terça-feira, 10 de setembro de 2019

OLHÃO: SÃO VERDADEIRAS AS PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS DO PRESIDENTE DA CÂMARA?

Ontem foi noticiado um projecto sobre a mobilidade electrica, como se pode ler em https://observador.pt/2019/09/09/projeto-europeu-ajuda-a-fomentar-mobilidade-eletrica-no-algarve-e-na-andaluzia/, que visa dotar algumas cidades algarvias de carregadores para carros elétricos.
No concelho de Olhão não há um único posto de carregamento publico, mas Loulé, Silves e Castro Marim candidatam-se, porque revelam algumas preocupações ambientais que não se veem aqui, apesar de haver alguns carros elétricos que nem junto à porta de casa conseguem um lugar, porque a autarquia não cede o espaço para tal.
Mais importante para a autarquia são as obras que ficam no olho das pessoas e não este tipo de intervenções, esquecendo que os turistas que nos visitam, com outra consciência ambiental, também precisam destes tipo de carregamentos.
As preocupações ambientais da câmara deixam muito a desejar, bastando olhar para o que se passa com as descargas de esgotos directos para a Ria Formosa, sem qualquer tratamento, assim como o estado lastimável das ruas ou os amontoados de lixo junto dos contentores. É verdade que há falta de civismo, mas também de desleixo por parte de quem a obrigação de manter a cidade limpa, e todos nós sabemos que há anos que as ruas não são lavadas.
Já agora lembrar que há meses que foram instalados as ilhas ecológicas junto ao Auditório Municipal, mas estão incompletos, quando o contrato pelo qual foram comprados, tinha um prazo bem mais curto do que aquele que vem sendo praticado. E continua sem utilização e os moradores da zona têm de levar com o mau cheiro e a sujidade dos contentores.
Numa altura em que há fundos comunitários para a mobilidade electrica para a região, a Câmara Municipal de Olhão, não se candidata, ficando de fora do projecto, porque as suas preocupações ambientais, não passam de mero discurso de circunstância ou de marketing político.
Será que instalar meia dúzia de carregadores custa assim tanto dinheiro?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ambiente, a novel moda geradora de negócios obscuros com cobertura de verdade.

Anónimo disse...

O que interessa isso agora, se o povo está todo contente porque o presidente oferece tablets para as criancinhas. Agora em todas as casas há um tablet e material escolar que o presidente deu, isso é que dá votos. Haja alegria.

Anónimo disse...

Num manicómio qualquer rebuçado oferecido dá alegria aos tolinhos.