quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

OLHÃO: EMPRESA MUNICIPAL MÁ PAGADORA!

Nada que nos espante, muito pelo contrário, as empresas municipais são má pagadoras embora sejam muito lestas quando se trata de receber.
Para alem do tarifário excessivo, e da cobrança de cinco euros pelo segundo aviso, a Ambiolhão não cumpre com o seu principal fornecedor e prestador de serviços, a Aguas do Algarve, como se pode ver através do Relatorio e Contas desta empresa, relativo ao ano terminado em Dezembro de 2017, que as contas de 2018, só lá para o Verão. Ver em https://www.aguasdoalgarve.pt/sites/aguasdoalgarve.pt/files/publicacoes/relatoriocontas_aguasalgarve_2017.pdf.
Assim e apesar de terem acordado com a empresa exploradora em alta um prazo máximo de 62 dias para pagamento das respectivas facturas, a Ambiolhão, apresentava no final de 2017, 378 dias de atraso. Para quem corta a agua às pessoas por não terem como pagar a tempo e horas, por estarem atrasadas dois meses, não está mal, mais de um ano.
Ainda quer nos últimos anos tenham reduzido a divida, a verdade é que ela continua muito alta, mal se percebendo o que andam a fazer com o dinheiro sacado aos munícipes, com um tarifário ilegal. No final daquele ano, a divida situava-se nos três milhões, seiscentos e oitenta e dois mil, setecentos e trinta e oito euros. Nada mau!
Não se pense que a redução da divida se deve a um gesto de boa vontade por parte da caloteira Ambiolhão, mas porque há uns anos atrás, a Aguas do Algarve, teve de encostar a caloteira á parede e obriga-la a celebrar um acordo pelo qual transmitiu a divida para a banca, ou seja um empréstimo encapotado. Pagou à empresa mas ficou devendo ao banco!
Quando olhamos para a situação da rede de aguas e saneamento, a rebentar pelas costuras, apesar de intervenções pontuais e a gosto de alguns amigos, percebemos que algo não vai bem no reino. Uma coisa é certa, em regra o consumidor final, os munícipes, não têm outro remédio senão pagar, mas apesar de o fazerem, a empresa não faz as obras que deveria fazer e ainda por cima fica a dever aos fornecedores.
E como já denunciámos o regabofe que vai com as contratações de consultores para tudo e mais alguma coisa, percebe-se para onde vai o dinheiro de todos nós. Vaidades, amizades, cumplicidades e muita podridão!

Sem comentários: