quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

OLHÃO: ANO NOVO, GUERRAS VELHAS!

Antes das eleições autárquicas de 2017 e porque alguns moradores do Bairro 8 de Outubro se mostravam apreensivos com o estado das infraestruturas de agua na zona, denunciávamos a situação.
Como vem sendo habito, e vivendo mais da aparência do que da realidade, o Poder autárquico, manipulado pelo falso partido socialista desde o inicio da era democrática, desde logo desencadeou acções de desinformação, dizendo proceder a intervenções na rede de agua e no depósito.  E com isso conseguiu calar os protestos de quem mora no Bairro.
A intervenção feita no depósito foi única e exclusivamente a nível de condutas e não na cuba, porque quanto a essa, limitaram-se a pintar e mais tarde mandar grafitar para disfarçar as fissuras.
Ontem de manhã, tornámos ao local para verificar  como se encontrava aquela importante infraestrutura já que é o maior depósito de agua da cidade e qualquer acidente que ali possa acontecer, afectará toda a população da cidade.
Deve dizer-se que este tipo de infraestruturas tem mais de setenta anos e deviam de merecer obras de conservação que nunca fizeram. O ferro do betão em contacto com a agua, oxida, aumenta de volume e faz abrir fissuras que permitem a passagem da agua para o exterior, podendo a qualquer momento rebentar.
Por mais que desvalorizem este tipo de ocorrências, elas podem acontecer. Aliás ainda recentemente assistimos a um presidente de câmara que desvalorizou um relatório que apontava para o perigo, e que esteve na origem de algumas mortes, razão pela qual devia estar preso, mas não está! Estamos a falar de Borba e da pedreira.
Como se pode ver nas imagens, o depósito continua a apresentar os sinais das fissuras, sintoma de que não foi feita qualquer intervenção na sua cuba. São centenas de metros cúbicos de agua, que em caso de acidente, poderão provocar estragos  em bens materiais e humanos nas imediações.
Os moradores do Bairro devem organizar-se e pressionar a Câmara Municipal de Olhão para que proceda à intervenção no depósito de forma a assegurar de que não haverá riscos de qualquer acidente. Em caso de recusa da autarquia e na possibilidade de tal acidente acontecer, os autarcas devem ser responsabilizados, porque estavam avisados e nada fizeram.

1 comentário:

Atento disse...

A CMOlhão não devia zelar pelos seus depósitos de agua?
Será que a CMOlhão cumpre a lei?