sexta-feira, 18 de junho de 2021

OLHÃO: DA RAPOSA AO GALINHEIRO

 Como todos sabemos a empresa Aguas do Algarve é parte de uma outra empresa publica a Aguas de Portugal e como empresa publica que é o dono é o Estado. Logo o Estado funciona como uma raposa no que concerne à determinação da qualidade dos efluentes.
As licenças e os valores nelas definidos são emitidas pela Agência Portuguesa (diga-se) do Ambiente, pelo que caberia à APA a fiscalização do cumprimento do estipulado na Lei sobre a qualidade dos efluentes, nomeadamente quanto à publicação dos resultados analiticos. Mas nada feito, o que faz colocar a raposa a tomar conta do galinheiro.
Porque nos preocupa o estado das aguas na Ria Formosa tentámos saber os resultados, tarefa em vão. As ultimas analises publicadas reportam o ano de 2018, ano em que, curiosamente, foram desactivadas as ETAR Poente de Olhão e Nascente de Faro para dar lugar à nova ETAR de FARO/OLHÃO e S. BRAZ.
Curioso também que o presidente Pina que se tem vindo a auto proclamar como o promotor da nova ETAR mas sem nunca assumir que ela está uma boa merda, tal a qualidade do tratamento que faz. É que foi depois da entrada em funcionamento da nova ETAR que a maior zona de produção de ameijoa foi completamente desclassificada. Grande beneficio ou grande merda!
Claro que para o nosso presidente a desclassificação das zonas de produção para ameijoa, é uma excelente ideia, já que abre caminho para mais zonas para a produção de ostras e por isso não lhe faz grande diferença a péssima qualidade do efluente descarregado na Ria.
Nada melhor do que esconder os resultados analiticos dos olhares dos galos deste galinheiro chamado de Formosa porque mantendo-os na ignorância não podem apontar o dedo acusador como acontecia num passado recente. Assim, desde 2018 que as analises não são publicadas, mas já antes quando a Aguas do Algarve era presidida pelo actual secretário de estado do ambiente, Carlos Martins, as analises já não foram publicadas entre 2014 e 2018, só o fazendo à posteriori. Estes gajos tiveram excelentes mestres na arte de mentir, omitir e enganar as pessoas.
Pode ser que um dia aqueles que se sentem prejudicados por estas mentiras e omissões mudem de ideias e deixem de votar nesta canalha.

Sem comentários: