, dos quais o de Vilamoura-Vila real de Sº António e que determinou a demolição das casas nas ilhas barreira.
Entretanto deambulou entre diversas entidades publicas que esta gente nunca pode ficar desempregada, ocupando cargos demasiado bem remunerados para aquilo que fazem.
O objecto desta empresa, segundo publicação no Portal do Ministério da Justiça de 17/07/2015 é:
Planeamento estratégico e territorial; ordenamento do território e ambiente; políticas e projectos urbanos; desenvolvimento sectorial e organizacional; emprego e desenvolvimento social; formação; desenvolvimento local; avaliação de políticas, de programas e projectos; políticas e projectos culturais; consultoria para o desenvolvimento; produção de cartografia; políticas de competitividade, inovação e internacionalização.
Com um tal objecto, fica a sensação de que afinal as políticas não são concebidas pelos políticas mas por certas empresas, escolhidas a dedo, tal a mediocridade de quem nos tem governado ao longo destes quarenta anos.
Será que a Quartenaire Portugal caiu de para-quedas em Olhão? 
Já percebemos que o ministro é camarada e amigo do actual presidente da Câmara, ao ponto de escolherem quais as casas nas ilhas que iriam abaixo e que permitiram que a do presidente ficasse de pé; que foi este ministro que disponibilizou os dinheiros do combate às alterações climáticas para que sejam feitas as obras nos jardins, no final do Verão; é deste ministro que o presidente precisa para alterar a granel o Plano Director Municipal.
Mas não pode o ministro fazê-lo e por isso se torna necessário arranjar uma empresa, "credível" e capaz de propor com forte probabilidade de fazer aprovar os crimes que se pretende cometer no concelho de Olhão, destruindo parcialmente as Reservas Agrícola e Ecológica.
Agora é esta empresa vocacionada para rever a Carta Educativa? Se fossem brincar com a pilinha do papá, não fariam melhor figura? 

Sem comentários: