quinta-feira, 10 de abril de 2008

VIOLÊNCIA NA ESCOLA EM OLHÃO

Pela importância que assume o assunto e por ter acontecido em Olhão, resolvemos dar-lhe um outro destaque, que não o mero comentário. Por isso, decidimos publicar na integra os dois comentários e, assim, sob a forma de "post" será visto por mais gente.

POis é!!Para que conste: o mesmo aluno (de 6 anos) cuja mãe agrediu as duas professoras na Escola do Futebol, mandou na 3ª feira para o hospital uma aluna de 7 anos, e a seguir, enquanto esta era imobilizada pelo INEM ou Bombeiros (não sei bem), agrediu duas colegas violentamente na casa-de-banho.
10 de Abril de 2008 18:34

mais um caso em Olhão.este na escola Alberto Iria(ao pé da cadeia).Na hora do almoço dentro do refeitório um aluno do 8º ano foi agredido ,á tacada por um colega que lhe acertou com duas azeitonas numa vista.Esse mesmo aluno teve de ser operado com urgência em Lisboa.agoro digo eu se em vez de 2 azeitonas fossem duas pedras em que estado estaria este jovem.É preciso que o conselho municipal de educação,tome medidas e não esteja há espera que algo de mais grave aconteça.Já agora quando foi a ultima reunião deste Orgão municipal para a educação?onde está o livro de actas das ultimas reuniões? Será que ainda existe por lei é obrigado a existir! quem responde? Ou serão boatos todos os casos ,já aqui relatados por este blog.Por mim que sou pai, e estou preocupado em educar os meus filhos,Também ao mesmo tempo temo pela segurança deles ,pois não andam em nehum colégio privado,com o estado a pagar. Menino dos Olhos Grandes .
10 de Abril de 2008 18:49

8 comentários:

Anónimo disse...

e os conselhos directivos,dessas escloas o que é que já fizeram?Sr Barrinhos comunicou o caso?ou não interressa falar no assunto.conselho directivo do agrupamento vertical do qual faz parte a escola do futebo,já tinha comunicado a agressão ás duas Professoras pela mãe deste aluno que agora mandou a colega para o hospital?Se isto não acontecer podem ter a certeza que todas essas agressões irão chegar ao Procurador Geral da Republica. Atento

anti-t disse...

mó ê ache que devia haver uma escola prós pais! tipe a ensinar come s'educa um filhe! a família deve incutir respête nos moces quénes!

Anónimo disse...

Em relação ao caso do miudo da primária, parece-me que a mãe é a grande responsável pela situação. O "menino" deve-se ter sentido ainda com mais força pelo facto de a mãe ter batido em duas professoras. Agora, foi ele quem bateu numa colega e que motivou a assistência do INEM ou dos bombeiros e, ainda, em mais duas. Será que os pais dos restantes jovens, não devem questionar-se acerca da permanência do mesmo na dita escola? Será que o ministério pode obrigar os restantes jovens a terem que suportar as agressões de um só elemento? Será necessário os pais tomarem uma atitude de força para que o conselho escolar crie condições para que os restantes alunos possam faxzer a sua aprendizagem sem serem submetidos a este tipo de incidentes?

Anónimo disse...

