sexta-feira, 28 de março de 2008

AGRESSÃO A DUAS PROFESSORAS EM OLHÃO!

Antes das férias da Páscoa, duas professoras foram agredidas, pela mãe de um aluno, que embora somente com 6 anos, já chegou a agredir desde colegas a auxiliares de educação. As professoras agredidas fizeram queixa à PSP. Esperemos que esta queixa chegue às mãos do Procurador Geral da República e não às da ministra da educação e do seu secretário Valter Lemos, pois são ambos da opinião que a violência nas escolas portuguesas são um fenomeno residual, embora os dados que chegaram ao procurador sejam de 390 agressões no último ano lectivo, o que dá uma média de 2 por dia,visto que o ano escolar tem 180 dias. A escola em causa é a N4 do ensino básico, mais conhecida por escola do futebol, situada em OLHÃO. Perante isto, pergunto eu a quem souber responder, nao há em Olhão um Conselho Municipal de Educação, como está previsto na legislação, que trate das questões da educação? Que medidas já tomou este orgão em relação a todas as situações semelhantes que se registam neste concelho?

10 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente so se fala nalguns assuntos quando se passa qualquer coisa de "especial".
A minha pergunta e a seguinte e isto porque ontem vi o menino Portas tambem a atacar a ministra; Ha quantos anos e que isto se passa ? E os pais que fazem ? no fim toda a gente ligada a esta tematica ?

Anónimo disse...

Provavelmente o sr ol não publicará este comentário. Já tinhamos decidido ignorá-lo, mas novamente alertados por voz amiga, verificamos que o sr ol desvirtua as posições da CDU e isso parece-nos ou desconhecimento para não dizer ignorância, ou má-fé. Queremos pensar que seja apenas confusão... Mas antes de entrarmos neste comentário queriamos transmitir-lhe que decidiramos ignorá-lo, por nos parecer que se verificaram algumas alterações no blogue, que podem ter certo siginficado. Por um lado parece-me que o sr ol não consegue esconder o seu anticomunismo, Ele fala do Sr Mario Nogueira, fala da Fenprof, até conseguiu ver uma "paragem das manifestação dos professores à porta da sede dos comunistas", quando foi exactamente o contrários, alguns dirigentes comunistas, em sinal de respeito pela manifestação saíram à rua na altura em que ela passou junto ao Centro Vitória..., fala dos comunista sempre depreciativamente ou com aspas, etc. Um elemento do blogue que se assinava como rc e se assumiu como comunista, deixou de aparecer com os seus escritos... até o sr pescador levou certamente um "saguaite" dos antigos e também nunca mais foi visto... Agora, os comentários só são publicados depois da aprovaçao do DONO do blogue. Como disse? Olhão livre?!!!, ficamos esclarecidos quanto à liberdade do sr ol... Por isto temos duvidas que publique este comentário, mas se calhar, "picado", vai fazê-lo para mostrar que é democrata e pluralista. É pena é não dar a cara...
Quanto à Assembleia Municipal, a CDU entregou no inicio da Sessão dois documentos:
1 - Declaração em como participava sob protesto
2 - Cópia um pedido de impugnação que iria apresentar às autoridades competentes.
Tudo isto, com base no incumprimento das regras de convocaçao das Assembleias Municipais.
Portanto o pedido de impugnação não teve a ver com o Polis ou qualquer outro ponto da Ordem do dia, mas sim com as razões que atras referimos.
Quanto ao Polis, votámos a favor pois provámos na Assembleia com um comunicado a CDU de 1996, que há muitos anos que defendemos um plano integrado de recuperação e despoluiçãoda Ria, sobretudo em beneficio das pessoas que nela trabalham e até estranhámos que para recuperar as actividades económicas apenas estivesse considerado meio milhão de euros num total e 87,5 milhões.
Mas porque pensamos que o Polis para Olhão pode ser positivo, demos o tal beneficio a duvida. e fizémos declaração de voto. E fizémos um comunicado à população. E mandámos para a imprensa e fomos ao Sr Procurador da Républica junto do Tribunal Administartivo e Fiscal de Loulé, porque é o circulo que compreende o Concelho de Olhão. Se e quando nos vierem falar em demolições de casas, a pretexto do POOC ou do Pólis, cá estaremos para tomar as posições que entendermos como melhores para a populações e para o nosso Concelho. Nos outros pontos da Ordem do dia uns votámos a favor, outros contra, conforme nos pareceu o mais correcto, sempre na optica daquilo que entendemos ser o interesse as populações.
Agora, porque a maioria Socialista trabalhou mal, corremos de facto o risco de tudo isto voltar ao principio. Mas disso não têm os comunistas a culpa. Ou têm sr ol?
Consegui ajudar a esclarecer, sr ol? Disponha sempre, mas se puder, tente ser fiel aos factos, sem preconceitos...
Cumprimento-o a si e aos leitores
José M Castaneira - Eleito pelo PCP na AM de Olhão

ol disse...

Snr José Castanheira:
O P"C"P não dá lições de democracia a ninguém. Embora o ano de 1975 já vá longe ainda há muita gente que se lembra dos métodos "democráticos". Quem em 75 quis proporcionar um banho de sangue (felizmente não o conseguiu) foi o P"C"P. Daí para cá tem sido o desmoronar desse partido. Mesmo os mais jovens, aqueles que não assistiram e ou não participaram nas lutas de 75, tiveram oportunidade de ouvir e ver imagens na televisão de como os povos romeno, bulgaro, checo, polaco, etc, etc. se levantaram contra o domínio soviético. Podem as pessoas terem memória curta, como se costuma dizer, mas lembram-se. Podem não se lembrar que pessoas como o falecido João Amaral, Carlos Brito, Vital Moreira, Zita Seabra, Pina Moura e tantos outros, deixaram esse partido. E nós também sabemos como foram as eleições para a Mútua dos Pescadores em que o P"C"P tomou as rédeas dessa seguradora. Também sabemos que ao longo dos anos essa seguradora tem perdido um considerável número de clientes. E, claro, também sabemos que se você não cumprir as ordens do seu "patrão", que no fundo é o "partido", se não defender a sua política, certamente perderá o seu emprego. Quanto às outras questões, nem vale a pena perder tempo consigo, porque elas foram publicadas na imprensa, só que a pessoa que normalmente o avisa, não deve ter lido. Aliás, você é sempre avisado por uma voz amiga...

Anónimo disse...

o polis para olhao ,segundo palavras do presidente da camâra em sessão publica,na expomar só contempla verbas para afundar as barras.se alguém pensa que com o afundamento das barras ,resolve o probolema da poluição da ria, deve estar muito enganado ou ,gosta de ser enganado.

Anónimo disse...

acho que estes comentários não tem nada a ver com o post em questão.então voces não compreendem a importancia,de se resolver as questoes da educaçao,qual o motivo da oposiçao nada fazer contra o estado em que estao as escolas no conselho.eles sao todos roupa do mesmo pano.

Anónimo disse...

senhor castanheira,este artigo não tem nada a ver,com o que você vem aqui comentar.este artigo diz respeito a todos os pais,tenham ou não filhos na escola,se que discutir outros assuntos,especialmente os do seu partido,deve escolher artigos onde se fala dos partidos.eu no meu entender,esta coisa da educação é muito mais importanted de se discutir,pois eu sou pai de 4 filhos e estou preocupado,com o que se passa nas escolas de olhão. Almerindo Dias.

Anónimo disse...

o conselho municipal de educação? oque é isso? não será tudo farinha do mesmo saco? só lá estão por causa do partido e porque assim é que se mostram e bamboleiam!não fazem nada...

Anónimo disse...

o conselho municipal de educação existe,não sei é qual foi a ultima vez que reuniu,nem tão pouco onde param as actas das poucas reuniões que fez!quem são os responsáveis pelos graves probolemas que se passam nas escolas de olhão,ou será que mais uma vez a culpa morre solteira.

Anónimo disse...

será que o conselho directivo,da paula nogueira,ou seja deste agrupamento vertical de escolas,vai fazer a participação ao PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, ou vai ficar mais um caso de agressão esquecido na gaveta?não deixem agudizar mais o que já está tão péssimo,que é o nosso sistema de ensino.

Anónimo disse...

hoje houve conselho pedagógico do agrupamento vertical onde está inserida a escola N4 do ensino básico de Olhão,será que foi discutido o caso das agressoes ás dua professoras da escola atrás citada?ou será que vão passar um pano pelo assunto? para manterem o conselho limpo de agressões? veremos!