quinta-feira, 13 de março de 2008

AINDA O POLIS...

Como já era de esperar, o POLIS, foi aprovado pela Assembleia Municipal de Faro. Também já era de esperar a cambalhota que o PSD viria a dar. Depois de impor como condição para aprovação do POLIS, o PSD acabou por abster-se, facilitando as pretensões do P"S". No fundo, P"S" e PSD comungam das mesmas idéias, das mesmas atitudes. Só diferem na linguagem quando estão um no Poder e outro na oposição, acabando, sempre por concertar posições.
Também ficámos a saber que uma quarta parte das verbas é para as demolições e que 3,5 milhões de euros são para realojamentos. Mas a Câmara de Faro ainda vai ter que explicar aos pescadores, viveiristas e mariscadores como é que vai ser esse realojamento. Quanto vão pagar pelas habitações que irão ocupar no futuro? Se se seguir o exemplo de Olhão, vai ser bonito...
Os pré-fabricados do Largo da Feira foram abaixo e as pessoas foram realojadas. Depois do facto consumado é que os munícipes se aperceberam quanto íam pagar e temos nunícipes a pagar 400 euros. 400 euros? Isto é mesmo habitação social?

5 comentários:

Anónimo disse...

sera que o antigo governador civil cabrita neto é pescador?sera que a casa do actual director do turismo antonio pina nao e dele? sera que a casa do sogro do presidente da camara e primeira habitaçao?estes são os politicos que eu conheço com casas o 1 na culatra o 2 no farol e o 3 na ilha da fuzeta.sei que em tempos o cabrita neto andou a tirar a cedula maritima e que o sr pina disse quando era governador civil que a casa nao tinha sido ele a construir mas o pai,eu sei que e mentira pois tenho casa ao pe dele e quem construiu a casa foi ele e nao o pai.era bom que se denuciasse todas as figuras publicas que conhecemos para ver se as casas deles nao irao ficar de pe.

Anónimo disse...

Água Mole em Pedra Dura...O ditado mantém a força de outrora. O Polis não distinguirá personalidades? Assim como a Asae não se preocupa com os produtos artesanais? Temos de enfrentar e combater as forças que se instalaram no seio da comunidade, quem não é a favor será do contra? Assim não meus amigos, tudo o que for feito fora da moldura legal estará sujeito a procedimento criminal. Se for este o caso teremos que pedir justiça, mas a procissão ainda vai no adro, como diz o povo, e o mal é a JUSTIÇA ser cega, não vê as coisas como elas realmente o são. Já não temos necessidade de pedir aos santos que nos ajudem. Agora há outra instituição também divina...ou não!!!

Anónimo disse...

o show-off já começou em melides com as giroescavadouras(maquinas de demolição) a espera do ministro do ambiente para demolir 8 construções, para as tvs darem em directo o espectáculo.Quem ainda tem ilusões que se desengane é que "ELES ANDEM AÌ".Entretanto as ameijoas nos viveiros continuam a morrer devido a um virús que os cientistas chamam de PERKISONS ou lá o que é isso?O que é certo e que a mortandade começou quando fizeram as estações que eles chamam de tratamento de esgotos, mas que na realidade não tratam nada.Entretanto os nossos autarcas só tem a cabeça no turismo,grandes interesses estão aí a surgir,nós por cá iremos ver os novos ricos do imobiliário.

Anónimo disse...

querem saber com manter sa casinhas na ilha do farol?perguntem ao sr pina pois ele deve saber alguma escapatória para contornar a lei,caso contrário não tinha feito obras na casa da ilha recentemente.será que se vai divorciar como o seu amigo bonança,e alegar que e casa de primeira habitaçao?ou terá outro trunfo na manga?o que é certo é que ele tem conhecimento de algo o que será?

Anónimo disse...

sendo o objectivo do pooc (plano de ordenamento da orla costeira)a preservação do que ainda esta inalterado e a recuperação das asneiras que o ser humano se encarregou de fazer desde meados do seculo passado (lembre-se em apenas 50 anos)pondo em causa sistemas sensiveis, ambientalmente riquissimos, unicos a nivel mundial.PROPONHO: demolição de todas as casas da ilha do farol,armona e hangares pois o que esta em causa são factores ambientais e não politicos ou juridicos, ou seja ,uma casa ou ilegal ou manhosamente legal,possui exactamente o mesmo efeito ambiental negativo. projecto de ocupação turistica com forte componente educacional e cultural na area ambiental nas zonas demolidas, com a criação de parques de campismo ambientalmente inocuos que serviriam de geradores de receita para dinamizar actividades de lazer com o objectivo de dar a conhecer à comunidade o ecossistema envolvente assim como financiar a construção de passadiços aereos de acesso as praias para evitar o pisoteio das dunas,e ainda tambem financiar a manutenção do espaço. Criação de regime excepcional na ilha da culatra por manifestas razões historicas que me escuso a referir pormenorizadamente porque quem é olhanense sabe perfeitamente bem.Neste nucleo proponho projecto de recuperação do meio envolvente com contenção de novas contruções limitadas apenas a 1ªhabitação de residentes e descendentes com proibição de alienação onerosa por prazo de 40 anos. regime de pagamento reduzido(metade do preço) nos serviços dos parques de campismo para antigos proprietarios e agregado familiar como forma ponderosa de de alguma maneira reduzir os efeitos da demolição das casas, pelo prazo de quinze anos . penso que com esta proposta séria poderemos todos disfrutar das belezas da nossa ria formosa preservando-a recuperando-a para que as gerações vindouras também o possam fazer. pedro santos