quarta-feira, 19 de março de 2008

EXPOMAR 2008, dia de inauguração, dia de poluição

Como uma imagem vale mais que mil palavras aqui vos deixo algumas captadas hoje, 19/3/2008 nos esgotos junto ao cais T, já referenciados no artigo Sobreviver2.

Não confirmei, mas viveiristas disseram-me que no esgoto junto à EXPOMAR, de manhã, com maré vazia, aconteceu semelhante descarga assassina que irá mais uma vez, dar origem a mais mortandade de marisco na Ria e afectar os respectivos viveiros e toda a fauna e flora.

Não proponho para debate na EXPOMAR o tema Poluição na Ria, pois isto é palavra proibida, é melhor continuar a enterrar a cabeça na areia como a avestruz. Na próxima 6ª feira das 17h às 19h o tema 1 em discussão é “Monitorização da qualidade da água, sedimentos e bivalves no sistema lagunar da Ria Formosa, área de Olhão”. É um tema interessante, provavelmente ir-se-á falar de poluição e do vírus PerKinsus Atlanticus, que dizem ser o maior responsável pela mortandade das amêijoas.

Penso que a poluição e esse vírus deviam ser pontos fortes a debater. Segundo as imagens, a poluição é real e esse vírus esteve em debate europeu num Congresso em Vigo, em Setembro de 2007.

Não sei se algum responsável do IPIMAR lá foi ou se foi algum dirigente da Associação de Viveiristas. Se calhar estas associações deviam estar mais interessadas defender os interesses da classe que representam, do que servir interesses pessoais. É que parece que a cumplicidade compensa, falar de poluição e mortandade dá má imagem à autarquia e à cidade, mas o que é certo é que às pessoas, principalmente aos viveiristas e aos pescadores, que só têm a Ria como base de sustento, não lhes interessa o showoff das EXPOMARes, se não lhes resolverem os seus problemas.

7 comentários:

António Paula Brito disse...

No último dia 29 de Fevereiro houve uma Assembleia Municipal onde o deputado da CDU José Castanheira denunciou o problema das descargas industriais no Porto de Pesca. Nesse momento ele informou que inclusive solicitou a comparência da GNR numa destas últimas descargas e tem um auto da própria GNR a confirmar o facto.
Tudo isto foi dito com o conhecimento de todo o executivo camarário e ninguém pestanejou.
Ou seja, o assunto foi denunciado à vista de todos, a GNR confirma, o Presidente da Câmara encolhe os ombros, a Direcção Regional do Ambiente encolhe os ombros, o Parque Natural da Ria Formosa encolhe os ombros e o pobre José Castanheira ainda fica com a fama de ser um chato desmancha prazeres, sobretudo perante reuniões bonitas como a Expomar...

Anónimo disse...

no dia que as noticias das televisões, jornais nacionais, e regionais noticiavam a apreensão de droga no ilhéus de s. lourneço(ilha do coco para os filhos de olhão)nesse mesmo dia aconteceu uma descarga assasina no esgoto que vocês fazem referência em que a água da ria ,que estava lusa (TRANSPARENTE) ficou como se tivessem a abrir cal ,ou seja ficou completamente branca,se isto não é poluião então eu vou ali e já venho.Mas acerca dessa apreensão posso-lhes dizer que os traficantes que foram detidos continuam todos em liberdade depois de um procurador,lhes ter dito para aguardarem o julgamento em liberdade.Na minha maneira de ver o crime compessa o de poluir e o de traficar. embora o de traficar não seja ainda pecado mortal pela parte do papa (camisa casatnha)já o acto de poluir é considerado pecado pelo mesmo papa por issso poluidores desta ria quando se forem confessar já sabem , confessem lá onde está a origem dos esgotos que continuam a poluir a ria.

costa disse...

Ao sr. António ,se conhece o sr. Castanheira pode-lhe dizer que hoje na expomar há um tema aberto ao publico,em que se vai falar na monitorização dos esgotos na zona lagunar na área de Olhão se ele tem provas ,que vá a esse debate publico e que faça a denuncia publicamente,pois se há lei é para ser cumprida já assim falou o chefe de estado maior da marinha quando esteve em OLHÃO, a falar da luta contra a poluição, e ninguém mesmo a C.M.Olhão deve estar acima da lei.Se o deputado da cdu é tão defensor da lei assuma-se,lute contra eles em publico tenha a coragem de perante o capitão do porto e dos representantes da camâra fazerem, o que já deviam ter feito há muito,não é com bandeiras pretas que resolvearm os probolemas, leve desta vez uma bandeira de luta ,a VERMELHA.

Anónimo disse...

Ora pois já se sabe... Estas imagens não filmou a Televião.

Anónimo disse...

