sexta-feira, 3 de julho de 2020

CACELA VELHA: QUEM PROTEGE O PATRIMÓNIO?

No inverno passado aconteceu que um tubo de aguas pluviais despejava directamente na Ria, de tal forma que abriu um regato bem próximo do Forte, o que foi bastante comentado mas que as entidades publicas desvalorizaram. O costume!

E assim permanece perante a indiferença de todos. As imagens acima mostram o dito tubo e o regato entretanto aberto. Claro que quanto mais tempo durar mais fundo será o regato até atingir a cota de maré. Logo esse regato vai levar a que no breve prazo a agua do mar entre por ali dentro aproximando-se perigosamente do Forte. E aqui deve lembrar-se que estas construções no seu tempo não tinham fundações, não sendo precisa muita coisa para provocar o seu desmoronamento.

Nestas imagens pode ver-se a curta distancia que separa o preia mar do tal regato e não foram necessárias marés vivas para se verificar isto, o que equivale a dizer que nos equinócios é bem provável que a maré entre pelo regato adentro, arrastando depois as areias que o rodeiam, já que aquelas areias são soltas sendo facilmente arrastadas.
E se isto é lado sul do Forte de Cacela, a sua zona de protecção, não o salvaguarda. É que apesar de se tratar de um edifico classificado não chega para o proteger já que para isso precisava de um plano de salvaguarda que o poder politico não quer fazer.
Caberia à Câmara Municipal de Vila Real de Sº António propor o tal plano de salvaguarda, mas essa apenas esteve interessada em fazê-lo para o edifício sede da autarquia, porque se tratava de um simbolo do Poder politico. Por outras palavras, a salvaguarda do património histórico do Povo não lhes interessa salvaguardar desde que aquilo que representa a vaidade de quem preside às instituições esteja salvaguardado. "Eu fui presidente daquela câmara!" E assim ficarão para a historia.
Não elaborando um plano de salvaguarda da faixa de protecção do edificado classificado, está a permitir-se que no futuro seja aprovado um projecto que alterará a arquitectura da aldeia, tudo para servir interesses alheios e ocultos.
Será que a câmara de Vila Real não tem dinheiro para corrigir o tubo de drenagem de aguas pluviais afastando a descarga para bem longe do Forte? Custa assim tanto? Porca miséria!

Sem comentários: