terça-feira, 20 de maio de 2008

Que significado para o Dia Europeu dos Mares?

Celebra-se hoje pela primeira vez o Dia Europeu dos Mares pela U.E.
Vivendo numa cidade ligada ao mar devemos deixar no ar algumas questões.
Deverá ser só mais uma data simbólica ou devemos tentar que as pessoas comecem a ter consciência da importância que têm a Ria e o mar para os seus habitantes?

E o que podemos fazer para a defesa da nossa ria e do nosso mar?
1º devemos exigir que se acabe de vez com os esgotos que diariamente são despejados para a ria sem terem primeiro um tratamento primário.
2º devemos exigir análises feitas à boca desses esgotos para se verificar se tem tratamento ou não.
3º devemos exigir que na descarga das ETARS para a ria se façam análises para ver se essas ETARS estão funcionando dentro dos parâmetros exigidos por lei comunitária.
4º se nada disto acontecer os cidadãos devem-se organizar e apresentar queixa à União Europeia por incumprimento das leis comunitárias.

Na pesca devemos exigir que se façam paragens biológicas para as espécies mais sensíveis como a sardinha, os bivalves, os crustáceos e os polvos. Essas paragens devem ser de modo a que os armadores e pescadores tenham as merecidas compensação monetária pelo tempo que estão parados.
Deve-se também estudar as quotas a atribuir a cada embarcação para evitar a pesca das espécies até as por em risco de extinção.
Os pescadores e comerciantes de peixe devem exigir que os acessos à doca sejam condignos de uma cidade de pescadores e não se pareçam com os de países ditos do 3º mundo (o actual porto de pesca de Olhão parece que sofreu um bombardeamento, tal o estado lastimável em que se encontram as estradas).

1 comentário:

Anónimo disse...

Olhão sempre se caracterizou por maus cheiros e envio de esgotos directamente para a Ria. Este facto não tem preocupado bem os poderes locais que até convivido bem com essa situação.