esta tarde roubei algum tempo á minha familia e resolvi ir ver o debate que o vosso blog anuciou,pois estes eram temas que me diziam respeito tenho viveiro ,na ria,e o tema em debate tinha a ver com poluição.o que lhes posso comunicar é que, a investigadora Cátia Cardoso diz é que a água na ria na zona onde está a efectuar o estudo está pior,e os niveies de cobre aumentaram assustadoramente,assim como verificou, que os afluentes das etars eram mal tratadas,e estas subdimensionadas para a população que atingimos nos meses de verão,disse ainda que determinadas análises chegavam a ter niveies de oxigénio inferiores a 50 por cento,falou ainda que encontrava tambem vestigios de medicamentos,assim como de tintas anti-vegetativas,e que esses elementos podiam ,influir na desova das ameijoas.no fim e perante uma pergunta da moderadora dr.Teresa Cerveira se a qualidade da agua da ria estava melhor? Ela respondeu que a agua da ria estava pior!das perguntas feitas pelo sr. Josué sobre a qualidade da aguaela respondeuembora com um sorriso dizendo que os interrese económicos por vezes se sobrepunham aos interesses cientificos. não vi nesta assembleia o sr Castanheira concerteza com outros compromissos .Mas vi presidente da camara engolir em seco e a unica coisa que disse é que com o dinheiro do Polis,iriam afundar as barras. e este tema assim terminou.obrigado ao vosso blog pela denuncia que a internet lhe posibilita pois assim eu fiquei a saber que os dirigentes das associasões de viveiristas não estão interessados nestes probolemas,pois nem o sr. Manjua eo sr. Augusto da Paz lá estavam,assim como outros dirigentes conhecidos destas duas associações.Espero que não levem a mal pelo espaço que estou a ocupar mas penso que vocês mereciam ser informados.Já me esquecia ninguém falou dos esgotos não tratados que voês referem no vosso blog,e que eu sei que são verdadeiros.

Anónimo disse...

Regressei há pouco a Olhão e alertado por telefonema amigo, fui quase directamente ao vosso blogue e novamente volto ao convívio com os nossos concidadãos, através deste meio, em boa hora aparecido.
Sou o tal José Castanheira, eleito pelo PCP na Assembleia Municipal de Olhão
Infelizmente hoje não estive em Olhão e não pude participar no debate na Expomar sobre a monitorização das águas da Ria Formosa, que terá sido certamente muito participado.
Espero que o Sr Costa lá tenha estado e tenha “dado a cara” pela sua opinião.
Talvez venham a existir outras oportunidades…para mim, existirão de certeza. Eu procuro-as!
Provavelmente considerareis (e bem), que não será muito correcto falar acerca da minha pessoa.
Peço no entanto, que me perdoem por esta vez, apenas para afirmar que creio que não haverá muitas pessoas hoje em Olhão, que critiquem tão frontalmente, “cara a cara”, “olhos nos olhos”, o Eng Leal, ou qualquer outro responsável da gestão PS, como eu o faço.
Em praticamente todos os domínios da vida local, desde a poluição na Ria, passando pelas Pescas, pela Agricultura, pela Limpeza, pela Saúde, pelo Pequeno Comercio, pelo Desemprego, pelas Crianças em Risco, pelos nossos “Velhotes”, pelo futuro do nosso Concelho e das Freguesias, pelo Protal, pelos Pinheiros de Marim, etc, etc, etc.., tenho feito criticas, levantado questões e apresentado propostas na Assembleia Municipal.
Ainda na última Sessão da Assembleia, para além de ter afirmado que há cerca de 14 anos que o PCP reclama um programa integrado de recuperação e despoluição da Ria Formosa e de ter apontado os dias exactos em que se constataram descargas dentro da Doca e junto ao Cais “T”, estranhei o facto de num programa de mais de 87 milhões de euros para o “Polis da Ria Formosa”, apenas meio milhão de Euros se destinarem à recuperação das actividades económicas tradicionais (marisqueio, etc), dentro da Ria
E sem “falinhas mansas”, nem pseudónimos (com o devido respeito). Mas também sem
“bocas”, e sem responsabilidade!
É assim que entendo o mandato daqueles que votaram no PCP/CDU!
Com a minha voz, a minha cara e o meu nome!
De tal forma que já só me deixam falar 5 minutos.
Não querendo abusar da boa vontade e da paciência do Sr Costa e dos outros nossos leitores, apresento-lhe duas sugestões:
a) Se puder, leia o próximo número do jornal “Brisas do Sul”, passe a publicidade
b) Também se lhe for possível, participe na próxima reunião da Assembleia Municipal, aguarde até ao fim (que é quando o PS permite que o Povo intervenha) e apresente as suas questões.
Talvez ainda fique com uma ideia mais precisa do que significa a maioria absoluta do Partido Socialista!
Saúde para todos.

ol disse...

Snr Castanheira: Felizmente a Câmara não tem como impedir as nossas opiniões, as nossas criticas nem a nossa postura. A APOS tem apresentado trabalhos interessantes, alguns que o snr Francisco Leal tem aproveitado para apresentar como idéias suas. Mas o snr António Paula Brito já percebeu que com esta câmara não há possibilidades de nada. Sem que se consiga tirar a maioria absoluta a esta câmara, o debate será inquinado, será o mesmo que falar para a parede. Qualquer coisa que você apresente, só será votado favoravelmente se lhes (P"S) interessar, se não lhes interessar você sabe muito bem que não será aprovado. Isto, não é de agora. Tem sido a prática dos "socialistas" ao longo dos tempos e, mesmo dentro do P"S" isso acontece. Quem se opõe é silenciado pelas mais variadas formas.
Desde o início que o afirmamos, não somos candidatos a candidatos a coisa alguma. Pretendemos, única e exclusivamente lançar a discussão, levar a que as pessoas percebam o que há de errado e que no futuro não se deixem enganar pelas "obras" levadas a cabo, pelos baldes de tinta e mais algumas diatribes usadas durante as eleições.
Mas, já agora e uma vez que não somos candidatos a candidatos a coisa alguma, já que não promovemos a imagem de qualquer partido, aproveitávamos para sugerir ao snr Castanheira que tivesse o mesmo tipo de conduta. Todos nós sabemos que foi eleito pelo P"C"P e não pretendemos que este blogg se transforme num veículo de propaganda seja do seu partido ou de outro qualquer. Estamos cá para pôr à discussão os temas que nos ocorrerem, para criticar os diferentes intervenientes, independentemente da posição e do espaço que ocupam.