o que anti-t diz é uma verdade,nós os pais, não nos devemos alhear dos probolemas dos nossos filhos ,e temos a obrigação de os educar.e quando falo em educação não falo em dar aos filhos tudo aquilo que eles nos pedem ,só porque o colega têm, o filho chega a casa e pensa que é só pedir,e na maior parte dos casos os pais com posses dão de mão beijada o que o filho lhes pede,só para não serem mais chateados.há o outro tipo de pais que se sacrificam ás vezes tirando de onde faz falta para satisfazer o filho,e á aqueles que não podem mesmo,porque tomarem eles terem dinheiro para sustentar a família e conseguir aguentar o filho na escola ,há ainda os pais que conseguem ter uma relação aberta, com os filhos e lhe explicam,que o dinheiro custa a ganhar e que não se pode ir atrás do consumismo a que essa sociadade de consumo consegui implementar ,muito por culpa dos nossos governantes ,pois quem os houve falar até parece que o paìs nada em dinheiro.mas o que se passa nas escolas em relação a segurança, é para mim falta de regras ,pois não se pode repreender um aluno logo vêm os pais pedir explicações.dentro das escolas devem mandar os professores e os auxiliares de acção eduducativa,e devem fazer com que as regras se cumpram ,e uma das regras devia ser a proibição do uso do telémovel nas salas de aulas,e quem não as cumprisse devia ser penalizado,e os pais chamados á responsabilidade.tambem penso que os pais deviam ser responsáveis pelas agressões do seus filhos caso fossem menores.Claro que as escolas também devia ter boas condições para os alunos desemvolvessem uma sã camaradagem, em vez de uma disputa feroz, para ver quem veste e calça melhor que tem o télemovel de ultimo grito da moda,etc,etc,.em vvez de se elevar esse tipo de presunções deviam-se criar condoções para uma salutar prática desportiva,cultural,musical,entre otras e premiar quem se destacá-se nestes aspectos.bom dirão que estou com visões ,que isto custa dinheiro ,e eu digo e quanto não se poupava no futuro ,em tratamento de toxidependência,em julgamentos,em prisões etc,etc, a verdadeira prevenção é a prática sadia das atividades atrás referidas,e eu tenho com exemplo os meus filhos que sempre praticaram um saudável actividade desportiva e sempre tiveram e continuam a ter excelentes nota escolares.por hoje não digo mais,só pergunto mais uma vez, quando irá mudar este estado de coisas no ensino? Floripes.

Anónimo disse...

Também ontem, na escola da cavalinha um pai saltou a vedação em defesa do filho por este estar no recreio nma discussão com um colega. Este Sr. certamente desconhecia que a escola tem porta de entrada. Quando foi questionado pela auxiliar ameaçou-a e foi brutalmente mal educado tudo isto presença dos alunos. Foi chamada a policia que tomou conta da ocorrência. Lamento, que as escolas básicas deste concelho continuem sem segurança serviço que já foi pedido muitas vezes. Porque não recorrer a pessoas que estejam a auferir o subsídio de desemprego? Será tão dificil assim?. Ando preocupada com a segurança das crianças do concelho de Olhão. Sr. Predidente da C.M. de Olhão e Presidentes de Juntas de Freguesias ponham mãos á obra, isto sim, que seria uma grande OBRA para Olhão. Ria Preocupada.

Anónimo disse...

Quanto ao caso da escola do Futebol, daquilo que eu sei: as professoras apresentaram queixa da agressão da mãe na polícia e o caso já está a correr. Quanto ao filho, o aluno, todos os dias bate na professora que geralmente apanha para defender os outros alunos.
Também daquilo que sei, o agrupamento em questão deu seguimento ao caso e depois de contactadas todas as instituições e organismos (entre eles a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) foi resolvido que uma das medidas a tomar seria ele começar a frequentar um ATL para se manter mais tempo afastado da família. Começou na sexta-feira e foi expulso dois dias depois.
Também os pais dos outros alunos se mexeram incluindo um abaixo-assinado, no entanto continua tudo igual. Trata-se de uma criança de 6anos, que dificilmente será retirada da família, que está dentro da escolaridade obrigatória e que alguém tem que aturar. Parece mentira que com tantos Gabinetes e Comissões não estejam previstas soluções para casos como este, que começam a crescer um pouco por todo o lado. São vítimas, principalmente, a professora, os colegas e todos aqueles que com este miúdo têm que trabalhar todos os dias.

Anónimo disse...

com tantos casoa de agressões denunciadas aqui ,em que é ficamos são verdadeiros ou ficção?

Anónimo disse...

isto é só o que passa na malha da rede e quantas mais não haverão?se todos os professores perdessem o medo e relatassem o que na realidade se passa.mas o medo é mais que muito,com medo de não subirem de escalão calam-se.