sexta-feira, 21 de março de 2008

EXPOMAR 2008- Cátia Cardoso diz "A ÁGUA DA RIA ESTÁ PIOR!

Diz o último comentador deste artigo, presente na discussão do tema “Monitorização da qualidade da água, sedimentos e bivalves no sistema lagunar da Ria Formosa, área de Olhão”, que a investigadora Cátia Cardoso diz que a qualidade da água da Ria está pior, que tem níveis de cobre superiores ao normal, que o oxigénio no Verão tem níveis inferiores a 50 % dos valores normais e mais problemas foram lá levantados.

Depois de ler esse comentário, confirmamos que realmente o poder económico fala mais alto que os interesses da população da Ria. Ou seja primeiro o poder económico, depois os cerca de 10000 pessoas que vivem da Ria.

Se o Sr. Castanheira não esteve lá presente, perdeu uma boa ocasião de apresentar o auto de queixa pública e de denunciar que a lei da poluição não está a ser cumprida. O Sr. presidente simplesmente anunciou que há dinheiro do Polis para o desassoreamento das barras. Sobre os esgotos não tratados nem uma palavra, o que já vem sendo normal. A ânsia do turismo é tão grande que continua a esconder a cabeça na areia, apesar das situações reais. Para quem não sabe, da produção de amêijoas do país, 90% são da Ria Formosa e desses, 75% são dos viveiros de Olhão. Isto não será poder económico? Será que este não é um VALOR (em todos os sentidos) da nossa Ria? Ou será mais importante construir um campo de golfe, construir empreendimentos turísticos, esquecendo a defesa deste nosso bem natural e dos que trabalham e vivem na Ria aproveitando esses recursos?

3 comentários:

Anónimo disse...

Oh Sr Costa, não sei bem como entender o seu post.
Não sei se nos conhecemos, mas como o senhor insiste, em fazer referências que me parecem um pouco dúbias acerca das minhas opiniões (e peço-lhe desculpa se estiver ser injusto), permita-me informá-lo que provavelmente saberá que não sou eu o responsavel pela poluição na Ria, que não comecei agora que há internet a denunciar a degradação e as diversas responsabilidades sobretudo da autarquia de Olhão, nessa degradação, que há anos faço (sem pretensões de protagonismos) o que posso para defender a Ria, que na minha opinião é a "Mãe" de Olhão e que tem sido tão maltratada por alguns dos seus filhos e que continuarei a fazer aquilo que estiver ao meu alcance, para defender a Ria e sobretudo o que ela significa como meio de muita gente de Olhão ganhar o seu pão.
Caso entenda terei todo o gosto em mostrar-lhe alguma documentação que possuo acerca destes problemas, nomeadamente aqueles que apresentei no GT criado na Assembleia Municipal de Olhão, presidido por um elemento do PS, que nunca funcionou e do qual me vi forçado a demitir, para não pactuar com aquela total ausência de vontade de resolver o que quer que fosse.
O meu contacto é o 967 096 072 e caso entenda, estou inteiramente ao seu dispôr para desfazer qualquer mal entendido ou at+e aprofundar este assunto, complexo, onde vários interesses de facto se movimentam, mas infelizmente não são os mais nobres os interesses que vão prevalecendo.
Um abraço
José Castanheira

Anónimo disse...

Porque Tanta aversao ao Sr, Castanheira? Entao e os outros , "socialistas" , "Sociais- democratas" etc. Posso nao concordar com o Sr. Castanheira mas ha gente com muito maiores responsabilidades que ele , acho que teem que apontar setas para os principais responsaveis por aquilo que se passa e a apontar alternativas
Um abraço

costa disse...

Tendo sido aqui comentado que o Sr. Castanheira tinha um auto de denúncia na GNR sobre uma descarga realizada no esgoto da doca, achei que o tema em questão, aberto ao público, seria uma excelente oportunidade de denúncia pública, pois estavam lá investigadores, o presidente da C.M.O., o capitão de porto e muito público.
Com documento tão importante em mão, era uma boa oportunidade perante tal plateia, de desmascarar o presidente da edilidade e ao mesmo tempo questionar o comandante de porto de Olhão, se a lei da poluição é para ser cumprida ou não, ou se as autarquias estão dela isentas.
Eu pessoalmente também não consegui ir, mas eu não tenho em cima de mim o voto e a confiança que alguns eleitores depositaram neste Sr. e na coligação política que representa. Quanto à questão das “bocas” como o sr. Castanheira diz, ele lá saberá se uma questão que afecta diariamente cerca de 10000 pessoas que vivem da ria, são “bocas”.
Como um dos autores deste blog, espero apenas contribuir para que esta luta seja ganha e não esquecida, não com interesses pessoais mas sim na defesa de um bem comum a todos os olhanenses e aos que vivem da ria.
Pela minha parte se o ofendi pela exposição do seu nome neste blog, pode ter a certeza que tais ofensas não se irão repetir.