quarta-feira, 5 de março de 2008

POLIS DA RIA FORMOSA

Aí vem o Polis, projecto salvador das zonas ribeirinhas, argumentarão os "socialistas". Para Faro, querem uma marina de nível internacional e mais una quantas coisas. Para o presidente da câmara de Tavira, do PSD, as casas nas ilhas barreira devem ir a baixo, etc. Certo é que os quatro munícipios envolvidos no projecto vão alimentar a Parque Expo com 3,15 milhões de euros.
Ninguém tem dúvidas de que as zonas ribeirinhas ficarão com outra apresentação, para turista ver. Mas a que preço? O Ministério do Ambiente quer jogar abaixo 20 casas na Ilha da Culatra, todas as casas dos Hangares e metade das casas da Ilha do Farol.
O presidente da câmara de Faro considera ilegal a pretensão do ministro em relação à Praia de Faro e que está disposto a avançar para os tribunais, mas os pesacdores da Praia sabem que são sempre as casas deles que serão as primeiras e que as dos ricos e com influências ficarão de pé. O presidente da câmara de Tavira é favorável à demolição. E Olhão?
A maioria das casas da Ilha do Farol são de pessoas de Olhão, as casas dos Hangares o mesmo e as 20 que pretendem jogar abaixo na Culatra a mesma coisa. São património de munícipes de Olhão em Ilhas que estão sob a alçada da freguesia da Sé, de Faro. Mas, mesmo estando em território de outro concelho, deve a câmara de Olhão, ou não, tomar uma atitude firme em relação a esta questão?
Não somos favoráveis à construção em cima das ilhas mas ainda somos menos favoráveis à sua demolição. Não os tivessem deixado construir!
O ridículo da questão é que na Ilha do Farol metade não são agressivas para as dunas e a outra metade, sim, no entender do ministro. Não sejamos anjinhos: são as casas das pessoas com menos posses ou com menos influências políticas que irão abaixo. Mas sendo mais realistas, tanto na Praia de Faro como na Ilha da Armona vêem-se maiores atentados ao ambiente do que nas outras ilhas.
Não acreditamos que o P"S" tenha a coragem de levar, ainda durante esta legislatura, à pratica tal desfaçatez. O estado de graça de José Sócrates já acabou. As sondagens já não lhe dão a maioria absoluta. No entanto há um perigo muito real: em 2009 dar um rebuçado ao Zé Povinho, um aumento maior aos pensionistas para assim conseguir aguentar-se no Poder. E, aí, sim, estarão criadas as condições para na próxima legislatura deitarem abaixo as casas.
Os donos das casas estão numa encruzilhada. Votar no P"S" para se sujeitarem a ver as suas casinhas irem abaixo? Votarem no PSD para verem o mesmo? Que alternativas? De momento, nenhumas, no nosso modesto entender.

2 comentários:

costa disse...

Amigo pescador,venho dar algumas adendas ao teu post:Realiza-se hoje em Faro uma assembleia municipal ás 21 horas onde este assunto irá ser aprovado.Aprovado ?dirão os leitores, e eu expelico porque faço esta afirmaçao a AMFaro e constituida por 13 mandatos do PS e 12 da oposiçao ,logo se esta a ver o resultado ,a maneira como essa assemleia foi convocada é ilegal pois não foi com 8 dias de antecedência,mas tal como em olhão,isso ja é habito desses novos ditadores da nossa democracia.Concordando eu ou não, com a construçao de casa em cima das ilhas barreira,uma pergunta eu faço,se as casas ditas clandestinas fazem mal ás ilhas ,as ditas legais não fazem?Mas o que eu penso que os cidadões que tem casas nas ilhas devem fazer e irem hoje a essa assembleia e ver o que lá se vai passar e tirarem às ilações que devem tirar.Hã e sempre podem ver se esta lá o vosso conterâneo DR ANTONIO PINA director do turismo do Algarve e com casa tambem dita clandestina na ilha do Farol,ou será que tem medo de dar a cara?Já agora tambem aconselho a pedirem apoio ao presidente da C.M.Olhão é que o sogro dele da Fuzeta também tem uma casa dita clandestina na ilha da Fuzeta.Ficarão assim a saber as posiçoes dessas duas altas individualidades,sobre as medidas a tomar.E talvez assim percam algumas ilusões.Sobre o dito programa quando o conhecer em promenor terei com certeza algumas interrogaçoes sobre ele pois eu vivo na Ria e penso que os moradores deste parque natural mais uma vez foram esquecidos,mas isto talvez seja por nao existir,nenhuma organizaçao que defenda o interrese das pessoas que vivem neste parque natural, e com temos vindo a verificar nao são as camâras que defedem o interrese e direitos dos habitantes do parque.

Homem-Bomba disse...

Este país está cheio de ilegalidades, somos governados por uma cambada de Chicos Espertos