domingo, 5 de julho de 2020

OLHÃO: AS OBRAS DA CÂMARA SÃO PARA SERVIR A POPULAÇÃO?

É evidente que todas as obras publicas locais são para usufruto da população. Mas que população? Vem isto a propósito da noticia publicada em https://www.algarveprimeiro.com/d/municiacutepio-de-olhatildeo-cria-bolsa-de-estacionamento-para-300-lugares-junto-agrave-zona-ribeirinha/33060-4.
No ultimo paragrafo do texto, o vereador do pelouro, vem dizer que "não são só para os turistas, são também a pensar nos olhanenses,..." Sem querer a boca fugiu-lhe para a verdade, a obra foi pensada para os turistas mas que não podem proibir a presença dos olhanenses, porque de pouca utilidade ela terá no futuro para quem vive em Olhão.
Toada a requalificação da frente ribeirinha de Olhão tem de ser vista em todo o seu contexto e não de forma parcial, a conta-gotas para que as pessoas não tenham a visão do conjunto. Com a supressão de estacionamento em vários largos históricos, na Avenida 5 de Outubro ou na Avenida 16 de Junho torna-se necessário dotar a cidade de um parque de estacionamento capaz de servir os automobilistas.
Que ninguém se iluda! Não será apara este ano mas para os vindouros, aquele parque de estacionamento vai servir para as pessoas que se deslocam para as praias, e esse é o seu grande objectivo. Mais, ele serve todos os empreendimentos turístico-imobiliários que se desenham para a zona para alem da própria marina ou hotel.
Não vai servir para os olhanenses que se deslocam ao sábado aos Mercados, porque depois das construções fica um bocado fora de mão.
Pela noticia ficamos a saber que vão começar ainda este ano as obras de requalificação da Avenida 16 de Junho. Até parece inocente ou bem intencionada, mas atenção…
É que este espaço se insere na área de intervenção do Plano de Pormenor Olhão Este, em estudo, e que visa alterar o uso dos solos para passar de industrial a urbanizável, o que levou o cão de fila utilizado pelo Pina, a pressionar as pessoas que ali desenvolvem os seus negócios a abandonar ou a mudar-se, abrindo a porta a possíveis compradores, por baixo valor para depois de aprovado o plano de pormenor, obterem mais valias que poderão chegar aos 500%. Toda esta zona será virada para empreendimentos de luxo, Fora com os olhanenses! (Diz o Pina).
Obviamente que toda a corja de patos-bravos, e de gente que vive da especulação imobiliária batem palmas a mais esta oportunidade de negocio. E os olhanenses no que ficam?
Cada vez mais distantes da sua cidade, relegados para a periferia. O que a câmara está a criar é uma cidade para ricos e outra para pobres de tal forma que de forma cínica, o Pina vem dizer que não faltaria ter os olhanenses numa zona nobre. É o Pina, presidente da câmara quem discrimina a sua população, os seus eleitores!
Mas mesmo que pensassem nos olhanenses, com diz o vereador, se os olhanenses são relegados para a periferia, como vão desfrutar dos espaços verdes requalificados se são desterrados para dois quilómetros de distancia?
O futuro da frente ribeirinha de Olhão vai ser igual à de Quarteira, repleta de gente no verão e deserta na época baixa. Isto é que é defender os olhanenses?

1 comentário:

Anónimo disse...

Um rapazote que primeiro sempre pensou nele e depois nos outros para lhe sustentarem o ego! E elas, sejam de fora, sejam de dentro, gostam em monte! Que moçe ma bonite!